BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Advertisements

1.
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
O dia em que quase perdemos o
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Dicas de como orientar seus estudos
Os planos de aula Para montar um plano de aula basta:
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Arlene Isac Dutra Madureira Lorena Lidiane Silveira 1° e 2° Ano
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Jogos.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
AS PESSOAS EM NOSSAS VIDAS.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Colaboração: Fernanda Ferreira Costa
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Sabe como capturar porcos
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski
A viagem Copyright by linka- All Rights Reserved ®
A Marca de Amor.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Pode me mandar 12 salsichas e uma perna
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
Ligue o som Pessoas!.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!.
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
Resolução de problemas: concepções
Planejamento e controle de estoques. Revisão Plano Mestre de Produção lida com períodos de médio prazo, que variam de bimestres há seis meses. Atua dentro.
Ante os Pequeninos A criança é uma edificação espiritual dos responsáveis por ela.
Equipe responsável pela produção
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
a razão pela qual isso foi enviado a você !!!
SITUAÇÕES.
Curso de Especialização em Gestão da Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (2010.1) QV2 - Introdução À Qualidade De Vida Professor: José Arimatés de.
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Clicar Poucas coisas doem tanto. Poucas coisas fazem tanto mal a ponto de tirar muitas vezes a vontade de viver. Se estamos doentes, vamos a um médico,
Aprendendo a tabuada de multiplicação.
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
NAJA SLIDES APRESENTA LETICIA THOMPSON O AMOR QUE SE PERDEU.
By Búzios Slides NINGUÉM CRUZA SUA VIDA POR ACASO Automático.
Formatado por Cris Sousa Um dia, o professor de Química de um grande colégio, enquanto a turma estava no laboratório, percebeu um jovem que coçava continuamente.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Você sabe como capturar porcos selvagens? AUMENTE O SOM ! Reformatado por Abril 2008 Formatado por Cris Sousa.
Ensino Fundamental, 8º Ano
Você sabe como capturar porcos selvagens?. Havia um professor de Química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto.
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
Transcrição da apresentação:

BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

DINÂMICAS

A turma deve estar dividida em equipes. MONTANDO UMA PONTE A turma deve estar dividida em equipes. Cada equipe receberá 4 pedaços de cartolina que serão suas tábuas para construir uma ponte para atravessar o rio. Vence a equipe que atravessar todos os participantes até o outro lado do rio, primeiro.

Para construir sua ponte, deverão ser respeitados os seguintes critérios: Cada integrante da equipe só poderá colocar 1 pé em cima de cada tábua; Não poderão se segurar em nada, pois não podem esquecer que estão no meio do rio. Esta dinâmica tem por objetivo o trabalho em grupo para a resolução de um problema.

O problema em questão é: construir uma ponte da maneira mais rápida possível usando quatro tábuas.

Para a resolução desse problema sugere-se que vão dois participantes, usando as quatro tábuas, ao chegar ao outro lado do rio um deles volta trazendo as tábuas para que os outros possam atravessar também. Há outras formas, por exemplo: dispor as tábuas no rio e pular sobre elas...

Trazendo para nosso dia-a-dia da sala de aula podemos fazer as seguintes comparações: Nossa sala de aula é uma equipe que tem o mesmo objetivo atravessar o ano letivo juntos; A cada aula surgirão problemas a serem resolvidos e você como o líder deste grupo precisa tomar decisões rápidas para não perder esta competição. E muitas vezes precisará da ajuda do seu grupo. Todos os problemas podem ter várias soluções e você deverá estar aberto para aceita-las.

DINÂMICAS

BEXIGAS Cada participante receberá uma bexiga que deverá ser enchida e amarrada na cintura e voltada para as costas e um palito de dentes. Ao sinal o coordenador da brincadeira dirá: “Ao final de 2 minutos, quem estiver com a bexiga cheia ganhará um bombom”.

Espera-se que todos os participantes tentem estourar a bexiga dos companheiros. Mas o objetivo era que os participantes percebessem que a ordem era “quem estiver com a bexiga cheia”, logo se ninguém estourasse a de ninguém todos ganhariam.

O espírito de competitividade e a má interpretação do que foi dito fazem com que os participantes se prejudiquem. Trazendo para nosso dia-a-dia, nossos alunos têm grande dificuldade em interpretar. A interpretação resolve a metade de um problema.

DINÂMICAS

BARCO Nesta dinâmica todos os participantes fazem parte de uma única equipe. Esta equipe estará sobre um pedaço de papel que será um barco que estará em um rio. O objetivo é que o barco atravesse o rio sem que ninguém caia do barco. Esta dinâmica tem por objetivo a resolução de um problema e o trabalho em grupo.

Levando esta questão para o nosso dia-a-dia novamente vemos que nossa sala de aula é uma equipe e que você precisa de estratégias para levar seu “barco” com todos os tripulantes a bordo até o outro lado do rio.

OFICINA: BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - FAFIMAN CRÉDITOS OFICINA: BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - FAFIMAN 16/09/2006 Janderson Matias da Silva Luiz Fernandes Maria Otaciana Boschini Susana de Fátima Lopes Valéria Cristina Lopes