Introdução à Filosofia SYLLABUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Marketing 1
Advertisements

Práticas Administrativas II
Práticas Administrativas I Semestre 2011 Prof Silvio Ribeiro
Projeto Político Pedagógico
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
TCC: Monografia e/ou Artigo
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
Os Escritos Joaninos Seminário Bíblico Palavra da Vida
O QUE É METAFÍSICA.
Banco de Dados (BAN-TSI)
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Tópico Avançados em Sistemas de Computação (Pesquisa Operacional)
Universidade de Uberaba Campus Rondon – Uberlândia V Simpósio de Inovação Tecnológica Graduação em Aluno(s):, Orientadores(as):, Título do Trabalho; pode.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL
WAC Writing Across the Curriculum
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Primeira Reunião Acadêmica
Teoria do conhecimento e filosofia da ciência Jerzy A. Brzozowski.
FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
6LEM090 LEITURA EM LÍNGUA INGLESA Avaliação da disciplina Profa Simone Reis Dezembro Universidade Estadual de Londrina.
Bruno Iran Ferreira Maciel
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Tópicos em Arquitetura e Hardware
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Forma Canônica e Definições
EAE INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO
PROJETO DE PESQUISA.
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Trabalho realizado por:
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
FILOSOFIA.
SUMÁRIO O sumário é parte obrigatória em um trabalho, pois esquematiza as principais partes, seções ou capítulos que aparecem neste trabalho, indicando.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
PROJETO UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
René Descartes ..
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Introdução à Filosofia: Ética
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Faculdade Piaget - Brasil
1/10 1.Objetivos do Curso 2.Metodologia 3.Material Bibliográfico 4.Cronograma de Atividades 5.Critérios de Avaliação 6.Atributos de um Bom Engenheiro 7.Fundão:
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VIII - APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA MANUAL DE MONOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Filosofia SYLLABUS Curso de Letras Semestre 2013.1 Bacharelato e Graduação Prof. Luís Estevinha luisestevinha@gmail.com

Resumo A introdução desenvolver-se-á em quatro vertentes: (1) enquadramento histórico da filosofia; (2) conceito, metodologia, finalidade e utilidade da filosofia; (3) áreas e problemas filosóficos. Espera-se que a complementaridade destas vertentes permita alcançar uma visão simultaneamente precisa e abrangente da filosofia.

Temas e conteúdos 1. Enquadramento histórico 1.1. A filosofia ocidental e a filosofia oriental 1.2. A filosofia ocidental antes e depois de Sócrates, Platão e Aristóteles 1.3. A filosofia da idade média 1.4. A filosofia moderna 1.5. Da filosofia natural para a ciência 1.6. A filosofia contemporânea e suas derivações

Temas e conteúdos 2. Conceito, metodologia, finalidade e utilidade da filosofia 2.1. Circunscrevendo o conceito de filosofia (o que a filosofia é e o que não é) 2.2. Delimitando o pensamento filosófico 2.3. O método filosófico 2.4. Os objectivos da atividade filosófica 2.5. Para que serve a filosofia? Qual a sua utilidade?

Temas e conteúdos 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.1. Metafísica 3.1.1. O problema da existência 3.1.2. O problema dos universais e dos particulares 3.1.3. O problema do sentido da vida

Temas e conteúdos 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.2. Epistemologia 3.2.1. O problema da possibilidade do conhecimento 3.2.2. O problema da natureza do conhecimento 3.2.3. O problema das fontes do conhecimento

Temas e conteúdos 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.3. Filosofia da mente 3.3.1. O problema mente/corpo 3.3.2. O problema da natureza da mente e da consciência 3.3.3. O problema dos limites da mente

Temas e conteúdos 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.4. Ética 3.4.1. O problema do outro 3.4.2. O problema da condução da vida 3.4.3. O problema da necessidade e da felicidade 3.4.4. O problema da vida e da morte

Temas e conteúdos 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.5. Filosofia política 3.5.1. O problema do estado de natureza 3.5.2. O problema da organização política e do poder político 3.5.3. O problema da justiça social

Temas e conteúdos 3. Principais áreas filosóficas e principais problemas 3.6. Filosofia da religião 3.6.1. O problema (re) ligação ao sobre-humano e ao divino 3.6.2. O problema da existência de Deus 3.6.3. O problema do dogma e da fé 3.6.4. O problema da relação da religião com a ciência

Objectivos pedagógicos 1. Disponibilizar a base histórica de conhecimento necessária para uma correcta compreensão dos tópicos e problemas filosóficos estudados no âmbito da disciplina. 2. Fomentar no discente a capacidade de formular e pensar por si, correcta e criticamente, os referidos temas. 3. Através de (1) e (2), potenciar a adesão do discente a futuras investigações na área.

Metodologia e implementação Sessões teóricas—implementação expositiva-descritiva: 70% (estimado). Sessões teórico-práticas—implementação interrogativa-crítica e brainstorming: 20% (estimado). Sessões de esclarecimento de dúvidas 5% (facultativo). Duas sessões de avaliação (duas horas).

Avaliação Primeiro elemento um exercício escrito presencial, de duas horas, versando sobre duas, e não mais que duas, de cinco questões disponibilizadas pelo professor aquando da prova. As questões tratadas serão escolhidas individualmente a gosto pelos alunos. O limite de texto são duas páginas por questão. Caligrafia indecifrável será um factor de penalização da nota.

Avaliação Segundo elemento um ensaio não-presencial, escrito em ms-word ou similar, com no mínimo 3000 e no máximo 5000 palavras (tipo de letra 12 e espaçamento de 1/5). O problema a tratar será selecionado individualmente por cada aluno a partir de uma lista de dez problemas atempadamente disponibilizada pelo professor.

Avaliação Segundo elemento O ensaio deverá cumprir o seguinte guião: (a) Estabelecer concisa e eficazmente o problema entre mãos; (b) Defender criticamente e com argumentos sólidos uma posição, própria ou de outrem, sobre esse problema; (c) Incluir a bibliografia tida em conta (que não contará para efeitos de contabilização de número de palavras).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO Às quartas-feiras das 18h30 às 19h45. Sempre necessário marcar com antecedência pelo e-mail: luísestevinha@gmail.com Indicar nome do aluno no e-mail de pedido enviado ao Prof.

Outros Bibliografia em português Os capítulos e as páginas das obras para leitura obrigatória serão indicados nas sessões. Site do curso: http://luisestevinha.weebly.com/cursos.html

Bom Trabalho e Boa Sorte!