UM MÉDICO SEM DIPLOMA A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Advertisements

A Revolução Industrial
Seminário Jovens Leitores ANJ – 27/03/2006 COMO GANHAR E CATIVAR JOVENS LEITORES EDUARDO TESSLER INNOVATION/BRASIL INNOVATION.
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
A República faz 100 anos.
E ainda nos achamos superiores
Música : Holding Your Hand
Trabalho de Portugues.
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
SEJA UM IDIOTA Arnaldo Jabor.
COMUNICADO DA DIRETORIA PARA FUNCIONÁRIOS
Olha só que legal!!.
PUC-PR MEDICINA.
Uma noite À luz Da vela.
ZÉ ALEGRIA.
UM HOMEM INSUPERÁVEL!!! .
Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Há muito mais coisas acontecendo no mundo do que a nossa vã filosofia... aliás, nem a ciência pode alcançar! CLIQUE!!! O MAIS JOVEM CIRURGIÃO DO MUNDO.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ideologia Aula de DHQ.
Amor sem Limite!.
Dr. HAMILTON NAKI O CIRURGIÃO CLANDESTINO Clique para passar.
IMPRESSIONANTE.
O Sábado Sábado o Selo de Deus 3 Peter P. Goldschmidt
TRANSPLANTE DE CORAÇÃO
... A ATITUDE É TUDO ....
Por que estamos sempre insatisfeitos ?
Uma história do oriente
Que gosto tem sua vida. João 2:1-10
População em movimento
ANIMAIS DÁLMATAS Escola E . B .2 ,3 de Castro Marim
Tudo Mudou avanço manual
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
Conotação de Denotação
Aborto uns fazem tudo para salvar uma vida, outros porém matam sem dó sem piedade. Veja este médico que ai está operando um feto no útero da mãe.São.
HISTÓRIA CONTEMPORANEIDADE.
Dr. HAMILTON NAKI O CIRURGIÃO CLANDESTINO Clique para passar.
CLICK Quando Maria era pequena uma das coisas que mais queria era uma amiga. Não tinha irmã, então, imaginava que uma amiga seria como uma irmã para.
Mensagem lida na formatura do Curso de Medicina da PUC-PR /2010.
A felicidade Compartilhada
O Milagre da Vida!.
NADA ACONTECE POR ACASO!
Aula da saudade V TURMA ESCS 2010
Era uma vez ………….
João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus ou de.
VALE DOS SENTIMENTOS clicar para passagem de slides / ligar o som
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Dr. HAMILTON NAKI O CIRURGIÃO CLANDESTINO Clique para passar.
A Vivissecção e a Lei Rildo Silveira Created by Cruzília – MG – Brasil Don Marquis “O maior obstáculo para o progresso da raça.
Maria Rita.
Campus Universus Autoria Desconhecida.
O menino que tirou a sede de meio milhão de africanos
Lembra da foto que circulou pela Internet, de um feto que, numa cirurgia, pegou na mão do médico? Bom, agora você pode ver o caso por inteiro, (o bebê.
Aparência Montagem : Ulysses Freitas Texto de Silvana Duboc
Seminário de biologia.
CONSPIRAÇÃO ESPIRITUAL.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
O Reflexo da Loucura Muito doente e longe de casa, não aguentava mais andar, meus pés doíam e minhas pálpebras es tavam quase se fechando... em um piscar.
As pessoas que sofriam ataques de asma alguns anos atrás, se apavoravam com a doença, porque a asfixia é pior que qualquer tipo de dor e para aliviar.
 Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Foi o presidente.
Franciele dos Santos Souza Isabela de Oliveira Carvalho Tamiggi Di Karla Melo.
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
O CIRURGIÃO CLANDESTINO
O CIRURGIÃO CLANDESTINO
O CIRURGIÃO CLANDESTINO
O CIRURGIÃO CLANDESTINO
Transcrição da apresentação:

UM MÉDICO SEM DIPLOMA A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DE

Hamilton Naki, um sul-africano negro, de 78 anos, morreu no final de maio. A notícia não rendeu manchetes, mas a história dele é uma das mais extraordinárias do século 20. "The Economist" contou-a em seu obituário desta semana.

Naki era um grande cirurgião. Foi ele quem retirou do corpo da doadora o coração transplantado para o peito de Louis Washkanky, em dezembro de 1967, na cidade do Cabo, na África do Sul, na primeira operação de transplante cardíaco humano bem- sucedida.

É um trabalho delicadíssimo. O coração doado tem de ser retirado e preservado com o máximo cuidado. Naki era talvez o segundo homem mais importante na equipe que fez o primeiro transplante cardíaco da história. Mas não podia aparecer porque era negro no país do apartheid.

O cirurgião-chefe do grupo, o branco Christian Barnard, tornou-se uma celebridade instantânea. Mas Hamilton Naki não podia nem sair nas fotografias da equipe.

Quando apareceu numa, por descuido, o hospital informou que era um faxineiro. Naki usava jaleco e máscara, mas jamais estudara medicina ou cirurgia.

Tinha largado a escola aos 14 anos. Era jardineiro na Escola de Medicina da Cidade do Cabo. Mas aprendia depressa e era curioso. Tornou-se o faz- tudo na clínica cirúrgica da escola, onde os médicos brancos treinavam as técnicas de transplante em cães e porcos.

Começou limpando os chiqueiros. Aprendeu cirurgia assistindo experiências com animais. Tornou-se um cirurgião excepcional, a tal ponto que Barnard requisitou-o para sua equipe.

Era uma quebra das leis sul-africanas. Naki, negro, não podia operar pacientes nem tocar no sangue de brancos. Mas o hospital abriu uma exceção para ele.

Virou um cirurgião, mas clandestino. Era o melhor, dava aulas aos estudantes brancos, mas ganhava salário de técnico de laboratório, o máximo que o hospital podia pagar a um negro. Vivia num barraco sem luz elétrica nem água corrente, num gueto da periferia.

Depois que o apartheid acabou, ganhou uma condecoração e um diploma de médico honorário.

Ele nunca reclamou das injustiças que sofreu durante toda a vida.

Este assunto foi matéria de quase todos os grandes jornais norte-americanos. Não se tem notícia de sua divulgação na imprensa brasileira. A versão em português foi extraída da página de hoje da Aliança Cooperativista Nacional - Unimed. A foto de rosto foi obtida na página da Internet do “The Washington Post”, dos Estados Unidos, e a outra na do “The Age”, da Austrália. Trilha: “Hero”, por “The New Simphonic Orchestra”. Formatação de Fonseca, em

FIM