A Forma como afectou a Sociedade Professor João de Maia Carmo Ricardo Clemente nº Escola Superior de Educação de Santarém - Instituto Politécnico de Santarém Antropologia da Imagem – ECM1
O ser humano sempre teve uma grande afinidade com a tecnologia No inicio encontrava-se sob a forma de objectos básicos A população nem sempre aceitava estas revoluções O avanço mais drástico deve-se ao clima bélico das duas guerras mundiais
Outra característica dos seres humanos é a necessidade de quererem comunicar entre si A comunicação geralmente é feita através da fala Os meios por onde o homem comunicava também sofreram diversas transformações
Começou a formar-se uma certa curiosidade sobre o que se passava noutros lados do planeta A propaganda baseava-se nos factores de informação e da persuasão ao público A persuasão era feita através de determinadas estratégias para que a informação entrasse na mente das pessoas: a simplificação, a repetição, o exagero e o contágio A disponibilidade de toda aquela informação também contribuiu para um conhecimento mais alargado da população
Durante a era industrial houve uma enorme dificuldade por parte das empresas em vender os seus produtos O uso excessivo da persuasão acabaram por conseguir influenciar a sociedade Hoje em dia cada membro da população é classificado através dos luxos que possui
Um utensílio que a tecnologia nos trouxe foi o computador, que serviu de abrigo para a internet A rede mundial veio facilitar a arquivação e transmissão de informação em qualquer pondo do mundo Também contribui por um desenvolvimento acentuado da tecnologia disponível na actualidade Infelizmente a comunicação virtual fez com que haja uma diminuição do contacto directo entre pessoas Mostra-nos que os indivíduos desempenham determinados papeis quando se encontram na perspectiva social
Cunha, T Revista de Comunicação e Linguagens - Espaço Público. 2ª Edição, Edição Afrontamento. Porto Fortes, W Relações Públicas - Processos, Funções, Tecnologia e Estratégias. 2ª Edição, Summus Editorial. Brasil Retondar, A Sociedade de Consumo, Modernidade e Globalização. 1ª Edição, Annablume. São Paulo
Miguel, S. (2007). História da Tecnologia. Acedido no dia: 27/05/2011, em: tecnologia.html tecnologia.html D'Abronzo, G. P. (2006). Tecnologia e o Ser Humano. Acedido no dia: 27/05/2011, em: evolu%C3%A7%C3%A3o-ser-humano/ evolu%C3%A7%C3%A3o-ser-humano/ Jornalismo na Era das Novas Mídias. Acedido no dia: 27/05/2011 em: Silva, F. O Nascimento da Cultura de Massas. Acedido no dia: 28/05/2011, em: massas.html massas.html
Comunicação de Massas. Acedido no dia 29/05/2011, em: Leonardo Cunha da Silva (2005). Da Comunicação Interpessoal à Comunicação em Ambiente Virtual. Acedido no dia 29/05/2011, em: Consumistas Compulsivos. Acedido no dia 29/05/2011, em: Consumismo. Acedido no dia 29 /05/ 2011, em: htm htm Sociedade de consumo. Acedido no dia 15/06/2011, em: Sociedade de Consumo. Acedido no dia 15/06/2011, em: econsumo.htm econsumo.htm