A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas."— Transcrição da apresentação:

1

2 ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas

3 Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; as habilidades e competências para a atualização permanente; os conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento. Art. 1º O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar:

4 Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 Data: 8/11/2009 4 hs de duração; Componentes de formação geral comum aos cursos de todas as áreas; 8 questões de múltipla escolha; 2 questões dissertativas; Componentes de formação específica em Administração; 27 questões de múltipla escolha; 3 questões dissertativas; A prova

5 Tomará como referência o perfil de um profissional: com sólida formação técnico-científica fundada em valores de: responsabilidade social; justiça e ética profissional; com visão crítica e estratégica; comprometido com a sociedade em que vive. Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 Em caso de dúvidas, escolha sempre a alternativa que lhe pareça mais ética

6 Informações Gerais para os Estudantes

7 Informações Gerais Site do INEP contém link com as informações necessárias: http://www.inep.gov.br/superior/ENADE/ manual do ENADE 2009 portarias do INEP provas anteriores as últimas de Administração foram em 2006 e 2003 (Provão) gabaritos e Padrões de resposta

8 Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009

9

10

11 Das Responsabilidades dos Estudantes Manual do ENADE 2009 (Item V, p. 17 a 20)

12 Responsabilidades dos estudantes Item contém informações sobre: conteúdo do cartão do estudante; procedimentos para estudantes com mais de um curso superior; como proceder caso não receba o cartão do estudante; preenchimento do questionário socioeconômico; acesso ao boletim de desempenho; atendimento especial. Leitura obrigatória !!!!!!!!

13 Responsabilidades dos estudantes No dia da prova : Chegar pelo menos 45 minutos antes: localizar sala; assinar lista de presença; Importante: levar documento de identificação; Importantíssimo: Quem chegar atrasado não faz prova. Se houver pendência com a prova o aluno não recebe o diploma !!!

14 Responsabilidades dos estudantes Durante a prova : ler as orientações gerais da prova antes de iniciar a leitura das questões; ler com atenção os enunciados das questões; Em muitas questões, a resposta pode estar no enunciado!!! cuidado com a qualidade de sua letra nas questões discursivas; resolver primeiro as questões de múltipla escolha que considerar mais fáceis; revisar a prova antes de entregar.

15 A Prova de 2006

16 Prova de 2006 Orientações gerais da primeira página

17 Alguns exemplos de questões de múltipla escolha cujas respostas dependiam mais de leitura atenta e raciocínio lógico

18

19 Alternativa A: sem correspondência

20 Alternativa B: sem correspondência

21 Alternativa C: sem correspondência

22 Alternativa D: sem correspondência

23 Alternativa E = correta

24 todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; As habilidades requeridas para responder a questão são: atenção (ao conteúdo dos quadros); conhecimento dos diversos tipos de sinais de pontuação (interrogação, exclamação, ponto final); leitura e entendimento do texto;

25

26 Não !!

27

28

29

30 Alternativa B = correta

31 todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão (a figura faz parte do enunciado); as habilidades requeridas para responder a questão são: atenção (na visualização da figura); leitura e entendimento do texto.

32

33 Eliminação – 6 hs Absorção – 1 h Falso !

34 verdadeiro !

35

36 todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; As habilidades requeridas para responder a questão são: leitura e entendimento do texto entender a representação em dois eixos

37

38 Afirmação falsa ! Os equipamentos da MC são mais novos

39 Afirmação falsa ! O concorrente vem diminuindo o percentual de participação no mercado

40 Afirmação falsa. Existe estabilidade na rentabilidade do setor Esta parte é verdadeira. Mas a frase toda é falsa !!

41 Afirmação falsa. Se fosse verdadeiro, a margem da MC seria maior que a do concorrente Conceito utilizado: Preço de venda = custo variável + margem de contribuição

42 Afirmação verdadeira Alternativa C é a correta

43 todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; as habilidades requeridas para responder a questão são: entender termos (produção, finanças e marketing) como: -% de participação do mercado; -margem de contribuição (Preço de venda = custo variável + margem de contribuição); -idade média de equipamentos; -custo de produção; conceitos de lucratividade; leitura de tabelas com duas entradas.

44

45 1.200 – 200 = 1000 Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada

46 1.200 – 200 = 1000 1000 – 500 = 500 extensões  500 x 20 = 10.000 fios Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada

47 1.200 – 200 = 1000 1000 – 100 = 900 tomadas  900 x 3 = 2.700 fios Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada

48 1.200 – 200 = 1000 Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada 1000 – 500 = 500 extensões  500 x 20 = 10.000 fios 1000 – 100 = 900 tomadas  900 x 3 = 2.700 fios = 12.700 fios 12.700 – 2000 = 10.700 fios

49 necessário conhecer a representação de árvore de estrutura de componentes; necessário entendimento lógico da questão; necessário entender conceitos de estoque e saldo em estoque; as operações para calcular a resposta correta são simples (adição, subtração e multiplicação).

50 Alguns exemplos de questões de múltipla escolha cujas respostas dependiam de conhecimento teórico

51

52 Comentário: A resposta exige conhecimento de teorias da administração contemporânea

53 Comentário: A resposta exige conhecimento das teorias básicas de administração de Recursos Humanos

54 Comentário: A resposta exige conhecimento das teorias básicas sobre marketing e comportamento do consumidor

55 Exemplo de questão dissertativa

56

57 Atenção ao limite de linhas para escrever a resposta

58 Padrão de resposta esperado Comentário: A resposta exige conhecimento das características e funcionalidades de um sistema ERP (disciplinas de Sistemas de Informações e Inteligência de Negócios)

59 Finalmente, não falte no dia de prova; em caso de dúvida, procure a Coordenação do curso; lembre-se: Uma boa nota no ENADE valoriza seu diploma. Faça a prova com muito cuidado e atenção.

60 Uma excelente prova a todos!


Carregar ppt "ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google