Linguagem de Expressão (EL)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Advertisements

Marco Antonio Montebello Júnior
Paulo Marques Hernâni Pedroso
JavaScript O JavaScript é uma linguagem de scripting, orientada a objectos e independente de plataformas Criada pela NetScape Código embebido em paginas.
Pearson Education Slide 1. Pearson Education Slide 2 Capítulo 2 Criado por Frederick H. Colclough, Colorado Technical University Fluxo de Controle.
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Elsa Carvalho 49 Universidade da Madeira Departamento de Matemática e Engenharias Programação em Lógica e Funcional (2000/01) (Actualizado em 2005/06)
Expressões Lógicas e Comandos de Decisão
Introdução a Programação Renata Freire
Java Server Pages (JSPs)
Introdução a circuitos lógicos
Usando ArcMap Carlos Ruberto Fragoso Júnior www. ctec. ufal
PROGRAMAÇÃO ou LINGUAGEM C?
Introdução ao JavaScript
Programação em Perl.
Prof.: Carlos Hairon R. Gonçalves
Geração Dinâmica de Páginas com JSP Eduardo Martins Guerra Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software Programação.
Apresentação teórica do Conceito HTML
EL e JSTL Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
12 Horas Instrutor: Antonio Itamar Júnior
Introdução à Programação para WEB
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Tópicos avançados em internet B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Conceitos básicos de orientação a objetos
PHP Tipos de dados Constantes.
Gramáticas Livres de Contexto
Shell Script Bruno dos Santos Bermann
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Técnico em Informática - Senac
Linguagem de programação
Introdução à Linguagem Java
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
Professor: Márcio Amador
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Prof.: Jean Carlo Mendes
Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL.
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Aula 2 Igor Ebrahim (ies) if669 - Introdução à Programação Monitoria de IP.
Definições de Esquemas, Restrições básicas e buscas
Tipos de Dados Operadores
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Programação Orientada a Objetos - Java
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos – Java Server Pages(JSP) Prof. Odair
Programação Funcional
Cálculo Relacional.
Programação I Aula 4 (Expressões Booleanas e Expressões de Seleção) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 17/3/2009.
JAVA Sintaxe.
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Cascading Style Sheets (css). Cascading Style Sheets  Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de.
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – abril de 2010 Expressões booleanas  Tipo boolean -Tipo de dado primitivo -Possui os valores: true e false.
Programação de Computadores - 1
Programação Distribuída em Java Aula 09 - JSP. Na aula passada vimos: Aspectos gerais de segurança em Java policytool Instalação de políticas de segurança.
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Daniel Paulo SQL Módulo I Daniel Paulo
Capítulo 7. Asserções  Introdução  Sintaxe das asserções  Executando sua aplicação  Ativando e desativando asserções 2.
JSTL.
PARADIGMAS DE LINGUAGENS EXPRESSÕES E INSTRUÇÕES DE ATRIBUIÇÃO
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
1 Programação – JAVA Unidade 3 – Loops e Lógica Prof. Aparecido V. de Freitas Curso de Ciência da Computação.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
CONDICIONAL IF Desenvolvido pelo Mestrando Rodrigo Moreira Barreto – VHLab (Virtual Humans Simulation Laboratory – PUCRS) 1 Desenvolvido por: Rodrigo Moreira.
VARIÁVEIS Desenvolvido pelo Mestrando Rodrigo Moreira Barreto – VHLab (Virtual Humans Simulation Laboratory – PUCRS) 1 Desenvolvido por: Rodrigo Moreira.
Linguagem Java Programação II.
JavaScript Introdução ao JavaScript 1. Objetivos Introdução Sintaxe Básica Arquivo (script) externo Script no HEAD da página Script no BODY da página.
Programação para Internet Rica– Aula 05 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
IF E ITERAÇÃO WHILE Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java e T. Munzner)
 Linguagem do tipo script  Roda do lado do servidor – “server-side”  Suporte à vários BDs (MySQL, Postgres, Oracle, entre outros.)  Ferramentas grátis.
Aplicativos para Web - Java Server Pages(JSP) Prof. Odair
Transcrição da apresentação:

Linguagem de Expressão (EL)

Introdução Até o momento aprendemos como utilizar o JSP dentro de nossas aplicações. Aprendemos a fazer o uso de scriptlets, expressões etc... Porém, neste tipo de desenvolvimento tem-se uma grande mistura de códigos java e html, o que pode tornar o código um pouco desorganizado. Discutiremos dois elementos de páginas JSP que reduzirão a necessidade incluir scriptlets e expressões em páginas JSP, uma nova forma de acesso aos objetos, conhecida como Expression Language (EL)

Linguagem de expressão - JSP Esta linguagem de expressão foi introduzida com a especificação de JSP 2.0 e fornece uma sintaxe simples e limpa para a escrita de expressões que executam a lógica ou o acesso simples a valores.

Linguagem de expressão - JSP Se quiséssemos recuperar a propriedade de um objeto, poderíamos utilizar: <% String nome = user.getSobreNome(); %> Usando EL, a propriedade do objeto pode ser acessada com: ${user.sobreNome} Na construção acima o desenvolvedor não precisa conhecer sintaxe Java, pois é curta e objetiva.

Linguagem de expressão - JSP Sintaxe EL Linguagem de expressões foi desenvolvida para ter a sintaxe simples. Basicamente, uma construção EL pode ser literal ou uma expressão incluída entre ${ e }. EL suporta os seguintes tipos : Boolean Long Float String null

Linguagem de expressão - JSP Sintaxe EL Atributos EL são tratados como se fossem código Java. Por exemplo, valores lógicos podem ser true ou false (verdadeiro ou falso), Strings precisam estar entre aspas duplas (") ou aspas simples ('), e o valor null define um valor inexistente.

Linguagem de expressão - JSP Operadores básicos (+, -, *, /, %) os lógicos (&&, ||, !) comparação (==, !=, <, <=, >, >=).

Linguagem de expressão - JSP Palavras reservadas EL também define as palavras reservadas que imitam a funcionalidade de alguns dos operadores: and (&&) eq (==) gt (>) ge (>=) or (||) not (!) ne (!=) lt (<) le (<=) div (/)] mod (%).

Linguagem de expressão - JSP Outras palavras reservadas disponíveis: True - corresponde ao valor do atributo lógico. false - corresponde ao valor da atributo lógico. instanceof – similar à palavra reservada em Java. null – similar à palavra reservada em Java. Determina um valor nulo. empty – pode ser usado em diversos casos. Por exemplo, quando se declara um atributo do tipo String e determina que não terá valor, ou até mesmo um vetor ou uma instância.

Linguagem de expressão - JSP Abaixo, exemplos de expressões EL. ${'JEDI'} – palavra 'JEDI' sendo atribuída a uma String ${5 + 37} – retorna o valor 42 ${ (10 % 5) == 2} – retorna verdadeiro ${empty ''} - retorna verdadeiro

Linguagem de expressão - JSP Acessando atributos e propriedades O acesso ao atributo é simples com EL (simplesmente referenciada pelo nome). As propriedades, os métodos, e as disposições do JavaBean podem ser acessadas usando o nome do atributo “.” notação. Exemplo: ${usuario.sobreNome} Note que o escopo do JavaBean não importa. EL executa a pesquisa, verificando no escopo da página, do pedido, da sessão, e da aplicação para ver se há um JavaBean com o nome especificado. Se tentarmos acessar o nome de um JavaBean que não exista dentro de nenhum escopo, vazio será retornado.

Linguagem de expressão - JSP Os métodos/propriedades são acessados da mesma maneira. Se quisermos recuperar o comprimento do sobrenome de um usuário, nós podemos primeiramente recuperar a propriedade do sobrenome chamando então o método .length, como no exemplo abaixo: ${usuario.sobreNome.length}

Linguagem de expressão - JSP Objetos implícitos EL Não obstante a pesquisa automática de nomes para facilitar a codificação, especificar as variáveis de espaço explicitamente faz com que a construção seja fácil de entender para um futuro desenvolvedor. EL disponibiliza diversos objetos implícitos que representam um mapa dos objetos dentro dos diferentes escopos, como a seguir. pageScope requestScope sessionScope applicationScope Por exemplo, se nosso objeto 'usuario' foi localizado dentro do escopo da sessão: ${sessionScope.usuario.sobreNome}

Linguagem de expressão - JSP Além do exemplo acima, EL define também os seguintes objetos implícitos: param representa um mapa de parâmetros da requisição com nomes e valores. Por exemplo, para invocar o parâmetro ${param.loginNome} seria equivalente a instrução request.getParameter(“loginNome”). paramValues um mapa que conecta os argumentos dos nomes a vetores de Strings que representa os valores para o nome. Invocar ${paramValues.escolhas} é equivalente a instrução request.getParameterValues(“escolhas”).

Linguagem de expressão - JSP Além do exemplo acima, EL define também os seguintes objetos implícitos: Header um mapa que representa os cabeçalhos disponíveis de uma determinada requisição. Seus índices são similares àqueles recuperados chamando o método do getHeader de um objeto ServletRequest. headerValues Seus índices são similares àqueles recuperados chamados pelo método getHeaders de um objeto ServletRequest. cookies retorna os cookies disponíveis em uma requisição. Isto é similar a invocar o método dos getCookies de um objeto de HttpServletRequest.

Linguagem de expressão - JSP A notação [] Com exceção da notação “.”, EL também fornece a notação “[]” em variáveis, em métodos e em acesso a vetores. Em muitas maneiras as duas notações são similares. Por exemplo, ${usuario.sobreNome} é o mesmo que ${usuario [sobreNome]}.

Linguagem de expressão - JSP EL aplicado a Collections Quando se faz o uso de list, maps, array, etc... A EL será aplicada da seguinte forma List e arrays $(nomeVariavel[index]) nomeVariavel refere-se a referência do objeto Index refere-se a posição a ser obtida Map $(nomeVariavel[“key”]) Key indica o nome que identifica a chave