REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Reprodução.
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
SISTEMA REPRODUTOR.
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
Estruturas Anatômicas dos Genitais Femininos Internos e Externos
ASSER Profa Camila Papini
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
Transmissão da vida. -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro.
*Sistema Reprodutor* Função: garantir a perpetuação da espécie, ou seja, não deixar a espécie entrar em extinção. Temos 2 tipos: Sistema reprodutor feminino.
Este cariótipo será masculino ou feminino?
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professora Natália. Cobrado como um adulto e tratado como uma criança.
Uma das funções que caracteriza os seres vivos é a reprodução. É através dela que é assegurada a continuidade da vida. É pela reprodução que os seres.
Reprodução Humana e Manipulação da Fertilidade Unidade 1.
Reprodução ASSEXUADA SEXUADA Presença de gametas  fecundação.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO Qual é a importância da reprodução? Todas as espécies de seres vivos da Terra têm a capacidade de reprodução, ou seja,
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
BIOLOGIA PROF. CALINA GREINER.  Vulva (parte externa)  Vagina  Útero  Tubas uterinas  Ovários.
Ana Luisa Miranda Vilela ( SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO.
Diplofase Haplofase semelhante em ambos os sexos7.ª semana de vida diferenciação dos órgãos sexuais As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se.
Diplofase Haplofase semelhante em ambos os sexos7.ª semana de vida diferenciação dos órgãos sexuais As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se.
SISTEMA REPRODUTOR. SISTEMA REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato uretral Grandes lábios Hímen Pequenos lábios APARELHO REPRODUTOR Feminino Clitóris Meato.
Professor: Leandro Penitente
Colégio Maria Imaculada
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Sistema genital masculino
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
REPRODUÇÃO HUMANA.
Reprodução Humana Prof.: Edi.
Sistema Genital.
SISTEMA REPRODUTOR.
Diferenciar herança autossômica de herança relacionada ao sexo
METÓDOS CONTRACEPTIVOS
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Sistema reprodutor masculino e feminino
O Controle Genético da Determinação e Diferenciação Sexual
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Sistema reprodutor masculino e feminino
REPRODUÇÃO.
Fonte: slideshare (Adaptado)
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
EMBRIOLOGIA Página 105.
Sistema reprodutor.
Descrição dos órgãos reprodutores
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Professor: Guilherme Vieira
SISTEMAS REPRODUTORES FEMININO E MASCULINO
CLAMÍDIA A doença “silenciosa”
Transformação do corpo
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
Ocorrendo a falência ovariana, após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona sofrem uma queda e, consequentemente, as taxas dos hormônios.
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares
Revisão anatômica e fisiológica do aparelho geniturinário feminino
SISTEMA REPRODUTOR.
Métodos contraceptivos
FASES DA VIDA.
Da fecundação ao parto Fecundação – tubas uterinas.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Prof: Marcus Ferrassoli
ANATOMIA SISTÊMICA Aparelho Gênito-urinário
Gravidez.
REPRODUÇÃO SEXUADA.
Revisão para o teste de Ciências
Orientações de estudo SISTEMA NERVOSO
8º ano Professora Natália
REVISÃO Anatomia Humana Sistêmica RFM 0012
Transcrição da apresentação:

REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR Ensino Fundamental II – 8º Ano Ciências Naturais Profª: Amanda Siqueira REPRODUÇÃO HUMANA ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Vagina: Órgão da cópula. Canal de paredes elásticas com cerca de 8 a 10 cm de comprimento e se liga ao útero e a vulva. É neste canal que ocorre a penetração, liberação de espermatozoides e canal de fluxo menstrual. Local natural do parto. Vulva: Toda a genitália externa feminina, conjunto de pequeno e grandes lábios. Lábios Maiores: duas pregas de formato alongado que se localizam ai redor do óstio da vagina. Lábios menores: escondido pelos lábios maiores, localizam-se entre os labios grandes e o óstio da vagina. Óstio da vagina: orifício de entrada da vagina. Óstio da uretra: orifício de saída da urina. Monte da pube: região elevada, localizada na região superior à vulva. Com a chegada da puberdade, é coberta por pelos. Clitóris: Estrutura a correspondente anatomicamente ao pênis. Durante a excitação sexual, recebe o maior fluxo de sangue e aumenta de tamanho. Estrutura bastante enervada. Responsável pela excitação feminina. Ovários: Um par de ovários que são as gônadas femininas, estruturas responsáveis pela produção de gametas e hormônios. Útero: Com formato de pera, o útero é uma cavidade responsável por abrigar o feto em desenvolvimento.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

ORGÃO REPRODUTOR MASCULINO PÊNIS: Órgão da cópula. Formado por um corpo e uma raiz, sendo o corpo parte livre e a raiz parte fixa. Glande: recoberta por uma pele – prepúcio. Escroto: Bolsa que abriga os testículos, cada um dos dois é abrigado em um compartimento. Testículos: São os gônadas masculinas. Estruturas de formato ovoide, responsáveis pela produção de espermatozoides e hormônios sexuais. Se mantém dentro da bolsa escrotal. Epidídimos: Estruturas conectadas a cada um dos testículos que armazenam os espermatozoides já produzidos. Canal Deferente: canal que conduz os espermatozoides do epidídimos ate o ducto ejaculatório. Próstata: Responsável pela produção de um líquido claro que corresponde de 10 a 30% do fluido seminal. Vesículas seminais: produz parte do líquido seminal. Próximo a próstata. Ducto ejaculatório: Canal onde o espermatozoide+ liquido seminal são conduzidos durante o processo de ejaculação. Glândula bulbouretral: Duas estruturas arredondadas que se encontram na uretra. Elas produzem uma substância semelhante a um muco

ORGÃO REPRODUTOR MASCULINO

SEXO E REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO: capacidade de um ser vivo em gerar outro ser. SEXO: troca de gametas/ material genético que possibilita a reprodução.

CICLO MENSTRUAL Geralmente 28 dias (data do 1º dia até o 1º dia do próximo); A mulher nasce com seus ovócitos; Após o fluxo menstrual, a hipófise disparam hormônios que estimulem o amadurecimento de outro grupo; Ovócitos amadurecem alternados; A parede do úteros se descamam e formam o fluxo menstrual.

FECUNDAÇÃO Se dá no momento em que os pronúcleos dos dois gametas (espermatozoide e ovócito) se fundem. Depois disso, essa nova estrutura, a célula-ovo, passa a se multiplicar enquanto migra para o útero, sempre ampliando o número de célula.

GRAVIDEZ

PRIMEIRO TRIMESTRE Formação do âmnio; 6 Semana: batimentos cardíacos; Séries de mudanças no corpo da mãe; Produção de HCG (troca de material mãe-filho e pela corpo lúteo; Presença de estrogênio e progesterona (inibem o fluxo).

SEGUNDO TRIMESTRE HCG e desconfortos na mãe diminuem Placenta produz progesterona (relaxa a musculatura uterina) e estrogênio (expansão da musculatura do útero, aumento das mamas e órgãos genitais, alem de induzir a abertura da vagina durante o parto; Embrião passa a ser chamado de feto. Identificam movimentos como chutes e socos;

TERCEIRO TRIMESTRE Postura do corpo da mãe se modifica para suportar o peso; Tamanho do feto: 30 cm Todas as estruturas já formadas; Movimento do feto para encaixar a cabeça na base da pelve; Crescimento e ganho de peso; Já é possível a sobrevivência caso seja necessário um nascimento prematuro; Alteração na concentração de progesterona; Aumento da ocitocina: responsável pela contração.

PARTO NATURAL

PARTO CESARIANO

TABELINHA – MÉTODO NATURAL

PRESERVATIVOS Preservativos feminino Preservativos masculino

DIAFRAGMA

ESPERMICIDAS

DIU – Dispositivo Intrauterino

MÉTODOS HORMONAIS Pílula anticoncepcional

Anticoncepcional injetável

Adesivo transdérmico

DIU hormonal

Implante anticoncepcional

Anel Vaginal

MÉTODOS CIRÚRGICOS Laqueadura tubária Vasectomia

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS Forma de contágio: Sexo; Troca de seringas; Transmissão fecal-oral; acidentes com materiais cortantes; Transmissão-vertical; Agentes causadores: bactéria, vírus, protozoários, fungos ou até insetos; Principal profilaxia: Uso de preservativos. Nº de contaminações para as principais DST’s no Brasil DST Nº DE CONTAMINAÇÕESS Sifilis 937.000 Gonorreia 1.541.800 Clamídia 1.967.200 Herpes genital 640.900 HPV 685.400

OBRIGADA!