Dicas de textos para a internet?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA WEB
Advertisements

Trabalho de Inglês Técnico
Pastoral da Comunicação
Como organizar um, sem esquecer nada
REDES SOCIAIS.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
REDAÇÃO EMPRESARIAL TÉCNICAS PARA REDAÇÃO
Dicas para uma boa redação
Correio eletrônico ( ) pode designar três coisas distintas: a própria mensagem (mandar um ); o serviço de entrega de mensagens (mandar.
15 dicas divertidas de como escrever bem parte I.
Como Conduzir uma Apresentação
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
Emitindo seu Certificado Digital
A grande rede mundial de computadores
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Tutorial da Plataforma MOODLE
Origem e desenvolvimento da crônica
Muito além de Jerusalém. At 1:8
Pastoral da Comunicação
Conceitos importantes
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
Deve‐se usar palavras‐chave. No Máximo 12 linhas por slides.
Definições sobre e sua utilização no dia dia.
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
O Uso Pedagógico do Blog
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Soluções em Comunicação Social
Carta de Apresentação.
O evangelho em pauta.
Dicas para a utilização de textos na internet e estruturação de sites. na internet e estruturação de sites.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Relações Públicas Elaboração do Press-Release
O RE - SENTIMENTO.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
Jornal como Recurso Didático
O que é o D.A ON-LINE O D.A ON-LINE (Diocese de Apucarana On-Line) é um Canal digital de evangelização e notícias oficial da Diocese de Apucarana que.
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Dicas para Apresentações
Programação – Quando é onde...
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
Essenciais da Igreja Evangelizar.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
“Jovens... sois fortes” ( I João 2,14 ).
TIPOLOGIA E DESIGN.
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
1. Desenvolver o hábito da leitura. 2. Ler atentamente a proposta e “obedecer as regras”. 3. Ampliar seu conhecimento. 4. Elaborar o rascunho da redação.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
1. Use títulos objetivos Os títulos do seus posts são os principais itens que farão seu blog aparecer mais no Google, então capriche neles! ;D Evite títulos.
5 Dicas de marketing para iniciantes. Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Dicas para uma boa apresentação
Transcrição da apresentação:

Dicas de textos para a internet?

Internet e a Evangelização Definição: A Internet é uma rede de redes, em escala mundial, de milhões de computadores. “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.” (Mc 16,15) A Igreja não está chamada unicamente a usar a comunicação social para difundir o Evangelho mas, hoje como nunca, está chamada também a integrar a mensagem salvífica na "nova cultura" que os poderosos instrumentos da comunicação criam e amplificam. (O Rápido Desenvolvimento, 2) A Internet não só fornece recursos para uma maior informação, mas habitua as pessoas a uma comunicação interactiva (A Igreja e a Internet, 13-15)

O que é Evangelização? Como evangelizar? Varia conforme com as diversas circunstâncias do tempo, do lugar e da cultura. A Evangelização compreende o testemunho de vida, o anúncio explícito, a liturgia da Palavra, a catequese, a utilização dos meios de comunicação social, o contacto pessoal, os sacramentos, a religiosidade popular (Evangelii nuntiandi, 41-48) © 2005 Paroquias.org – Paróquias de Portugal. Esta apresentação pode ser distribuída livremente, desde que seja citada a fonte e o autor.

O FENÔMENO DA INTERNET O TELEFONE - DEMOROU 35 ANOS PARA ATINGIR 50 MILHÕES DE USUÁRIOS. O RADIO - 22 ANOS A TV - 26 ANOS O CELULAR - 13 ANOS E A INTERNET - 4 ANOS

*A internet é o mais poderoso veículo de comunicação do mundo. (67,5 milhões de pessoas) *Podemos acessar o conteúdo veiculado a qualquer momento, em qualquer lugar conectado.

190.732.694 habitantes

Brasil possui mais de 20 milhões de nativos da internet População do Brasil passa dos 200 milhões de habitantes em 2013

carecterística -Ótima Informação rápida, farta e ágil. -Ferramenta para pesquisa. -Formadora de opinião. -Formato que permite o aprofundamento do assunto abordado.

Texto/conteúdo público-alvo -Ao mesmo tempo universal. -É necessário: -Transmite a informação direcionado ao público-alvo -Ao mesmo tempo universal. -É necessário: Apresentar as idéias bem amarradas e de forma atraente. -Ser dinâmico e veloz.

1. Pesquisa Para textos diários: Conversa periódica com o pároco/bispo Contato com as pastorais e grupos da paróquia/arquidiocese Testemunho com os fiéis que participam O que é interessante divulgar? Festas e comemorações Eventos Trabalhos da paróquia/arquidiocese na comunidade Caravanas para eventos religiosos

Para textos institucionais: Arquivos da paróquia/arquidiocese Membros antigos Responsáveis pela equipe de organização O que é interessante escrever? Horário de missas e confissões Histórico da paróquia/arquidiocese Instalações da paróquia/arquidiocese Localização Apresentação do pároco/bispo, padres e diáconos Grupos de oração Ministérios e pastorais Pedido de oração Obras sociais

Muitas vezes, o site da paróquia ou da arquidiocese traz ainda informações sobre a Igreja e até mesmo notícias relevantes do Brasil e do mundo. Mas onde pesquisar conteúdo gratuito? Sites católicos: CNBB – www.cnbb.com.br Canção Nova – www.cancaonova.com Zenit - www.zenit.org Vaticano (precisa de tradutor) – http://migre.me/1G56p L'osservatore Romano (tem edição semanal em português) - http://migre.me/1G52I

Agências de notícias gratuitas: Agência Brasil – www.agenciabrasil.ebc.com.br Agência Rádioweb - www.agenciaradioweb.com.br Agência Câmara - www2.camara.gov.br/agencia Quando o conteúdo não é feito por você ou sua equipe, é imprescindível citar a fonte. Sempre que o evento da paróquia/arquidiocese for relevante, é importante a criação de um release para enviar à imprensa local e até mesmo para paróquias próximas.

2. Pauta É importante definir a periodicidade das atualizações no site; Para cumprir essa tarefa de forma eficaz, uma boa sugestão é a criação de uma pauta mensal; A pauta ajuda a organizar melhor os eventos do mês e a delegar tarefas.

3. Texto Criação do lead - primeira parte de uma notícia, que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender o interesse dele. É uma expressão inglesa que significa “guia”.

FÓRMULA DE CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA Perguntas Elementos Respostas (dados) QUEM? Personagens Dom Raimundo Damasceno O QUE? Fato Eleito presidente daCNBB QUANDO? Data/hora Durante a Assembleia da CNBB, dia 9 de maio ONDE? Local No Santuário de Aparecida, no Centro de Convenções COMO? Modo Eleição direta POR QUÊ? Motivo Porque a presidência da CNBB se renova há cada 4 anos.

E depois do lead, o que escrever E depois do lead, o que escrever? É preciso seguir o conceito da pirâmide invertida, que nada mais é do que a ordem na qual as informações serão postadas no texto.

Notícia/matéria ESTRUTURA Título Cabeça (lead) síntese da notícia (quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que) Corpo da matéria

Dicas gerais de texto: 1. Texto curto, mas completo 2. Vocabulário formal, mas não com palavras pouco conhecidas 3. Objetividade e clareza

Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev. Confira algumas dicas do professor João Pedro, da Unicamp, para escrever bem: Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida. Conforme recomenda a A.G.O.P., nunca use siglas desconhecidas. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!! Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações

Cuidado com a hortografia, para não matar a língua portuguêza. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. Outra barbaridade que tu deves evitar tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu bichinho? Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar. Dica de leitura: Para conferir as dicas completas, acesse: http://migre.me/1G03V

Referências temporais Quando um texto permanece na Web indefinidamente, referências temporais como ontem e hoje perdem o sentido. Embora não tenhamos uma resposta completa sobre como elas devem ser usadas, faz mais sentido mencionar o dia da semana ou até a data completa. Outras referências temporais, como “acaba de”, “daqui a alguns minutos”, por exemplo, perdem rapidamente sua vigência. Nesses casos, talvez seja mais conveniente citar uma hora específica.

O escaneamento Cada palavra de abertura dentro da lista é destacada com negrito para facilitar ao usuário o escaneamento. Versão impressa Versão Web O parque de diversões Hopi Hari divulgou nesta quinta-feira que reabrirá no próximo domingo. O local havia sido fechado após a morte da menina Gabriella Yukari Nichimura, que caiu do brinquedo Torre Eiffel no último dia 24 de fevereiro. O parque Hopi Hari reabrirá domingo após a morte de Gabrilla, que caiu do brinquedo Torre Eiffel dia 24 de fevereiro..

Características do texto on-line A maioria dos internautas não lê, mas “escaneia” as páginas. E quem comprova o fato é o site useit.com, especializado em Usabilidade na Internet: As áreas em vermelho indicam onde as pessoas mais olham quando estão analisando uma página. O importante a se observar é que o padrão de leitura se mantém na forma de um F.

Regras -Números – Os numerais atraem a atenção porque representam fatos que os usuários valorizam, e são mais compactos que o uso de uma quantidade excessiva de palavras. (2 bilhões é melhor que dois bilhões, e ainda melhor que 2.000.000.000) -Siglas – Nome antes, sigla depois. Até três letras escreve em caixa alta (ONU). Com mais de três: se forma palavra, caixa alta e baixa (Firjan); se não forma palavra, ou seja, soletra cada letra ao ler a sigla, em caixa alta (IBGE). -Dinheiro – R$ 5, US$ 20 mil, -Evite gírias e regionalismos. .

4. Recursos multimídia Só texto não chama a atenção dos internautas!

Para dinamizar o conteúdo, é importante acrescentar: Não é recomendável utilizar todos esses recursos em apenas um texto, mas pelo menos um deles.

5. Hipertexto Depois de pensar nos recursos multimídia para a matéria, é fundamental usar o hipertexto (links no texto). Ele oferece acesso as informações que estendem ou complementam o texto principal. É interessante utilizá-lo em palavras-chave e no final do texto com links que você considera importantes. Leia mais TEXTO Trabalhe com camadas

Criando um site TEMA: Não se desenvolve uma comunicação sem um tema OBJETIVO: É o primeiro passo do desing, evita o risco da perda do foco MODELO: Pode ser pessoal, comercial, institucional, entretenimento, etc. PÚBLICO ALVO: É a razão única para a criação do site. CONTEÚDO: Simplicidade na distribuição dos elementos

O Visual de um site A cor O layout Tipos gráficos Legibilidade Imagens

Credibilidade Para alcançar credibilidade na internet, na hora de escolher uma pauta e redigir a matéria é fundamental pesquisar bastante e não violar os direitos éticos e morais. Lembre-se: Leva-se uma vida para conquistar a confiança de alguém e um minuto para perdê-la!

Mapa mental PARÓQUIA pastorais programação contato formação A partir de uma idéia irradiamos mentalmente outras idéias relacionadas a idéia principal. pastorais programação contato PARÓQUIA formação galeria de fotos eventos

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA Estrutura de um site FLUXOGRAMA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA HOME PAGE programação contato eventos pastorais formação pascom galeria de fotos catequese liturgia Aqui existe hierarquia nos itens e lógica de fluxo.

FERRAMENTAS GRATUÍTAS PARA SITES *wordpress.com *wix.com *br.jimdo.com *webnode.com.br *webs.com

O que nos diz o Papa Bento XVI? “Quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana.” (Mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações)

Referências bibliográfica -Como escrever para web – Guillemo Franco -Internet a porta de entrada para a comunidade do conhecimento SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação. Pascom Diocesana de Nova Iguaçu Formatação: Eloy Bezerra eloybezerra@hotmail.com

Obrigado www.pascomni.xpg.com.bt