BARRAGENS DE TERRA Prof. Esp. Everton Narciso de Oliveira Goiânia, 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso: Engenharia Civil Geologia
Advertisements

IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
Barragens de contraforte
Barragem de Enroncamento
Barragem de Terra Tipos de barragens de terra Adequabilidade do Local
Modelos de estrutura interna da Terra
CAMPUS BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SOLOS E GEOLOGIA.
Amortecimento de Ondas de Cheias em Canais Prof. Dr Rubem La Laina Porto Prof. Dr. Kamel Zahed Filho PHD Hidrologia Aplicada.
FUNDAÇÕES Prof. Heliton Lourenço Engenheiro Civil Engenheiro de Segurança do Trabalho Especialista em Gestão Ambiental de Municípios Curso de Engenharia.
Projeto Interdisciplinar Resmat
Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Daniel Alexandre Aio Autor Orientador ILHA SOLTEIRA Departamento.
PERCOLAÇÃO DE ÁGUA NO SOLO - REDE DE FLUXO Profª. Valquíria Claret dos Santos.
PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS II IP - 05 DANIEL CRUZ DE SOUZARA: GABRIEL PIMENTEL PORTELA ORMONDERA: LAÍS HERMOSILA ALBIERIRA: LEONEL.
Tipos de Barragens. Barragens Vítor Viana Mat
INFILTRAÇÃO Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro UFCG / CTRN / PPGECA / AERH DISCIPLINA: HIDROLOGIA APLICADA PROFESSOR: CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO.
PERDAS DE CARGAS EM TUBULAÇÕES Francisco Denilo Juliana Lorenzo Mauricio Sodré Uoston Tavares Viviane Basílio.
BARRAGENS Prof. Rodrigo Raposo, DSc 1° sem BARRAGENS Finalidades das barragens Tipos de barragens Elementos de uma barragem Elementos de projeto.
APRESENTAÇÃO A SITUAÇÃO DO AÇUDE CASTANHÃO NO ESTADO DO CEARÁ
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I
Professora: Alexsandra Ribeiro
Hidráulica Geral (ESA024A)
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Hidráulica Geral (ESA024A) Aula 04 – Escoamento Uniforme Prof. Homero Soares Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.
ENSAIO DE PERDA D’AGUA (ENSAIO LUGEON)
VALORES CARACTERÍSTICOS DAS AÇÕES USUAIS NAS ESTRUTURAS
REDES DE FLUXO NOS SOLOS 2 parte
ISOSTÁTICA Curso: Engenharia Civil Professor Vinícius A. Martins
Base de pilares - Placas de Base - Tipos de bases
ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA
Mecânica dos Solos para Engenharia de Minas
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
Geração de Energia Hidrelétrica
Prof. Eudes José Arantes
REDES DE FLUXO NOS SOLOS
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
Modelos de estrutura interna da Terra
Empuxo do solo Definição
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
Estabilidade de Estruturas
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Aula 13. Blocos de Ancoragem Definição Trata-se da confecção de blocos, em concreto simples ou armado utilizados nas redes de distribuição de água,
COMPACTAÇÃO DE SOLOS INTRODUÇÃO Compactação: procedimentos visando aumentar a compacidade de um solo pela redução de vazios através de esforços externos.
Mecânica dos Solos Grandes obras de Engenharia Engenheiros Natos.
Modelos de estrutura interna da Terra
PLANO DE ENSINO E TERMINOLOGIA DOS PAVIMENTOS
ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA. CIÊNCIAS DO SOLO.
MECÂNICA DOS SOLOS II Aula 1 – Apresentação da disciplina Engenharia Civil Prof.(a) Juliane Hendges 1 Canoinhas
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS Alunos: Kennedy Glauber e Aline Magalhães.
COMPACTAÇÃO DO SOLO NOMES: ADRIANO, ALEXANDRE, BRUNO, GUILHERME.
CAPÍTULO 9: MEDIÇÃO DE DESLOCAMENTOS HORIZONTAIS 9.5 ELETRONÍVEIS EDINEI FACHIM E JEANCARLOS NEUBERGER BARRAGENS.
Disciplina: HIDROGEOGRAFIA Prof Dr. Luiz Carlos Araújo dos Santos Mestranda: Gizele Barbosa Ferreira.
PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AÇUDE NO RIO PÚNGUÈ COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DE CHEIAS E MINIMIZAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUAS NO DISTRITO DE DONDO.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Enchentes e Deslizamentos de Terra
Capítulo 1: Tensão.
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
ESTABILIDADE DE TALUDES
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS Alunos: Kennedy Glauber e Aline Magalhães.
Trabalho de Física Hidrelétrica
CONCEITOS BÁSICOS SOBRE PAVIMENTAÇÃO TEMA: INTRODUÇÃO Prof. Ricardo Chaveiro Alves.
A mais usada em canais fechados. Hidráulica Básica – aula 13
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE BARRAGENS E GESTÃO AMBIENTAL.
Concreta Tecnologia em Engenharia
PLANEJAMENTO DE UMA OBRA 1A. RELATÓRIO PRELIMINAR Visita ao local em que será realizada a obra Localização do canteiro de obras – Desenho. Acessos ao canteiro.
Estruturas na Arquitetura IV Projeto – A1
Fonte: Pet Engenharia Civil UFJF, 2014 Infiltração por capilaridade ou percolação ocorre quando a umidade do solo sobe para a superfície (umidade ascensional),
Transcrição da apresentação:

BARRAGENS DE TERRA Prof. Esp. Everton Narciso de Oliveira Goiânia, 2017.

Introdução: Barragens: São estruturas construídas em vales e destinadas a fechá-los transversalmente, proporcionando um represamento de água; Finalidade: Abastecimento; Suprimento de irrigações; Produção de energia elétrica; Escolha do local: Mediante estudos geológico, geotécnicos, fatores hidráulicos, hidrelétricos e político-econômicos;

Tipos de Barragens de Concreto: Barragens de peso: Têm a sua estabilidade assegurada pelo peso da própria estrutura – são geralmente de concreto simples ou ciclópico e de seção transversal trapezoidal; Solo resistente, pouca deformabilidade e estanqueidade. Segurança ao tombamento = 0. Coeficiente de atrito entre 0,5 e 0,8.

Barregens arco-gravidade: Curvas em planta e com a face convexa para a montante. Conquanto tenha sua estabilidade auxiliada por “efeitos de arco” (parte da carga da água é transmitida para rochas das encostas), ela é predominantemente assegurada pelo seu peso próprio. Existe método próprio de cálculo (Tolke).

Barragens Abóbadas: Caracterizam-se pela sua pronunciada curvatura (simples ou dupla) e ainda pelo fato de suas seções trabalharem predominantemente à compressão (aproveitando assim esta propriedade fundamental do concreto), bem como as suas fundações e as encostas. Estruturas em foma de V ou U; É uma estrutura hiperestática;

Barragem do Cabril, em Portugal – 135 m de altura.

Barragens de Contraforte: São essencialmente constituídas por dois elementos: a cortina e o contraforte. Se a cortina é de laje plana armada apoiada nos contrafortes, tem-se a barragem de cortina plana;

Se a cortina é formada por uma série de abóbodas ou cúpulas engastadas nos contrafortes, têm-se as barragens abóbadas ou cúpulas múltiplas;

Tipos de Barragens de Terra: As barragens de material granular podem ser classificadas: As barragens de material granular são as mais antigas e adaptáveis formas de estrutura de retenção de água. Segundo o método de construção: Barragem de terra compactada; Barragem construída pelo método hidráulico; Com relação ao tipo de seção: Barragens homogêneas (em terra ou em enrocamento); São constituídas inteiramente do mesmo material Barragens mistas ou zonadas (podendo ser em terra e enrocamento); São formadas essencialmente por um núcleo de terra impermeável, limitado por zonas permeável, limitado por zonas permeáveis, que asseguram a estabilidade do conjunto.

ESCOLHA DO TIPO DE BARRAGEM: Escolha técnico-econômica: Local; Disponibilidade; Região; Jazidas de materiais; Acesso; Desvio temporário do curso d’água; Seção transversal de barragens de terra – composição da permeabilidade dos materiais.

Tabela de Taludes - Terzaghi

Seleção dos materiais: Estabidade permanente contra a ruptura; Impermeabilidade suficiente; Insolubilidade dos sólidos constituintes; Facilidade nas operações de construção (espalhamento e compactação). Ensaios fundamentais: análise granulométrica, limites de consistência, permeabilidade, compactação e resistência ao cisalhamento.

Infiltrações O grande problema das barragens de terra é a infiltração através do corpo da barragem ou de suas fundações. Estudo experimental: Determinar de maneira experimental as redes de fluxo; Linhas de saturação – representa a condição limite para o traçado da rede de fluxo no interior do maciço da barragem; Existência de dreno; Filtro de pé Existência da perda de água através da barragem e através da fundação;

CAUSAS DE RUPTURA: Extravasamento: passagem de água por cima da crista da barragem, é combatido pelo conveniente dimensionamento do vertedouro, que se destina exatamente a eliminar o excesso de água do reservatório. Causa hidráulica Infiltrações: pressões de percolação tornam-se excessivos – fenômeno de erosão regressiva – erosão tubular ou piping – para se combater: uso de drenos e impermeabilizações (tapete). Causa hidráulica Escorregamentos: cisalhamento do solo. Causa estrutural

Outros tipos de barragens: Barragens de enrocamento: São barragens constituídas por segmentos de rocha e cascalho compactado em camadas com solos vibratórios. Podem ser com núcleo em argila impermeável ou outro material ou ainda com face de concreto. Barragens de rejeitos: São barragens com a finalidade de reter os resíduos sólidos e água, em sua maioria contaminados, provenientes de processos de extração e beneficiamento de minérios.