Concordância Verbal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Prof ͣ. Ana Maria Hernandes
Orações Subordinadas Substantivas.
Tipos de sujeito.
Termos Integrantes da Oração
O PRONOME.
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
Concordância Verbal 2º ano do Ensino Médio – Colégio Status Positivo
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância verbal – 9º ano EF Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Concordância Na voz passiva.
Sujeito Composto Verbos no plural casos.
Concordância do Verbo Ser
Concordância verbal.
Concordância Verbal.
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
O modelo morfossintático
Profª Giovana Baggio Schubert
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SE HAVER e FAZER Verbo SER.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
Capítulo 2 Concordância verbal X SAIR STILLFX/SHUTTERSTOCK
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Aulas 13 e 14 Sujeito e Predicado.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Profª Adriana Guimarães
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Verbal.
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar.
Concordância Verbal I.
Termos essenciais da oração
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA: VERBAL E NOMINAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância verbal Prof. Aramis de Cássio Língua Portuguesa
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância Nominal Concordância Verbal
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL Um helicóptero sobrevoou a região. Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. Nós nunca discordamos de você.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

Concordância Verbal

REGRA GERAL O VERBO concorda em número e pessoa com o SUJEITO. “veio os homens c’as ferramenta...” (Adoniran Barbosa) Corrigido: vieram os homens com as ferramentas...

Alguns fatores que afetam a concordância verbal: ORDEM INDIRETA: Chegou, ontem à noite, os convites.(coloquial) Chegaram, ontem à noite, os convites. (culto)

Alguns fatores que afetam a concordância verbal: A DISTÂNCIA ENTRE O SUJEITO E O VERBO: - A torcida dos clubes paulistas, que estavam em péssima colocação no campeonato, quebraram toda a arquibancada. (errado) - A torcida dos clubes paulistas, que estavam em péssima colocação no campeonato, quebrou toda a arquibancada. (certo)

Alguns fatores que afetam a concordância verbal: PALAVRAS NO PLURAL VIZINHAS AO NÚCLEO DO SUJEITO QUE ESTÁ NO SINGULAR: - A educação destas pessoas impediram um prejuízo maior. (errado) - A educação destas pessoas impediu um prejuízo maior. (certo)

SUJEITO COMPOSTO EM ORDEM DIRETA: o verbo concorda com a soma. Ex: As becas e o diploma chegaram. EM ORDEM INDIRETA: pode ir para o plural ou concordar com o mais próximo. Ex: Chegou o diploma e as becas. Chegaram o diploma e as becas.

SUJEITO COMPOSTO NÚCLEOS SINÔNIMOS: o verbo pode estar no plural ou no singular. A maldade e a ruindade habitavam o seu ser. A maldade e a ruindade habitava o seu ser.

SUJEITO COMPOSTO SEGUIDO DE APOSTO RECAPITULATIVO: concorda com o aposto. Vinho, caviar, praia, nada o fazia feliz.

SUJEITO COMPOSTO - NÚCLEOS PERTENCEM A PESSOAS GRAMATICAIS DIFERENTES: a primeira pessoa prevalece. Eu e tu cantamos bem. 1ª 2ª 1ª pl. Eu e ele cantamos bem. 1ª 3ª 1ª pl.

SUJEITO COMPOSTO Tu e ele cantastes bem. 2ª 3ª 2ª pl. Tu e ele cantam bem. 2ª 3ª 3ª pl.

PRONOMES DE TRATAMENTO O verbo e os pronomes vão para a terceira pessoa do singular. Ex: Vossa Excelência parece tão abatida. É porque seu filho ainda não ligou?

SUJEITO ORACIONAL Se o sujeito for uma oração, o verbo fica sempre na terceira pessoa do singular. Ex: Foi difícil chegar a este design. (propaganda)

Substantivo coletivo e expressões partitivas O verbo fica no SINGULAR, caso não seja seguido de substantivos no plural: O bando fugiu. A maioria conseguiu. O verbo fica no SINGULAR ou no PLURAL, se seguido de nomes no plural: O bando de marginais fugiu/ fugiram. A maioria dos alunos passou/ passaram.

Com os pronomes relativos “que” e “quem” QUE: Na função de sujeito, faz com que o verbo concorde sempre com o antecedente. Foram os problemas que a motivaram. - QUEM: Na função de sujeito, o verbo concorda com o antecedente ou fica na terceira pessoa do singular. Fui eu quem fiz. Fui eu quem fez.

VERBOS HAVER E FAZER HAVER: quando sinônimo de existir ou acontecer é IMPESSOAL e fica sempre na terceira pessoa do singular. Não havia dúvidas de quem era o culpado. (Não existiam dúvidas...)

VERBOS HAVER E FAZER Houve confrontos recentemente. (aconteceram) Pode haver novos confrontos. (Podem acontecer novos confrontos.) Deve haver interessados. (Devem existir interessados.)

VERBOS HAVER E FAZER HAVER e FAZER com o sentido de TEMPO DECORRIDO: ficam sempre no singular. Há vinte anos não visito minha terra natal. Faz dois anos que a conheci. Vai fazer três meses que não bebo.

INDICAÇÃO DE HORAS, DATAS E DISTÂNCIA O verbo concorda com o número: São duas horas. É uma hora e vinte. São vinte de setembro. (ou É dia vinte de setembro) São vinte metros.

VERBOS DAR, BATER E SOAR Se o termo relógio (torre, igreja etc) é sujeito, o verbo fica no singular. Ex: O relógio deu/ bateu/ soou três horas. - Se o sujeito é o número, o verbo concorda com ele: Ex: Deram três horas no relógio.

A PALAVRA “SE” - Partícula apassivadora (somente com VTD e VTDI): o verbo concorda com o sujeito. Aluga-se quarto. Alugam-se quartos. (Quartos são alugados)

A PALAVRA “SE” - Índice de indeterminação do sujeito (VI, VL, VTI): o verbo permanece no singular. Necessita-se de voluntário. Necessita-se de voluntários.

Pronomes seguidos “de nós” ou “de vós” Se o pronome estiver no singular, o verbo também estará: Qual de vós nunca errou? Nenhum de nós irá. Se o pronome estiver no plural, o verbo vai para a terceira pessoa do plural ou concorda com os pronomes: Quais de nós vencemos? Quais de nós venceram?

SUJEITO: NOME PRÓPRIO NO PLURAL Precedido de artigo: verbo no plural. Os Estados Unidos atacaram o Iraque. Não precedido de artigo: verbo no singular. Estados Unidos atacou o Iraque.

“É QUE” e “HAJA VISTA” É QUE: É INVARIÁVEL. Nós é que solicitamos a mudança. Os policiais é que encontraram o corpo. Pode variar se o verbo não estiver ao lado do que: São os deputados corruptos que roubaram. HAJA VISTA: existe no singular e no plural, mas nunca no masculino (haja visto). Haja/ Hajam vista os dólares que roubaram!

NÚCLEOS LIGADOS POR “OU” Verbo no singular se há idéia de retificação ou exclusão. Alckmin ou Kassab irá para o segundo turno, diz pesquisa. - Verbo no plural se a ação for de ambos os núcleos. Só um pai ou um irmão compreenderiam.

O VERBO “SER” Meu problema é dois ou Meu problema são dois? O correto é “Meu problema são dois”. Este verbo concordará muitas vezes com o predicativo e não com o sujeito! A não ser se o sujeito for nome próprio: Maria é desejos.

O VERBO “SER” Há expressões invariáveis, formadas pelo verbo “ser”: é muito, é pouco, é demais etc. Cem quilos é muito. Duzentos metros é demais. Cinqüenta reais é pouco. Logo, não concordam como sujeito.