Composição e componentes (Classificação das cores)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A LUZ E A COR © 2012 antónio de campos.
Advertisements

PROJETO GRÁFICO VISUAL
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.

ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
TA072 – SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Tricromia e aditividade
COR.
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Cor.
LUZ PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Professor: Diones Charles
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Educação Visual e Tecnológica
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Teoria Da Cor.
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
Misturando as cores.
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
Introdução à Óptica Geométrica
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Teoria das Cores Teoria da Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura.
COR.
Óptica Física: estuda a natureza da luz
Reflete a luz de outras fontes
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
Cores Ana Grilo, Nº 02 André Domingos, Nº 04 Bruna Souza, Nº 08
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
LUZ.
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
COR.
Sistema RGB (Red-Green-Blue)
Patricia Maria da Silva
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
A COR.  Cor é a impressão que a luz reflectida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho,
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Cores.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

Composição e componentes (Classificação das cores) Escola Secundária Dr. José Afonso Composição e componentes (Classificação das cores) Aplicações Informáticas B Trabalho realizado por: Manuel Semedo Pedro Sousa 12ºA Professora: Bernardete Vicente

Introdução As cores têm uma extrema importância quer a nível de arte, como por exemplo na pintura, quer a nível de fotografia. O que faz com que as bases da teoria das cores sejam um conhecimento indispensável para o sucesso da correta utilização e combinação das cores. A teoria da cor compreende um conjunto de regras básicas que permitem misturar as cores para conseguir um resultado desejado. Devemos entender que as cores são tanto produzidas por pigmentos, como produzidas por luz. Assim como os pigmentos e a luz se comportam de forma diferente, em termos de como eles se combinam para criar as cores, assim também são diferentes as regras para lidar com cada um deles.

Tríade de cores Tríades são formadas por três cores equidistantes na roda de cores. Como por exemplo o azul, vermelho e amarelo ou laranja, verde e roxo. Desta forma, ao utilizarmos as tríades obtemos um alto contraste visual, ao mesmo tempo que conservamos o balanço e a riqueza das cores.

Cores análogas Nas cores análogas são formadas uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. De forma a conseguirmos dar uma sensação de uniformidade.

Cores quentes e frias

Cores quentes As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. Transmitem-nos a sensação de alegria, de dinamismo, de confiança e amizade. Sugerem calor, fogo, luz de sol, sangue, e possuem carácter inquieto, vivo e estimulante.

Cores frias As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde. Transmitem-nos a sensação de frieza, mas também de tranquilidade, de seriedade e de distanciamento. Sugerem frio, humidade, agua, luz de lua e relaxamento.

Cores aditivas e subtrativas Cores subtrativas

Cores aditivas  Chama-se a esta mistura de aditiva, pois se juntarmos duas cores obtemos uma cor mais luminosa, em que, caso juntemos todas as cores obtemos o branco. São usadas em : Monitores de computador; Televisores; Iluminação em peças de teatro, concertos e espetáculos de circo.

Cores aditivas No processo de reprodução aditivo, são usadas as cores vermelho, verde e azul (cores primárias) para a reprodução de outras cores, ou seja, combinam-se duas cores primárias em quantidades iguais para produzir cores secundárias aditivas: Por exemplo: Vermelho + verde = Amarelo  Vermelho + Azul = Magenta  Azul + Verde = Azul Ciano

Cores subtrativas Neste processo a mistura das cores irão dar origem a cores cada vez menos luminosas, em que caso, misturemos todas as cores obteremos o preto.  

Cores subtrativas No processo de reprodução subtrativo usam-se as cores ciano, magenta, e amarela (cores primárias) e são aplicadas juntas em quantidades variáveis. De forma a produzir cores secundárias subtrativas Amarelo + Azul Ciano = Verde Amarelo + Magenta = Vermelho Magenta + Azul Ciano = Azul

Conclusão Concluímos que as cores são de extrema importância para todos os trabalhos visuais e para os mais diversos tipos de arte, sendo preciso ter uma boa combinação de cores para que sejam esteticamente mais apreciáveis.

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor_prim%C3%A1ria http://www.criarweb.com/artigos/teoria-da-cor-modelos-de-cor.html http://www.slideshare.net/Shinha/a-cor-snteses-aditiva-e-subtractiva