Frankenweenie, by Tim Burton, 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DCA-0114 Computação Gráfica
Advertisements

OFICINA DE COMUNICAÇÃO
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
O ESPAÇO MÁGICO.
Squash and Stretch Quando os objectos se movem, ou ficam rigidos ou se deformam; Timing Tempo apropriado para o desenrolar de uma acção; Anticipation.
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
ARTES CÊNICAS.
MAPA MENTAL.
Computação Gráfica: Aula8: Iluminação
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
ANTES DE GRAVAR: A PRÉ-PRODUÇÃO
Introdução aos Princípios e elementos de design
Expressão Plástica Luz / Cor.
Módulo II História animada 06/12/2011
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VIII
U E S C Comunicação Social.
fotografia publicitária
INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron
Água Presente Divino.
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
Vamos estudar banda desenhada!
MAPAS MENTAIS TONY BUZAN.
História e Técnicas de Animação por Anna Morais Revisão – Parte 2.
Pós-Graduação e Extensão.
Qual a mensagem do vídeo e o impacto dessas idéias no nosso dia a dia?
FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
Pastoral da Comunicação
Cap. 13. Linguagem do cinema
Oficina de Fotografia 1.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Capacitação em Educação Ambiental e Cidadania 2011.
1 Noções Básicas de Vídeo – Projeto Literacia (PMBCS) 2012.
Percepção PPB Aula.
Storyboard.
Tipos de Enquadramento e Movimentos de Câmera
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Fotografia Publicitária II
XIII Festival Carlitos Prof. Antonio Trindade Prof. Silvino Sieben
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
Whiteboard Trabalho 2 Pablo Bioni. Ideia de funcionamento O objetivo deste projeto é criar uma maneira de conseguir filtrar imagens em movimento de imagens.
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Fotografia Publicitária I
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Animações quadro a quadro
Material para fins didáticos Professora Taís Ferreira
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
Fotografia Publicitária
Ambiente da biblioteca
Computação Gráfica: Aula6: Iluminação
A Ubuntu é uma rede colaborativa de
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
Luz.
Os sentimentos de cada um
Proposta de trabalho: Rastreamento da movimentação de uma câmera.
Preciosas lições.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
W ORKSHOP MAPAS MENTAIS Marcelo Leite. INTRODUÇÃO 1. O que é um Mapa Mental ? São um método de armazenar, organizar e priorizar informações, usando palavras-chave.
COMO SER CRIATIVO 1.Faça anotações. 2. Armazene idéias. 3. Observe e absorva. 4. Desenvolva uma forte curiosidade. 5. Aprenda a escutar e a ouvir. 6.
VÍDEOS PARA FEIRAS Como tirar o melhor proveito de um vídeo em uma feira.
BrOffice.org IMPRESS Introdução – apostila p.166.
Transcrição da apresentação:

Frankenweenie, by Tim Burton, 2012 STOP-MOTION

Stop-motion Técnica de criar ilusão de movimento ou desempenho por meio da gravação, quadro a quadro da manipulação de um objeto sólido, boneco ou imagem de recorte em um cenário físico espacial.

´ Os primordios Frankenweenie, by Tim Burton, 2012

King Kong, 45cm Willis O’Brien, 1933

Ray Harryhausen Principais trabalhos: The 7th Voyag od Sinbad, 1958 Fúria de Titãs, 1981 Prêmios: Gordon E. Sawyer Award, 1991 Rondo Hatton Classic Horror Awards, 2006

´ Tecnicas Frankenweenie, by Tim Burton, 2012

Titeragem Uma combinação do mundo moderno com a antiga tradição da titeragem*. No stop-motion, os manipuladores não são vistos. Espetáculo Plural, Cia. Nu Escuro, fotos: Layza Vasconcelos * Titeragem: manipulação em tempo real de bonecos

Movimento Contínuo Quanto mais um quadro se conecta com o anterior, em termos de composição, movimento, cor e assim por diante, melhor e mais fluida será a animação. 24 ou 25 quadros por segundo (fps*) Live-action:  por atores reais, de carne e osso, ao contrário das animações. O termo é usado para distinguir os trabalhos em que, normalmente, se utilizaria uma animação, como em desenhos animados, videogame, HQs, onde um trabalho de animação é adaptado. * Fps – frames per second

Ajudando os olhos a ler a animação * A suavidade depende dos detalhes e informações correlacionadas. Os olhos não conseguem processar tudo rapidamente. Focar numa barra de segurança, estática. Para um movimento desenfreado, turbulento é necessário mais uma animação porém, moderada no quadro, a fim de contrabalancear os movimentos. Contradição É importante tirar o máximo do movimento para que seja fácil aos olhos e ao cérebro perceber o movimento. Contraponto estático Tire o ritmo da mão esquerda e a direita se destacará menos * Ler – entender, registrar o sentido

Ilusão de movimento X Realismo Movimento – Inércia O movimento detalhado se torna uma nova maneira de se comunicar – estimulado e apreciado Textura e iluminação Espaço concreto, com luz, foco, profundidade Detalhe – pequenos detalhes bem planejados pode tornar as repetições mais agradáveis Objeto modelado x Modelagem Minhocas, Paolo Conti Wallace and Gromit 

Continuidade direta Linear – straight-ahead Do primeiro ao último quadro Não há Keyframes Transparência de personalidade (boneco e titereiro) Tomorrow, Bob Lee, 2009 O que as pessoas gostam em relação à animação stop-motion é que ela é real. É um truque de mágica, pegando coisas reais, cenários reais e fazendo-os ganhar a vida com movimento. Joe Clokey

A noiva Cadáver, Tim Burton e Mike Johnson Um espírito de equipe e uma camaradagem que raramente são encontradas em outras técnicas de animação.

Concentrando-se na IDEIA Frankenweenie, by Tim Burton, 2012

Para contar a história Uma ideia convincente A narrativa utiliza das técnicas e não a técnica utiliza da narrativa O stop-motion faz parte do filme, porém o filme não gira em torno da técnica Primeiro, tenha um ideal prático, claro e definido: Uma meta, um objetivo. Segundo, tenha meios necessários para atingir seus fins: inteligência, dinheiro, materiais e métodos. Terceiro, ajude todos os seus meios para esse fim. Aristóteles

Imaginando A animação funciona de forma mais eficaz quando reconhece sua artificialidade e brinca com seus próprios truques. Essa história poderia ser melhor contada em live-action? O estranho mundo de Jack, Tim Burton

Imaginando A animação funciona de forma mais eficaz quando reconhece sua artificialidade e brinca com seus próprios truques. Essa história poderia ser melhor contada em live-action? Aproveitar a artificialidade O estranho mundo de Jack, Tim Burton

Regras básicas de narrativa Manter o público interessado Andamento Rápido Ritmos contrastantes e tensão crescente Enredos empolgantes, repletos de momentos de peripeteia e suspense Um mistério que se desenrola ou revelações constantes sobre as personagens Uma série cada vez maior de ações espetaculares e efeitos

Preparativos Frankenweenie, by Tim Burton, 2012

Detalhes Uma preparação detalhada na pré-produção evitará muitos problemas posteriores, e é uma fase essencial a ser atravessada. Mary and Max, Adam Elliot, 2009

Check List de Produção Argumento - Roteiro Planejamento de logística Storyboards e pré-visualizações Paleta de cores Cenários (proporções – credibilidade) Vida além da estrutura Movimento casual Ângulos Primeiros planos Altura do Cenário Objetos Cênicos Personagens Figurinos Iluminação (luz e sombra, dura ou difusa)

Check List de Produção Captura das Imagens Montagem Sonorização Finalização Distribuição

Animação incrível é quando você tem um diretor visionário que está usando todos os aspéctos do meio ao mesmo tempo para transmitir sua ideia. Isto é... Um filme em que a música, os efeitos sonoros, os desenhos, os panos de fundo, o movimento estão todos trabalhando juntos. A mágica da animação é criar um mundo que não existe na vida real... Todo o artifício desaparece gradualmente, e você sente a verdadeira alegria de viver. Stephen Worth Obrigada pela atenção! Anna Morais annamorais@pucgoias.edu.be