PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADES Gerdau Riograndense Porto Alegre (1948)
Advertisements

PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi
Alunos :Douglas Gomes Guilherme Rodrigues João Leandro Freitas Luis Felipe do Nascimento.
SEMINÁRIO: Formação Profissional para os Projetos Estruturantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém: Refinaria Siderúrgica Usinas Termoelétricas.
Implantação da Refinaria Premium no Ceará PETROBRAS Julho de 2009.
A Empresa A EICA/EDC é uma empresa Argentina com 37 anos de experiência no Brasil com desenvolvimento de produtos para diversos segmentos industriais.
É um elemento metálico, radioativo de aspecto prateado. Devido a sua intensa radioatividade brilha na escuridão com uma luz azulada.metálicoradioativo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL, ARQUITETURA E URBANISMO ESTRUTURAS METÁLICAS E SUAS APLICAÇÕES ESTRUTURAS METÁLICAS E.
Prazer, somos a Steelmax A Steelmax foi criada em 2003 e hoje é uma marca mundial vendida através de Distribuidores Industriais.
FIBRA METÁLICA. FIBRA METÁLICA (MT): É uma fibra química artificial, resultante de processos químicos com base em matéria-prima mineral. Fios de ouro,
* Softwares específicos para projeto de hélices personalizadas para cada embarcação, destacando-se pela alta eficiência e excelente desempenho. 1 Perfil.
“Energia Eólica, Perspectivas Políticas e Técnicas” Prof. Dr. James R. Waterhouse Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Depto. de Engenharia dos Materiais,
Alotropia Prof. Marcelo. Substância Simples e Alotropia Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico. Substância simples.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Lucas Hilário A. Dourado de Souza. Como se estruturar e garantir eficiência operacional no cenário de crescimento e competitividade. Renovando os canaviais.
Energia e meio ambiente PROF. DR. ALEXANDRE H. DE QUADROS.
COMPÓSITOS PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO E O MERCADO DE RESINAS NO BRASIL.
Indústria de Transformação Base ou pesada Bens de produção – máquinas e equipamentos Industriais – concentrada no SE e S Bens de consumo Tecnopolos.
Como vender melhor agregando valor ao produto. -O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas.
R ECOBRIMENTO M ETÁLICO Unifemm – Engenharia Metalúrgica 7°A 1.
Tipos de Barragens. Barragens Vítor Viana Mat
PROPRIEDADE, DESEMPENHO E PROCESSAMENTO DOS METAIS.
Engenharia de produção - Ciência dos Materiais Aço - Liga.
Materiais Inteligentes  Consistem em um grupo de materiais de ultima geração que estão sendo estudados e terão grande influência na tecnologia.  São.
Ciências da Natureza e suas
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
estão em baixa Resolução Caso deseje baixar (Download)
Processos da Indústria Metalúrgica e Siderúrgica
Engenharia Metalúrgica Aula 3: Ligas e seus efeitos
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO METÁLICA 2011
Estudo dos Materiais Cerâmicos
Professora: Kelly 7º ano
Vidro Constituído essencialmente por: Sílica (SiO 2) Por arrefecimento lento origina: Por arrefecimento rápido origina: Quartzo Vidro.
Motor Identificação dos componentes principais
Fundição de aço econômica, para a produção de carcaças de turbinaFUN
Classificação dos tipos de indústria
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Processos da Indústria Metalúrgica e Siderúrgica
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
ELETRODEPOSIÇÃO DO NÍQUEL
O Sol e a Heliosfera.
INDÚSTRIA BRASIL PROFº B – Negão GEOGRAFIA.
Exploração de recursos minerais e energéticos na América
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Estados Unidos.
Conjuntura da indústria brasileira de ferramentas
Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
Frente A: Mol e gases Frente B: Ligações químicas
Logística e Gerenciamento da
Eletromagnetismo.
Aplicações das matérias do ano letivo na indústria automotiva
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
BIOMATERIAIS E BIOMECÂNICA TQ-064 Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Depto de Engenharia Química Prof. Dr. Mário José Dallavalli.
Ciência e Tecnologia dos Materiais Introdução. Um objeto familiar que pode ser fabricado a partir de três tipos de materiais diferentes é o vasilhame.
Fatores que afetam a posição das curvas TTT, e temperabilidade
Desde 2003 a empresa vem atuando no mercado com a colocação de gesso
NOVA GERAÇÃO DE ADESIVOS ESTRUTRURAIS ACRÍLICOS
REUNIÃO COM ANALISTAS PARTICIPANTES DO XVII CONGRESSO ABAMEC 2002
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
ANÁLISE DE QUALIDADE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DOS AÇOS (CA-25, CA-50 e CA-60)
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
PS Sep ┃ Rev. No.: 5 1. PRODUTOS
Energia Termoelétrica
 Tradição de 102 anos de existência  Maior produtor de aços longos nas Américas  Principal reciclador na América Latina  Responsabilidade social:
 Processo de obtenção do aço, desde a chegada do minério de ferro até o produto final a ser utilizado no mercado.  Aço: liga metálica composta principalmente.
COMPÓSITOS Formados por dois materiais a nível macroscópico Enorme gama de propriedades Excelentes rigidez e resistência específicas Fibras e matriz cerâmicas.
REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

PRODUTO FINAL Grupo 4 Andréia Claudio Mandacaru Fabio Biondi Marcelo Henrique Roberto Rúbia

PRODUTOS Os produtos comercializados na CBMM hoje são:                                    FERRO-NIÓBIO PADRÃO. FERRO-NIÓBIO DE ALTA PUREZA.

APLICAÇÕES A aplicação mais importante do nióbio é como elemento de liga para conferir melhoria de propriedades em produtos de aço, especialmente nos aços de alta resistência ,baixa liga usados na fabricação de automóveis e de tubulações para transmissão de gás sob alta pressão e emprego em turbinas das aeronaves a jato. O nióbio é também adicionado ao aço inoxidável utilizado em sistema de escapamento dos automóveis, e ainda na produção de ligas supercondutoras de nióbio-titânio usadas na fabricação de magnetos para tomógrafos de ressonância magnética. Encontra aplicação também em cerâmicas eletrônicas e em lentes para câmeras.

Os produtos de aço recebem a classificação de planos e não-planos Os produtos de aço recebem a classificação de planos e não-planos. Os primeiros são constituídos pelas chapas grossas e finas laminadas a quente e chapas finas laminadas a frio. Não-planos Os produtos não-planos em geral são produzidos pelas siderúrgicas de menor porte, as mini usinas, em forma de barras, perfis ou fio máquina. Todos podem ter o nível de resistência mecânica elevado pelo nióbio.Estão perfis estruturais, trilhos, barras de reforço para concreto, barras para construção mecânica e fio máquina. Emprego na construção Civil. Estruturas das torres de transmissão e de vagões ferroviários. Diversas peças forjadas para a indústria automobilística.

Produtos Planos Chapas grossas de aço de alta resistência microligado ao nióbio possuem diversas aplicações: Gasodutos. Tubos de grande diâmetro para transporte de gás ou petróleo. A indústria naval e as plataformas marítimas constituem outro grande mercado para as chapas grossas microligadas com nióbio.

Adição em superligas Dentre os materiais projetados para funcionar por longos períodos em atmosferas altamente oxidantes e corrosivas, submetidos a temperaturas acima de 650°C, estão as chamadas superligas, que demandam o segundo maior consumo de nióbio depois da indústria do aço. Ligas usadas no motores de aviões a jato, tanto comerciais quanto militares .

Outras Aplicações: Cerâmicas finas Cerâmicas finas são produtos especiais, geralmente classificados como materiais funcionais e estruturais de engenharia. Na primeira categoria estão os capacitores cerâmicos e as lentes ópticas. O segundo grupo é composto por ferramentas, peças de motor e alguns elementos estruturais resistentes ao calor e à abrasão. Fabricação de lentes ópticas. Filtros especiais de receptores de TV. Condensadores e atuadores cerâmicos. Outras Aplicações: Aços Inoxidáveis. Aços-ferramenta contendo nióbio estão também sendo utilizados em produtos como cilindros de laminadores e eletrodos para endurecimento superficial. Aceleradores de partículas subatômicas. Materiais supercondutores.

MERCADO CBMM vende seus produtos para mais de 350 clientes em mais de 50 países, além de atender totalmente o mercado brasileiro. Hoje, a CBMM é responsável pelo suprimento de cerca de 65% das demandas mundiais de ferro-nióbio. De sua produção total, aproximadamente 5% atende toda a demanda brasileira e 95% é exportada para 250 usinas siderúrgicas em 42 países do mundo. O valor das exportações do ferro-nióbio da CBMM é da ordem de 100 milhões de dólares anuais.

CLIENTES Ao que diz respeito aos seus clientes é o seu compromisso da com a base de seu Sistema de Gestão da Qualidade. Sistema de gestão de qualidade  que abrange todas as suas operações,  da mineração aos produtos de nióbio.

  A CBMM está tentando também convencer seus clientes a aumentar a concentração de nióbio no aço. Ganhou, recentemente, um aliado de peso. A estatal chinesa CNPC, que está construindo um gasoduto de 7 000 quilômetros que vai cortar a China de leste a oeste, decidiu recentemente elevar a quantidade de ferro- nióbio de 500 gramas para 1 quilo por tonelada de aço. Com isso, somente esse gasoduto, uma das maiores obras de infra- estrutura em construção atualmente no mundo, com orçamento de 13 bilhões de dólares, poderá gerar uma demanda de até 8 000 toneladas de nióbio — quase 10% da produção prevista pela CBMM em 2008.

Alguns de seus clientes: