Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Faculdade Piaget - Brasil
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Administração - Eng Ambiental Disciplina - Antropossociologia e Trabalho de Campo Pedagõgico 2° sem/2013 Prof. Fabiano Roxo Ementa A disciplina aborda conceitos sobre o ser humano como horizonte. Criar condições para que o aluno desenvolva a sua relação consigo mesmo e com o mundo. Na prática, procura facilitar a reflexão do aluno, situando-o num espaço onde se implicam no pensar o no agir. Numa dialética entre pensamento e ação: pensar a partir de textos, do diálogo interno e com os outros e agir em função de exercícios de dinâmica de grupo.
2
Objetivos A disciplina Antropossociologia e Trabalho de Campo Antropológico tem por objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos relacionados com as Ciências Humanas, para que os alunos possam refletir de maneira crítica, os textos fornecidos pelo professor.
3
Conteúdo Programático
A Antropossociologia e a interrogação sobre o humano: As concepções clássicas e as concepções científicas; Os vários níveis de interrogação: Desde a espécie ( o que é o homem?) e à ao indivíduo ( quem é este homem?) e a pessoa ( quem sou eu?/ quem é você?)
4
Conteúdo Programático
5. A visão científica do humano 6. As características humanas: linguagem, cerebralização e pensamento 7. A trindade humana: espécie/sociedade/indivíduo. A identidade individual
5
Conteúdo Programático
8. PROVA 9. A subjetividade, a intersubjetividade e a objetividade 10. A pluralidade humana e individual 11. A Antropologia aplicada em trabalho de campo antropológico 12. Definição do objeto de estudo – Metodologia e técnicas, entrevistas, questionários – Elaboração de um artigo científico
6
13. Cultura – Sociedade/ indivíduo e Comunidade
14. Processos e Instituições Sociais: Reprodução e Transformações Sociais 15. Antropologia da modernidade 16. Aplicação do método científico – Trabalho de Campo 17. REVISÃO 18. PROVA OBJETIVA
7
TDE_ 5 HORAS Trabalho de Campo Antropológico – Pesquisa de Campo sobre os conflitos sociais e a violência urbana
8
Metodologia As aulas são ministradas de maneira prática, por meio de atividades presenciais de leitura, análise e produção de textos midiáticos. As produções de textos são dirigidas para veículos impressos, eletrônicos, e digitais. Os exercícios são avaliados e corrigidos coletivamente, de modo que o aluno possa refletir criticamente sobre a própria produção.
9
Procedimentos Metodológicos
10
A avaliação do desempenho é realizada de forma contínua a fim de diagnosticar o desenvolvimento do processo de aprendizagem por meio dos seguintes instrumentos em conformidade com as normas da IES: 1. Avaliação discursiva; 2. Avaliação objetiva; 3. Participação em sala de aula; 4. Avaliação Interdisciplinar.
11
Bibliografia Básica LAPLANTINE, F., Aprender Antropologia. 1ª ed, São Paulo: Brasiliense, 2009. LAKATOS, E. M., MARCONI, M.; FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA. 6. EDIÇÃO mSão Paulo, Atlas, 2007.
12
PIAGET Prof. Fabiano Roxo fabianoroxo@hotmail.com
Disciplina: ANTROPOSSOCIOLOGIA E TRABALHO DE CAMPO ANTROPOLÓGICO Prof. Fabiano Roxo
13
Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar. (Charles Jones)
14
Competências e Habilidades
1) ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
15
2) ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS
16
10 novas competências para Ensinar (PERRENOUD)
3) CONCEBER E FAZER EVOLUIR OS DISPOSITIVOS DE DIFERENCIAÇÃO
17
4) ENVOLVER OS ALUNOS EM SUAS APRENDIZAGENS E EM SEU TRABALHO
18
5) TRABALHAR EM EQUIPE
19
6) PARTICIPAR DA ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA
20
PERRENOUD 7) INFORMAR E ENVOLVER OS PAIS
21
PERRENOUD 8) UTILIZAR NOVAS TECNOLOGIAS
22
PERRENOUD 9) ENFRENTAR OS DEVERES E OS DILEMAS ÉTICOS DA PROFISSÃO
23
PERRENOUD 10) ADMINISTRAR SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO CONTÍNUA.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.