Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
Advertisements

IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
BIZÂNCIO.
FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Idade Média Ocidental.
Alta Idade Média Período do século V ao século IX é caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Neste período observa-se os seguintes processos históricos:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
1 – OS POVOS BÁRBAROS: Povos fora das fronteiras (sem cultura greco-romana). Germânicos – principal grupo (suevos, lombardos, teutônicos, francos, godos,
Idade Média.
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
Idade Média A Idade Média é computada de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império.
Feudalismo Unidade 7 - HG.
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
A Formação da Europa Feudal
A transição do Império Romano para o Feudalismo / POVOS BÁRBAROS
IDADE MÉDIA Economia e Sociedade Professor Ricardo.
Feudalismo.
Idade Média.
IMPÉRIO CAROLÍNGIO CAPÍTULO 1 Da página 11 até 23.
IMPERIO CAROLÍNGIO SÉCULO V AO SÉCULO IX.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
OS BÁRBAROS Povos que viviam além das fronteiras do Império Romano, de cultura diferente e que não falavam o grego ou o latim. Foram esses povos que desintegraram.
8 Alta Idade Média Capítulo Capítulo 8 – Alta Idade Média
Reino Franco e Império Carolíngio.
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O FEUDALISMO.
Feudalismo 02/04/2017.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
FEUDALISMO.
Idade Média 476 d.C
FEUDALISMO.
-Migrações - Invasões.
A Queda do Império Romano
REINO FRANCO/IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Conceito de Idade Média
ORIGEM e CARACTERÍSTICAS:
IDADE MÉDIA (476 – 1453) Profº Paulo Henrique.
Início do feudalismo.
FEUDALISMO: Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (séc. V ao XV) e que baseava- se em relações servis de produção.
PhotoDisc/Royalty Free
HISTÓRIA idade média feudalismo
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
FEUDALISMO FEUDO.
Depois da queda do império romano do ocidente
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Queda do Império Romano e Reinos Bárbaros
“Bárbaros” para os Romanos
Povos Bárbaros Prof. Claudio
Alta Idade Média Período do século V ao século IX é caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Neste período observa-se os seguintes processos históricos:
IDADE MÉDIA – 476 D.C / 1453 Idade das trevas?.
Reinos Germânicos.
O Mundo na Idade Média Panorama Geral. A Baixa Idade Média: -
Feudalismo.
FRANCOS Povo de origem germânica que fixou-se na atual França a partir do Século V dC DINASTIA MEROVÍNGIA Meroveu – Líder franco que comandou a conquista.
Prof. Waldejares - História Geral
Idade Média Bárbaros e feudalismo.
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Idade Média Alta Idade Média.
OTO LUNA | HISTORIA GERAL
Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.
A Europa do século VI ao XII
Atividades de História
A Europa do século VI ao século XI. As invasões germânicas Decadência do Império Romano -Crises económico-sociais - crises políticas -Divisão do império.
Romanos: Descentralização Administrativa e Colonato
Alta Idade Média Aula 18 Migrações bárbaras Reino dos Francos.
IDADE MÉDIA Prof. Iair ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes.
Transcrição da apresentação:

Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor Alana Mendes Aline Batista Jennifer Neves Lorena Cortezão

A Migrações dos Bárbaros A palavra “Bárbaro”é de origem grega, com sentindo inicial de “gago” e “balbuciante”. Período das Migrações: século IV e V; As Migrações ocorreram na Europa, envolveram os grupos de diferentes origens,saqueando e ocupando as cidades do Império Romano

Os Bárbaros contribuíram para a formação étnica, cultural, linguística e religiosa do Ocidente. A relação entre romanos e bárbaros inicialmente foi pacífica. Guerreiros germânicos: guardas pessoais dos Imperadores. As estruturas Políticas Socioeconomicas do Império entraram em colapso.

Em 375, os Hunos investiram contra os ostrogodos, estabelecidos entre os rios Don e Dniester; No ano seguinte atacaram os visigodos que ocupavam a atual Romênia. Posteriormente invadiram o centro da Europa expulsando numerosos povos Germânicos.

Em 451, os Hunos tendo como comandante Átila, foram vencidos na Gália pelos Romanos tendo como apoio os guerreiros visigodos. A ruralização e a fragmentação do poder político contribuiram para a formação dos reinos bárbaros e para o desenvolvimento das instituições feudais.

Os germanos Eram guerreiros ferozes ainda mais temivéis que os gauleseis. A vida social centrava-se na família ou clã, A base de toda estrutura social residia no “sippe”. A economia baseava-se na agricultura e pecuária, que era desepenhada pela familia.

A metalúrgia desempenhou um papel importante na sociedade germânica com a fabricação de armas, barcos e carros de combate. Os aspectos culturais e religiosos estavam diretamente vinculados ao espírito guerreiro da sociedade.

Idade Média: uma nova concepção Inicia-se na segunda metade do século V até a primeira metade do IV. Surge novo modelo de organização sociopolítico. Período de retrocesso cultural a “idade das trevas”. Em 476, ocorreu a deposição do imperador Rômulo Augústulo.

Em 1453, ocorreu a conquista da cidade Constantinopla que marcou o fim da Idade Média.

A expansão dos francos e o Império Carolíngio As migrações das tribos dos Francos para o norte da Gália, ocorreram no século V. O rei Clóvis favoreceu o processo de ruralização da Europa Ocidental, A Dinastia merovíngia entregou seu poder efetivo a um grupo de altos funcionários, prefeitos do palácio.

A origem Sacro Império Germânico, Carlos Magno e o Renascimento Carolíngio, Com a morte de Carlos Magno houve da decadência socieconomica do império. Ocorreu em 843 o Tratado de Verdun. No século IX e XI houve a ocupação da Inglaterra, Irlanda e domínios carolínios pelos “vikings”.

A Europa dos Feudos O feudalismo é um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homens a homens. A partir do século IX surge o feudalismo com as seguintes características: 1.expansão do trabalho servil, 2.fortalecimento do poder dos nobres, 3.consagração das relações de dependência e fidelidade no meio aristocrático.

Feudo significa um bem ou um direito cedido a alguém em troca de fidelidade e várias obrigações, Aquele que cedia o bem se tornava “suserano” Aquele que recebia passava a ser “vassalo”

A organização do Feudo O Feudo dividia-se em três partes: 1.Manso senhorial, 2. Manso servil, 3. Manso comum.

Feudalismo: herança germânica e romanas O feudalismo resultou da combinação de instituições romanas e tradições germânicas: colonato comitatus e beneficium

A sociedade Feudal A sociedade Feudal está dividida em três ordens: Clero Nobreza Camponeses.

Bibliografia BRAICK, Patricía Ramos. A História das cavernas ao Terceiro Milênio, volume único. 3 ed. Reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2007.

“Se um franco é seu amigo, com certeza não é seu vizinho”.