FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Serviço Social da Indústria - SESI
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Formosa: Exercício de entender suas relações.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Plano de Negócio Elber Sales.
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
Termo de Referência nº. 01/2011
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Fabiano André Vergani
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
PLENÁRIA FINAL.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Talentos para Inovação
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura Política de desenvolvimento territorial da pesca e aquicultura Missão Superação das desigualdades regionais e sociais,
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Laboratório de Ensino a Distância
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL ENERGIAS RENOVABLES Y DESARROLLO LOCAL FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL Junho de 2012 Setembro de 2012

O Parque Tecnológico Itaipu 2003 2012

Parque Tecnológico Itaipu Missão: “Compreender e transformar a realidade da Região Trinacional do Iguassu, articulando e fomentando ações voltadas ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, com respeito ao ser humano e foco em soluções voltadas à água, energia e turismo.” Visão: “Ser referência de parque científico e tecnológico que alia a inovação e a sinergia de seus atores na geração de conhecimento, tecnologia e desenvolvimento.”

Infraestrutura Área total: 116 hectares | Área construída: 38.914 m²

Conceitos sobre desenvolvimento regional/territorial Ativação e canalização de forças sociais; melhoria da capacidade associativa; exercício da iniciativa e da criatividade. processo social e cultural com desdobramentos econômicos. ocorre quando se canaliza, de forma convergente, forças que estavam latentes ou dispersas. Política de desenvolvimento: expressão das preocupações e das aspirações dos grupos sociais que tomam consciência de seus problemas e se empenham em resolvê-los. (Adaptado de FURTADO, 1982)

Conceitos sobre desenvolvimento regional/territorial Capacidade de escolher seu próprio destino

Conceitos sobre desenvolvimento regional/territorial Apropriação do excedente gerado e diversificação econômica

Conceitos sobre desenvolvimento regional/territorial Inclusão Social e melhor distribuição de renda

Conceitos sobre desenvolvimento regional/territorial Conscientização e mobilização de proteção ambiental

Conceitos sobre desenvolvimento regional/territorial Pertencimento à Região.

Panorama das energias renováveis

Panorama das energias renováveis Grande tendência mundial: gestão de energia. Gestão da energia - tem que ter controle para disponibilizá-la adequadamente - smart grid – controle remoto e monitoramento, supervisão de produção e armazenamento de energia - integrado e de várias unidades – possibilitando saber qual a disponibilidade e distribuir racionalmente de acordo com demanda. Migração para utilização de Energias Renováveis.

Panorama das energias renováveis Quadro 1: Evolução da utilização das diversas fontes de energia ao longo do tempo.

Biogás e Geração Distribuída

Produção de Hidrogênio A mudança para produção de energia elétrica a partir do Hidrogênio é uma evolução no processo de busca de geração de energia limpa. .

Produção de Hidrogênio Com apoio financeiro da Itaipu Binacional e da Eletrobras, o objetivo é utilizar a energia turbinável vertida da Usina de Itaipu para a produção de Hidrogênio, conforme mostrado na Figura 2. Esquema de produção de Hidrogênio via hidrólise da água com eletricidade proveniente da energia vertida da Usina e o posterior funcionamento de célula a combustível (CaC) com o mesmo.

Observatório de Energias Renováveis Polo Astronômico • 10 tecnologias relativas às energias renováveis identificadas e difundidas; • 04 tecnologias identificadas sobre energias renováveis disponibilizadas em plataformas de conhecimento; • 241 pessoas capacitadas em energias renováveis; • 15 parcerias firmadas para projetos de energias renováveis; • 2.357 contatos realizados com estudantes e profissionais interessados pelas áreas de biogás, mudanças climáticas e outras formas de energias renováveis. Desse total, 107 são pessoas de outros países. Polo Astronômico Em 2011, o Polo recebeu 17.228 visitantes, dos quais: • 10.649 estudantes • 1.068 professores • 266 professores capacitados Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) • 338 professores de 3ª e 4ª séries da Rede Municipal do Ensino capacitados em Português e Matemática • 1.400 professores capacitados em pelo menos uma das linhas de formação oferecidas (Astronomia, Informática Básica, Linux Educacional, Formação pela Escola, Linguagem e Planejamento, entre outras).

Centro de Estudo do Biogás Polo Astronômico Execução de pesquisas para demonstrar e comprovar o desempenho do biogás para a geração distribuída de energia elétrica, térmica e automotiva. • Núcleo de Capacitação MBA em Energias Renováveis com ênfase em Biogás. O curso formará 40 profissionais de Cooperativas do Paraná, em nível de especialização, até 2012; Especialização em Energias Renováveis com ênfase em Biogás: serão formados 50 alunos latino-americanos; Curso de Atualização em Energias do Biogás: foram capacitados 210 alunos; Curso de Qualificação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Tratamento de Dejetos de Animais com Produção de Agroenergia em Bases Sustentáveis, com 320 alunos. Polo Astronômico Em 2011, o Polo recebeu 17.228 visitantes, dos quais: • 10.649 estudantes • 1.068 professores • 266 professores capacitados Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) • 338 professores de 3ª e 4ª séries da Rede Municipal do Ensino capacitados em Português e Matemática • 1.400 professores capacitados em pelo menos uma das linhas de formação oferecidas (Astronomia, Informática Básica, Linux Educacional, Formação pela Escola, Linguagem e Planejamento, entre outras).

Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) Polo Astronômico • Programa Gestão de Bacias Hidrográficas em Propriedades Rurais, Educação Ambiental e Monitoramento Participativo na Bacia Hidrográfica Paraná 3 (PGBH) - 1.687,6 hectares diagnosticados; - 116 projetos de adequação elaborados; - 62 pessoas capacitadas em gestão de bacias hidrográficas; - 659 campanhas sobre o monitoramento participativo da qualidades da água nas microbacias que formam a Bacia Hidrográfica do Paraná 3; - 4 microbacias reconhecidas: Sanga Mandarina (Cascavel), Córrego Jacutinga (Vera Cruz do Oeste), Rio Pavãozinho (Ramilândia) e Rio Gonçalves Dias (Santa Tereza do Oeste). Polo Astronômico Em 2011, o Polo recebeu 17.228 visitantes, dos quais: • 10.649 estudantes • 1.068 professores • 266 professores capacitados Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) • 338 professores de 3ª e 4ª séries da Rede Municipal do Ensino capacitados em Português e Matemática • 1.400 professores capacitados em pelo menos uma das linhas de formação oferecidas (Astronomia, Informática Básica, Linux Educacional, Formação pela Escola, Linguagem e Planejamento, entre outras).

Universidade Corporativa Itaipu • 21 projetos realizados em parceria com a Itaipu; • 89 bolsas científicas e tecnológicas para pesquisadores; • 3 serviços técnicos e tecnológicos para a Usina. Centro de Estudos Avançados em Segurança De Barragens (Ceasb) • Desenvolvimento de pesquisas nas áreas: - Bases de Dados para os usuários das redes industrias; - Modelagem e Simulação do comportamento da barragem de Itaipu; - Modelagem 3D da Usina de Itaipu; - Geotecnia; - Instrumentação; - Sedimentologia; - Limnologia; - Robótica;

Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse) • execução de 14 serviços técnicos e tecnológicos, sendo 13 para a Itaipu Binacional e um para a ABB, empresa líder em tecnologias de energia e automação. • execução dos seguintes projetos: - Registrador de Perturbações e Medição Fasorial, em parceria com o Itai; - Impacto de Geradores Distribuídos no Desempenho Dinâmico de Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP); - Desenvolvimento de funções adicionais para dispositivos eletrônicos inteligentes de proteção de sistemas elétricos de potência, em parceria com a Universidades Federal de Campina Grande (UFCG) - Sistema de Monitoramento de Disjuntores, em parceria com o Itai.

Projeto Baterias de Sódio • Convênio firmado entre o PTI, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para o desenvolvimento de tecnologias para a produção de baterias à base de sódio, também conhecida por bateria de sal. • Utilização em veículos elétricos e também aplicadas na forma estacionária, como, por exemplo, em banco de baterias ou conectadas à rede de energia para atender o consumo em horários de ponta. Projeto Hidrogênio • Cooperação técnica firmada entre a Itaipu Binacional, a Eletrobras e o PTI para implantação do Núcleo de Pesquisas em Hidrogênio e de uma Planta de Produção de Hidrogênio em escala piloto; • Realização de estudos de viabilidade técnico-econômica do processo de produção de hidrogênio por eletrólise da água, utilizando energia hidrelétrica oriunda da geração de Itaipu.

Empreendedorismo • 33 empreendimentos foram apoiados pelo Programa de Empreendedorismo do PTI. 02 empresas juniores; 11 empresas pré-incubadas; 16 empresas incubadas; 4 empresas no Condomínio Empresarial.

Conclusões Possibilitar o processo de integração em regiões fronteiriças de países em desenvolvimento que, como no exemplo de ITAIPU Binacional, pode gerar núcleos de desenvolvimentos regionais. No que tange a desenvolvimento de energias renováveis, a região oferece diversas alternativas para ampliação do aproveitamento hidrelétrico, com o uso do biogás, da energia solar e da produção de hidrogênio por eletrólise da água.

Obrigado. Juan Carlos Sotuyo Diretor-Superintendente sotuyo@pti.org.br