Aula 1 – Ponto Prof. Zé Roque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Referenciais Cartesianos
Advertisements

FUNÇÃO DO 2º GRAU Prof. Carlos H. Wiens
Prof. Rajane G Weber C.A. João XXIII - UFJF
Funções Profª. Lizlane Aparecida Trevelin Disciplina: Matemática E. E. Jesuíno de Arruda São Carlos/SP.
Referencial Cartesiano
Unidade 5 – Estudo de Funções
 Revisão 02 Geometria Analítica Conceitos Básicos Prof. PH
FUNÇÃO POLINOMIAL DO 2º GRAU OU FUNÇÃO QUADRÁTICA
Prof. Daniel Keglis Matemática
Seções cônicas: parábola
O que você deve saber sobre
FUNÇÃO MODULAR.
Tecnologias - Matemática Equações da circunferência
Portfólio de matemática
ÂNGULOS 01/04/2017.
Professor Clemilton Cunha
Referenciais Cartesianos
Estudo dos Intervalos.
Slide 01.
SLIDE
A RETA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
GEOMETRIA ANALÍTICA.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Relações: Produto Cartesiano
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Aula II – Ponto Prof. Zé Roque
MOVIMENTO UNIFORME (MU)
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
SEGMENTOS NOTÁVEIS NO TRIÂNGULO
MÁRCIA CONTE BOA AULA.
CICLO TRIGONOMÉTRICO.
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Matemática 3º ano – Ensino Médio
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
GEOMETRIA ANALÍTICA.
Tecnologias - Matemática
Maria Amélia Ribeiro Fernandes  Quando você pergunta a um motorista em que ponto da estrada ele está e ele responde no quilômetro 9, ele está dando.
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Equações algébricas Professor Neilton.
Referenciais Cartesianos
Professor  Neilton Satel
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
Ciências da Natureza - Matemática
Professor : Neilton Satel
CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Funções de várias variáveis
Prof.: Luciano Soares Pedroso
Plano Cartesiano.
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Referencial Cartesiano
Plano cartesiano animado
Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Plano Cartesiano.
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
3º ENCONTRO DE MATEMÁTICA 2015
ESCALAS É A RAZÃO ENTRE AS DIMENSÕES DE UM ELEMENTO REPRESENTADO NO MAPA E AS DIMENSÕES DO MESMO ELEMENTO NO TERRENO. Ou seja é a relação existente entre.
Trabalho de matemática
REFERENCIAIS CARTESIANOS A Geometria Analítica é um ramo da matemática que utiliza processos de álgebra e de análise matemática e que faz uma investigação.
Gráfico de segmentos – arredondamento e simulação estatística.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
ESCALAS CARTOGRÁFICAS.
1 Geometria Analítica Prof. Paulo Salgado
Geometria Analítica Aula 1 – Ponto Prof. Zé Roque.
Transcrição da apresentação:

Aula 1 – Ponto Prof. Zé Roque Geometria Analítica Aula 1 – Ponto Prof. Zé Roque

Geometria Analítica Os gregos, com todo seu potencial filosófico, criaram a geometria de forma dedutiva, porém eles não a operacionalizaram, pois ainda não dominavam a álgebra. Esta união é fruto de uma série de estudos, dentre os responsáveis apontam-se como principais: Pierre de Fermat (1601-1665) e René Descartes (1596-1650).

Geometria Analítica Descartes Fermat

Geometria Analítica Pierre de Fermat era conselheiro do Parlamento de Toulouse, apesar de sua dedicação à matemática era como um hobby feito durante as horas de lazer. Quando completou oito anos Descartes entrou no “College de la Fleche”, escola do mais alto padrão dirigida por jesuítas, onde conheceu e se interessou pela matemática.

Geometria Analítica Em 1637 surge A Geometria Analítica de Descartes através do texto chamado A Geometria como um dos três apêndices do Discurso do método, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. De acordo com sua obra, a produção de conhecimento nas diversas áreas deveria seguir o método matemático.  A idéia principal da obra de ambos estava na associação de equações a curvas e superfícies.

Geometria Analítica PESQUISA PROPOSTA: Pesquise o contexto histórico destes dois matemáticos e produza revistas, jornais e cartazes com esta pesquisa, além da história de ambos, obras produzidas as contribuições para a matemática e para que servem para nós suas pesquisas.

Geometria Analítica - Ponto Muitos elementos e definições da geometria tem por base o ponto, pois ele sempre aparece como uma referência de distâncias, partida, chegada, limite e etc. Se pensarmos no cotidiano as referências na localização dentro de uma cidade podem ser consideradas como pontos. Em mapas todas as localidades são representadas através de pontos, os quais podem estar distribuídos sobre um plano cartesiano, que neste caso determinam as coordenadas geográficas.

Plano Cartesiano Pontos A(x, y) Eixo das Abscissas, Ordenadas Quadrantes

Localizando Pontos Desenhe um plano cartesiano e localize os seguintes pontos: A(-2, 1); B(2,-1); C(0, -2); D(2, 0); E(-1,0); F(0, -1)

Algumas Conclusões Pense e responda: Se P(x, y) pertence ao eixo das abcissas, o que se pode afirmar com relação as suas coordenaas? Se P(x, y) pertence ao eixo das ordenadas, o que se pode afirmar com relação as suas coordenaas? Se P(x, y) pertence ao 1º quadrante, o que se pode afirmar com relação as suas coordenaas? E se P(x, y) pertencer ao 2º quadrante? E ao 3º? E ao 4°?

Ponto Médio Dados os pontos A(xA, yA), B(xB, yB) e P,  que tem a mesma de distância de A e B, ou seja divide ao meio, temos que: Assim (xP, yP) são as coordenadas do ponto médio de A e B.

Razão de Secção Razão de secção entre os pontos A(xA, yA), B(xB, yB), é encontrar as coordenadas de um ponto C(xC, yC) que secciona (divide) o segmento numa determinada razão, denominada razão de secção.

Razão de Secção

(UERJ) Duas pessoas A e B decidem se encontrar em um determinado local, no período de tempo entre 0h e 1h. Para cada par ordenado (x0, y0), pertencente à região hachurada do gráfico a seguir, x0 e y0 representam, respectivamente, o instante de chegada de A e B ao local de encontro. Determine as coordenadas dos pontos da região hachurada, os quais indicam: a) a chegada de ambas as pessoas ao local de encontro exatamente aos 40 minutos; b) que a pessoa B tenha chegado ao local de encontro aos 20 minutos e esperado por A durante 10 minutos.

Sejam A(x+2, 2y-4) e B(8x, 3y-10) dois pontos do plano cartesiano Sejam A(x+2, 2y-4) e B(8x, 3y-10) dois pontos do plano cartesiano. Determine os valores de x e y sabendo que A e B são coincidentes. (PUC-RJ) Sejam A e B os pontos (1, 1) e (5, 7) no plano. O ponto médio do segmento AB é: a) (3, 4) b) (4, 6) c) (-4, -6) d) (1, 7) e) (2, 3) (UFRJ) Sejam M1 = (1, 2), M2 = (3, 4) e M3 = (1,-1) os pontos médios dos lados de um triângulo. Determine as coordenadas dos vértices desse triângulo. Determine as coordenadas de um ponto P que secciona o segmento de extremos A(2, 2) e B(16, 9) de forma que .

Questão de Aplicação O mapa ao lado é da ilha de Florianópolis, sobre a qual foi traçado um plano cartesiano, para que se possa localizar algumas de suas comunidades e bairros. Quais as coordenadas do Centro de Florianópolis e do Parque da Lagoa do Peri? Se as comunidades de Florianópolis desejassem que foste construído um Posto de Saúde que ficasse exatamente a mesma distância do Centro e do Parque da Lagoa do Peri, qual seria as coordenadas dele? Se cada unidade do plano Cartesiano corresponda aproximadamente 6Km, qual a distância entre o Parque e o Centro em linha reta?

Exercícios Indicados. LIVRO: Pág 86 – 26 a 28, 34, 35, 37. Se A(m+3, n-1) e B(m-1, n-2) são pontos respectivamente do 1 e 4 quadrante, quais os possíveis valores reais de m e n?