I.A. – Inteligência Artificial 3/31/2017 1:04 PM I.A. – Inteligência Artificial Esta é a versão 1.0 da apresentação “XNA: I.A. Inteligência Artificial” Autor: Kellyson Victor Kellyson Victor XNA Natal Academic’s kellysonvictor@yahoo.com.br Tecnólogia em Desenvolvimento de Software CEFET-RN
Sumário Introdução IA Baseada em Regras 3/31/2017 1:04 PM Sumário Introdução IA Baseada em Regras Técnicas de Busca e Aprendizado Algoritmos Genéticos Vida Artificial IA's Extensíveis Agentes Inteligentes SDKs O Futuro da IA em Jogos Referências Bibliográficas O vídeo acima está disponível em http://soapbox.msn.com/video.aspx?vid=300ac3e6-8c72-4c82-97be-4f64296b9870.
Introdução Nesta apresentação demonstrarei o estado-de-arte da tecnólogia de IA em jogos comerciais, exemplos de casos reais das diversas tecnólogias sendo utilizadas pelos desenvolvedores, Agentes inteligentes, o que os fabricantes de jogos dizem sobre o futuro e o que as pesquisas apontam.
IA Baseado em regras Maquina de estado finita Maquina de estado fuzzy 3/31/2017 1:04 PM IA Baseado em regras Maquina de estado finita Maquina de estado fuzzy Abordagem familiar Regras geralmente previsíveis Abstrai conhecimentos prévios sobre IA HALF-LIFE e S.W.A.T. 2
Técnicas de Busca e Aprendizado A-Star Machine Learning Age Of Empire II Magic e Mayhen
Algoritmos Genéticos AG’s DNA biológico Redes Neurais CREATURES 3/31/2017 1:04 PM Algoritmos Genéticos AG’s DNA biológico Redes Neurais CREATURES CLOAK,DAGGER and DNA Creatures
Vida Artificial A-Life Flocking HALF-LIFE e UNREAL The Sims
IA's Extensíveis Bot’s QUAKE UNREAL 3/31/2017 1:04 PM XNA = DirectX + DNA? XNA enables students, hobbyist, studios and publishers to develop better games, more effectively, using C# that will run on Windows(PC), XBOX360(Console) and Windows Mobile enabled devices. Dispositivos móveis (Windows Mobile) são parte do plano original do XNA.
Agentes Inteligentes Percepção Seleção de comportamento Controle de ações Adaptação Comunicação
SDK’s Motivate Spark! DirectIA
O Futuro da IA em Jogos Que tecnologias estão no horizonte dos jogos? A IA continuará aumentando em importância? Consumidores realmente se preocupam com a IA do jogo ou eles estão mais interessados nos efeitos especiais em 3D? Existirá hardware dedicados (como as placas aceleradoras 3D)?
Referências Bibliográficas Russel and Peter Norvig, Artificial Intelligence: A Modern Approach, Prentice Hall, 1995 Bryan Stout, Adding Intelligence to computer games, Morgan Kaufmann, 1999
Sites http://www.sharpgames.net http://www.gamasutra.com – Site da sociedade mundial de desenvolvedores de jogos. http://www.hmt.com/cwr/boids.html – Página sobre a técnica de A-Life Flocking. http://www.aracnet.com/~wwir/j&p.html – Site da Nova Genética, contém grande lista de referência a técnicas de algoritmos genéticos. http://ai.iit.nrc.ca/ai_point.html – The Artificial Intelligence Resources Page. http://www.gameai.com – Site com referência sobre a indústria de jogos inteligentes
www.nudes.cefetrn.br/xna xna-natal-academics@googlegroups.com 3/31/2017 1:04 PM www.xna.com www.nudes.cefetrn.br/xna xna-natal-academics@googlegroups.com