Segurança da Informação e privacidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Advertisements

Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
Segurança de dados william.
Emitindo seu Certificado Digital
Emitindo seu Certificado Digital
Guia para configuração e envio da Nfe por
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB
DIOPS X-PRESS FLUXO DE CAIXA MENSAL
Segurança em Dispositivos Móveis
Segurança e Auditoria de Sistemas
Nota fiscal eletrônica de serviço
PROJETO.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
Trabalho – 03/09/ FIM.
Certificação Digital ICP-Brasil
Acesse o Prontuário dos seus Pacientes de qualquer lugar
DESCRIÇÃO/OBJETIVOS O Controle de Acesso Nacional foi desenvolvido para suprir a necessidade de maior segurança e controle da informação administrada pelos.
Tutorial do Mais Comunicador
Obrigações Acessórias Eletrônicas
ALEXANDRA ALINE VERA.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas Curso SEER Ministrantes Miguel Angel Márdero Arellano  Ramon M. S. da Fonseca Elaborado por Ursula Blattmann.
Coordenadoria de Informática do Centro – CINF/CCT Normativa 02/2008 Licitações da Área Softwares Legalizados(entrega de softwaresja licitados) Solicitações.
Segurança e auditoria de sistemas
Inicie uma nova era no seu Laboratório:
PADRÃO DE TROCA DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE SUPLEMENTAR TISS – 3.0.
Política de Segurança da Informação
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
Normas para Segurança da Informação
Dr. Walter Galhardo Tarcha
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Sistemas Operacionais
Guia para configuração e envio da Nfe por
PADRÃO TISS PROVIMENTO DE SAÚDE Versão Outubro 2013.
TROCA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR
01/13 APRESENTAÇÃO.
HILUM – Versão 4.0 Adequado à TISS
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
PADRÃO TISS 3.0.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
INICIO TISS.
Software de Cartão Inteligente SafeSign Manual de Instalação Informação Pública: este documento foi classificado pela área de Certificação Digital.
1 Escolha PNLD 2011 Passo a Passo 1)ACESSANDO O SIMAD2a7 2)CADASTRO DO RESPONSÁVEL8a11 3)REGISTRO DA ESCOLHA12a18 4)RECUPERAÇÃO DO CÓDIGO DE SEGURANÇA19a24.
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Segurança da informação
Informação É recomendável que seja sempre protegida adequadamente, seja qual for a forma apresentada: Impressa; Escrita em papel; Armazenada eletronicamente;
Manual do usuário Versão: 1.0
Tema 2: Técnicas de desenvolvimento seguro
Sistema de Faturamento Eletrônico
Correio Eletrônico ( ) (FDE, Secretaria da Educação e Diretorias de Ensino) O que muda para o usuário final?
Duvidas. Andamento de programação  Finalizado adm de áreas e conteúdos  Finalizado cadastro de operadores e administradores  Finalizado cadastro de.
Técnicas Unimed Élida Soares Supervisora do Setor de Desenvolvimento de Prestadores.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
Tecnologia nos Benefícios CREA-SP. Vale Refeição Sempre em dia com a tecnologia para oferecer as melhores soluções nos benefícios, o CREA-SP em parceria.
❶ ACESSO AO SISTEMA ❶ ❷ EXECUÇÃO DE CONSULTA ❷ ❸ SOLICITAÇÃO/EXECUÇÃO DE SADT ❸ ❹ CADASTRO DE BIOMETRIA ❹ ❺ RELATÓRIO DE UTILIZAÇÃO / FICHA MÉDICA ❺ ❻.
SISAB e e-SUS AB.
Unimed Belém TISS Unimed Belém – 7 Novembro 2007.
7º Seminário FEMIPA – “Novos Rumos para a Saúde!! Financiamento, Custeio e Gestão 13 de novembro de º Seminário FEMIPA l - Curitiba (PR) - 13/11/
1 TUSS Terminologia Unificada em Saúde Suplementar.
INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA FERRAMENTA CONNECTOR.
Autorizador Eletrônico SGU-CARD
Transcrição da apresentação:

Segurança da Informação e privacidade

AGENDA Introdução Padrão TISS – Versão 3.01.00 Reflexão Por que se preocupar com a segurança da informação? Segurança nunca é demais..... Novas Regras Troca de Senha Possíveis Inconsistências Senha Inválida Senha Bloqueada Senha Correta com Acesso Bloqueado Dúvidas

Introdução Segurança é a percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas. Com base nas melhores práticas e requisitos da TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar - ANS), o setor de T.I da Unimed Juiz De Fora reestruturou e aprimorou a segurança externa da informação no sistema AUTORIZADOR ELETRÔNICO. Atualmente o sistema Autorizador Eletrônico já possui segurança com a utilização dos leitores biométricos, cartão magnético e criptografia (Certificado Digital) nas transações das informações, porém sempre necessitamos analisar novos processos de segurança e adequá-los ao sistema.

Padrão TISS – Versão 3.01.00 O padrão TISS está organizado em cinco componentes: 1) Organizacional O componente organizacional do Padrão TISS estabelece o conjunto de regras operacionais. 2) Conteúdo e estrutura O componente de conteúdo e estrutura do Padrão TISS estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência, para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde. 3) Representação de Conceitos em Saúde O componente de representação de conceitos em saúde do Padrão TISS estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar - TUSS. 4) Segurança e Privacidade O componente de segurança e privacidade do Padrão TISS estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação. 5) Comunicação O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML - Extensible Markup Language.

Padrão TISS – Versão 3.01.00 Os quesitos de SEGURANÇA da TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar) baseiam-se nas normas de segurança da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) que é uma Organização não governamental que tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos de tecnologia da informação aplicada à saúde.

Padrão TISS – Versão 3.01.00

Reflexão......

Reflexão Sequência '123456' lidera lista das 25 piores senhas de 2013 Fonte: http://splashdata.com/press/worstpasswords2013.htm

Por que se preocupar com a segurança da informação? Os computadores são fontes de inúmeras tarefas, tais como: Armazenamento de dados; Comunicação; Transações financeiras para uso pessoal ou das organizações; Pesquisas via internet, entre outros. Alguns sinistros podem acontecer por falta de uma segurança adequada, tais como: Furto de senhas particulares e corporativas; Dados pessoais ou organizacionais que podem ser alterados, copiados ou usados para outros fins; Uso da internet ou sistema operacional por pessoas não autorizadas, que pode até comprometer o funcionamento do computador, da rede e até afetar o próprio usuário; Disseminação de vírus, entre outros.

Segurança nunca é demais.....

Novas Regras A senha é a forma mais convencional de identificação e acesso do usuário. Se um terceiro obtiver acesso a sua senha, ele poderá utilizá-la ilegalmente se passando por você. Para a criação da senha, os usuários deverão seguir as regras e politicas adotas pela ANS: Mínimo de caracteres: 08 A senha precisa conter as seguintes categorias: Carácter maiúsculo e minúsculo (A,a,B,b,C,c,D,d...); Dígitos 0-9; Carácter especiais #-!-*-@-:-.....; (Opcional)

Novas Regras Bloqueio de Senha Se o prestador/secretária digitar 5x sua senha incorreta, o login será bloqueado e para desbloqueio será necessário entrar em contato com a Unimed Juiz de Fora através dos telefones: 3249-5555 / 5522 / 5554 / 5572 - Relac. com o Cooperado 3249-5504 / 5517 - Desenv. de Prestadores

Novas Regras Troca de Senha A cada 180 dias será solicitado a troca da senha; Não será permitido repetir a última senha utilizada. Time-Out Se o sistema ficar inativo por mais de 30 minutos será necessário efetuar um novo login. Para isto, basta fechar e abrir novamente o Autorizador Eletrônico.

Novas Regras A partir do dia 02/06/2014 (Segunda-Feira), entrará em vigor o novo método de acesso ao Autorizador Eletrônico baseado nas informações descritas nesta apresentação. Após conectar no sistema pela primeira vez neste dia, será necessário efetuar a troca da senha imediatamente já nos padrões estabelecidos pela TISS 3.01, pois sua senha antiga estará desativada.

Troca de Senha Troca de Senha Para alterar a senha, clicar na opção “Troca Senha TISS” e inserir os dados. Para alteração da senha somente da Clínica, não pode marcar o check-box “Altera senha somente prestador” À partir do dia 09/06/2014 será necessário informar a senha atual para alteração da mesma. O Prestador também precisa alterar a senha dos Títulos, neste caso marcar o check-box

Troca de Senha Troca de Senha Para alterar a senha, clicar na opção “Troca Senha TISS” e inserir os dados.

Possíveis Inconsistências 1. Senha Inválida Se sua senha aparecer inválida conforme mensagem acima, será necessário entrar no Menu - Serviços – Troca de Senha TISS e realizar a alteração.

Possíveis Inconsistências 2. Senha Bloqueada Se sua senha for bloqueada conforme mensagem acima, será necessário entrar em contato com o Atendimento da Unimed Juiz de Fora através dos telefones abaixo solicitando o desbloqueio e depois deverá ser efetuada a troca da senha: 3249-5555 / 5522 / 5554 / 5572 - Gerco 3249-5504 / 5517 - Deprest

Possíveis Inconsistências 3. Senha Correta com Acesso Bloqueado Após o bloqueio, mesmo com a senha CORRETA o acesso ao sistema não será liberado. Será necessário entrar em contato o Atendimento da Unimed Juiz de Fora através dos telefones abaixo solicitando o desbloqueio: 3249-5555 / 5522 / 5554 / 5572 - Gerco 3249-5504 / 5517 - Deprest

Possíveis Inconsistências 2. Senha Bloqueada Não será permitida a troca da senha caso a mesma já esteja bloqueada, conforme mensagem acima. Será necessário entrar em contato o Atendimento da Unimed Juiz de Fora através dos telefones abaixo solicitando o desbloqueio: 3249-5555 / 5522 / 5554 / 5572 - Gerco 3249-5504 / 5517 - Deprest

Dúvidas

Obrigado! Setor de Tecnologia da Informação