Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Cristianismos Originários Os seguidores e seguidoras de Jesus na 1a. Geração.
Parábolas de Jesus.
Dois modos de ler a Bíblia.
IGREJA MULTIPLICADORA
Um vocabulário para a interpretação
ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI
no Evangelho de S. Marcos
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Interpretação dos gêneros bíblicos
A questão do “telos”.
O EVANGELHO DE MARCOS Uma introdução.
Que é discipulado cristão
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
Em busca da ovelha perdida. Jo
“Magnificat”: Um canto de Maria?
PROGRAMAS PRINCÍPIOS X A cada apresentação o público deseja algo novo e com mais qualidade. PROGRAMAS O que é uma igreja baseada em programas? É.
VISÃO PANORÂMICA DO NOVO TESTAMENTO
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...
Setembro: mês da Bíblia
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
Tema: Ano Litúrgico (A, B e C)
Preparando Mensagens Bíblicas
Expondo a Palavra IPJG 1 O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo Expondo a Palavra.
LIÇÃO 2 - ESPERANÇA EM MEIO À ADVERSIDADE
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
Jörg Garbers, Ms. de Teologia
Crescer na Leitura da Bíblia
DISCIPULADO – ESTILO DE VIDA Lucas
Como interpretar a Bíblia?
HERMENÊUTICA Interpretando as Escrituras Sagradas.
Hebreus e Epístolas Gerais
A Formação dos Evangelhos
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
Interpretando as Escrituras Sagradas
O livro mais importante do mundo
A Hermenêutica na Idade Média
A questão sinótica Antes dos livros escritos, o evangelho era tradição oral. Quem conviveu com Jesus testemunhava sua ação e suas palavras para as comunidades.
REGRAS GERAIS DE INTERPRETAÇÃO Quem faz as regras? Uma introdução à hermenêutica.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Textos bíblicos sobre as Origens
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA.
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
Estratégias de leitura
Texto Básico: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” João 10:10.
As Epístolas Católicas
INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS
A Bíblia é a palavra de deus
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
O que é hermenêutica? Hermenêutica significa interpretar, e é um termo de origem grega. Hermenêutica na Bíblia é a compreensão das escrituras, para compreender.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
A CRISE NA VIDA RELIGIOSA
“Atos do Espírito Santo” A 2ª parte do livro de Lucas
Classe Visão Bíblica IPJG Aula 17 Os temas de Lucas Lucas 4.18 P. Lane 07 Junho 2015.
Professor Jardson Brito
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo Aula 2: Acima de tudo Unidade.
Rev. Stephen Bryant Junta Geral de Discipulado da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos.
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS CENTRO LOYOLA espiritualidade, fé e cultura Prof. CARLOS CUNHA 2° sem. 2013

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS INTRODUÇÃO Perguntas TEOLÓGICAS Perguntas PASTORAIS Perguntas EXISTÊNCIAIS

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO Espanto Interesse Análise O que é? (essência) Por quê? (causa) Para quê? (finalidade)

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO A metáfora e a Bíblia 1. A Bíblia é um multiverso narrativo; significado 2. A Bíblia é Escritura; _ _ _ _ _ 3. Texto é tecido; signo significante 4. A Bíblia é um livro em TENSÃO.

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO A Bíblia é um livro em TENSÃO. Relevância Eterna Particularidade Histórica “A Bíblia é a Palavra de Deus, mas não a estrutura linguística que a sustenta” Emil Brunner

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA EXEGESE Passado “Lá e então” Autor(es) Histórico-crítico Sitz im leben Diacrônico INTERPRETAÇÃO Presente “Aqui e agora” Leitor(es) Estruturalista Sitz im leben Sincrônico Já é um texto interpretado Seu uso nos textos bíblicos ex. Ne 8,8; At 8,29-31 Seu uso no decorrer da história

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO Oralidade Narratividade Tradução Aplicação DISTANCIAMENTOS Linguístico Cultural Espacial Temporal Filosófico Teológico

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO PERIGOS Autor (historicismo) Leitor (subjetividade) Texto (letrismo)

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO Aplicação aos Evangelhos Sinóticos Os evangelhos foram escritos décadas posteriores à morte de Jesus, antes do final do século I; Período de mais ou menos 30 anos entre a morte de Jesus e as primeiras escritas dos evangelhos; É fruto da releitura pós-pascal da comunidade; Antes de ser escrito, era objeto de pregação (querigma); São livros da comunidade, expressão de sua vida e de sua fé;

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO Aplicação aos Evangelhos Sinóticos Os autores escreveram os 4 evangelhos selecionando algumas entre as tradições orais e escritas já existentes; fizeram uma síntese; Lc 1,1-4 – 3 fontes: “acontecimentos que se passaram entre nós”, “testemunhas oculares e ministros da palavra”, “narração bem ordenada”; Os evangelhos não se reduzem a única primeira redação de único autor, mas sofreram diversas modificações ao longo da redação por força das tradições vivas que circulavam e das adaptações dos redatores para as respectivas comunidades a que se dirigiam;

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO Aplicação aos Evangelhos Sinóticos À medida que as comunidades iam lendo e pregando tais tradições, impingiam modificações conforme seu contexto existencial, refundindo os textos; A exegese esforça-se para fazer esse percurso de volta; O objetivo dos sinóticos é despertar a fé no ouvinte – o texto lê o leitor.

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS QUESTÃO SINÓTICA A Teoria das duas Fontes Os ditos presentes em Q Quelle (fonte) compreendem todo o material narrativo comum em Mt e Lc e ausente em Mc: estendem-se por 230-240 versículos.

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS Questões de INTERPRETAÇÃO Questões de NATUREZA Questões de FORMAÇÃO Questões de ANÁLISE

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS ORIGEM, NATUREZA E FINALIDADE Sobre o “evangelho”... Transcrição do termo grego “euangelion” (“eu” + “angello”) Implica em um valor positivo “Boa-nova” exclui neutralidades – é uma opção de fé Resultado de um caldo cultural Autores profanos/Grego clássico/Grego helenístico/Império Romano/Jesus e seus discípulos/Ambiente do 2ºT/Patrística

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS ORIGEM, NATUREZA E FINALIDADE Sobre o “sinótico”... J.J. Griesbach – Synopsis evangeliorum (1776) “syn” (“junto”) + “opsis” (“ver”) A era da “Crítica Evangélica” <> Leitura acrítica Sinopse evangélica versus Harmonia evangélica Contribuição para a Questão Sinótica

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS ORIGEM, NATUREZA E FINALIDADE Como explicar a notável e complexa teia de concordâncias e discordâncias em Mateus, Marcos e Lucas? Passagens Mt Mc Lc Comuns aos três 330 Comuns a Mt-Mc 178 Comuns a Mc-Lc 100 Comuns a Mt-Lc 230 Próprios a cada um 53 500

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS ORIGEM, NATUREZA E FINALIDADE Como explicar essa dependência mútua?

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS ORIGEM, NATUREZA E FINALIDADE Sobre gêneros literários... Gênero literário único e novo Estilo parecido com a midraxe hagadá (aggadah) Nem história, nem memórias – querigmas, testemunho de fé Interesse dominante = suscitar a fé Substrato para pregação, catequese e apologética Textos populares

Estudo dos EVANGELHOS SINÓTICOS ORIGEM, NATUREZA E FINALIDADE Sobre gêneros literários... Distância entre Jesus e os evangelhos Não são uma única redação de único autor Grande gênero literário e dentro dele há outros gêneros O grau de historicidade do que se relata e sua evolução