Desmatamento no Cerrado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Advertisements

1º Seminário Catarinense sobre a Biodiversidade Vegetal
Biomas brasileiros.
Educação Ambiental – Mata ciliar
Ana Claudia Matos da Silva
BIOMAS BRASILEIROS.
O PANTANAL Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato-Grosso (região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste),
A faura e a floura do pantanal
Campos.
CERRADO.
BIOMAS.
Vegetação do cento sul A Região Centro-Sul possui vários ecossistemas diferentes. Se destacam a Mata Atlântica , onde possui alguns pequenos trechos preservados.
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
Gestão Ambiental Aplicada
“Desenvolvendo e disseminando modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação.
A importância da Mata Ciliar
Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
Atividades do campo.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
PAISAGENS, ESPAÇO GEOGRÁFICO E TRABALHO
Legislação sobre unidades de conservação / proteção da biodiversidade
ÁGUA.
Profº LUIS RODRIGO.
Biomas do Mato Grosso do Sul
4º Ano Professora Alessandra Stock
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Flora.
Aspectos Históricos, Conceituais e Legais Relacionados
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Consumo Sustentável.
Cerrado.
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
PANTANAL.
Biodiversidade.
BIOMAS BRASILEIROS.
DESMATAMENTO E DEGRADAÇÃO DO SOLO
Escola : E.E. Dona Consuelo
Saúde e Ambiente.
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
Restauração de Habitats
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
PROJETO CERRADO GEOART
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat 2008
A Fauna da Mata Atlântica
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
Desmatamento Prof. Regis Romero.
E. M. E. F . Ilza Molina Martins
BIOMAS DO BRASIL.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Myrian de Moura Abdon – INPE
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Diversidade Biológica
Recuperação de Áreas Degradadas
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
Localização geográfica.... fatores climáticos temperatura pluviosidade umidade relativa tipo do substrato.
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
Transcrição da apresentação:

Desmatamento no Cerrado Vegetação do tipo Cerradão

Há tempos o homem modifica o meio ambiente para o seu uso e benefício imediato, sem pensar nas conseqüências futuras de suas ações. Cerrado sentido restrito

Desmatar é retirar toda a cobertura vegetal de uma área, alterando drasticamente a paisagem natural.

O homem pratica o desmatamento com a finalidade de comercializar madeira, abrir espaço para a urbanização, a construção de habitações, indústrias, hidroelétricas, bem como abrir espaço para a agricultura e a pecuária, com a implantação de pastagens para gado e lavouras.

Em área de cerrado e cerradão na Bacia do Alto Paraguai, tem-se observado uma crescente retirada da vegetação nativa principalmente para a formação de pastagens implantadas. O desmatamento da área florestada no planalto é estimado em 65% da área florestada e no Pantanal é estimado em 10%, de acordo com pesquisas da Embrapa Pantanal.

O desmatamento tem atingido áreas de mata ciliares, causando assoreamento de rios e a destruição do habitat de animais e de plantas nativas. Além de destruir espécies regionais, causa a extinção de espécies endêmicas, ou seja, espécies que são exclusivas daquela região - estas são perdas irreparáveis.

Outras conseqüências: Destruição da vegetação; Ipê-Amarelo Flor do Pequi Fruto de piúva

Destruição de habitats;

Destruição de habitats;

tatu-galinha Destruição da fauna; Morte de animais; Lobo Guará

Perda de matéria orgânica e fertilidade do solo, erosão e desertificação - o solo fica sem a proteção das raízes das árvores e arbustos.

Junto com a biodiversidade, perde-se também a oportunidade de descobrir novas espécies e as possibilidades de uso sustentável de muitos recursos naturais, como plantas medicinais e espécies frutíferas que são abundantes no Cerrado. Arnica (Lychnophora ericoides) Cajuzinho do Cerrado

ata-brava acuri

jatobá mama-cadela

araticum marmelo

o Cerrado poderá desaparecer O Cerrado perde uma área equivalente a 2,6 campos de futebol por minuto de sua cobertura vegetal. Nesse ritmo, o Cerrado poderá desaparecer no ano de 2030.

O Cerrado também é ameaçado pelos incêndios criminosos, comuns durante o período de seca.

Pela caça, contrabando de animais. Contrabando/ Arara azul (Foto Neiva Guedes) Muitos animais também morrem atropelados nas estradas que cortam o Cerrado. Anta atropelada

É um grande desafio mudar a visão errônea de que o desmatamento significa progresso.

Essa posição ignora o fato do Cerrado ser um dos mais ricos biomas do mundo, com grande biodiversidade, e recursos hídricos valiosos para o Brasil. Lago Azul No Cerrado nascem os rios das principais bacias do Brasil – por isso é chamado de “Berço das Águas”.

Pesquisa bibliográfica e edição desta apresentação feita por Thalita Duarte estagiária da disciplina de Prática de Ensino de Biologia/2007 da UFMS, como atividade curricular e para o projeto Pé na Água

Em atendimento ao Edital Projeto Pé na Água Concepção Synara Broch – Especialista em Recursos Hídricos / ABRH Paulo Robson de Souza – Prof. de Prática de Ensino de Biologia / UFMS Elisabeth Arndt – Especialista em Recursos Hídricos / SEMAC-MS Yara Medeiros – Jornalista Allison Ishy – Jornalista Em atendimento ao Edital CT-HIDRO/MCT/CNPq nº 15/2005

Realização (equipe técnica) Paulo Robson de Souza – Biólogo (Coordenação Geral) Synara Broch – Especialista em Recursos Hídricos (Coordenação Técnica) Yara Medeiros – Jornalista (Coordenação de Comunicação) Elidiene Priscila Seleme – Bióloga (Bolsista CNPq, Coordenação das oficinas, organização do CD-ROM) Ana Claudia Delgado Bastos Braga – Engenheira Sanitarista (Bolsista CNPq, pesquisa) Allison Ishy – Jornalista (Organização da cartilha) Diego Correia – Cientista Social (Bolsista CNPq, pesquisa) Elisabeth Arndt – Engenheira Agrícola/ Especialista em Recursos Hídricos (organização do CD-ROM) Vali Joana Pott – Botânica (levantamento florístico / colaboração Angela Sartori – Botânica (palestra sobre Chaco / colaboração) Lidimila Tadei, Lucas Pestana, Natasha Penatti, Simone Alves da Cunha – bolsistas de extensão UFMS 2007 Paulo Moska – ilustrador Marcelo dos Santos – design e programação do CD-ROM Karina Rébulla Laitart, Flávia Acceturi, Luis Eduardo Lescano, Gabriel Delgado – coletas botânicas e apoio logístico / colaboração Estagiários de Prática de Ensino de Biologia UFMS 2007

REDE DE SEMENTES DO PANTANAL Autores dos capítulos do livro Pé na Água Parceiros  CIDEMA SEMAC - MS SED - MS IBAMA - MS REDE AGUAPÉ EMBRAPA WWF Brasil ECOA – Ecologia e Ação REDE DE SEMENTES DO PANTANAL Autores dos capítulos do livro Pé na Água

Parceiros / apoio local   Prefeituras / Secretarias de Educação e de Meio Ambiente dos municípios brasileiros da Bacia: Antônio João, Bela Vista, Bonito, Caracol, Jardim, Ponta Porã e Porto Murtinho Marinha do Brasil – Porto Murtinho Rádios e ONGs locais Professores(as) das oficinas realizadas nos sete municípios Apoio Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis

Contatos www.redeaguape.org.br/penaagua E-mail: penaagua@gmail.com (coordenações) paulorobson.souza@gmail.com (coordenação geral) Telefone: (67) 3345 7329 (UFMS) 9218 4853 (Yara) Laboratório de Prática de Ensino de Biologia Departamento de Biologia Centro de Ciências Biológicas e de Saúde Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Universitário, s/n. Caixa Postal: 549 CEP: 79070-900

Atenção Esta apresentação foi preparada exclusivamente para uso em sala de aula. O projeto Pé na Água não detém o direito de utilização de mapas, ilustrações e fotografias utilizadas nesta apresentação, obtidas na internet, exceto as produzidas pela própria equipe do projeto. Para sua utilização em outros materiais ou veiculação em qualquer meio (eletrônico ou impresso), os autores ou os detentores dos direitos autorais devem ser formalmente consultados pelo(a) interessado(a).