Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRuth Monsanto da Costa Alterado mais de 8 anos atrás
2
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas
3
Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; as habilidades e competências para a atualização permanente; os conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento. Art. 1º O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar:
4
Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 Data: 8/11/2009 4 hs de duração; Componentes de formação geral comum aos cursos de todas as áreas; 8 questões de múltipla escolha; 2 questões dissertativas; Componentes de formação específica em Administração; 27 questões de múltipla escolha; 3 questões dissertativas; A prova
5
Tomará como referência o perfil de um profissional: com sólida formação técnico-científica fundada em valores de: responsabilidade social; justiça e ética profissional; com visão crítica e estratégica; comprometido com a sociedade em que vive. Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 Em caso de dúvidas, escolha sempre a alternativa que lhe pareça mais ética
6
Informações Gerais para os Estudantes
7
Informações Gerais Site do INEP contém link com as informações necessárias: http://www.inep.gov.br/superior/ENADE/ manual do ENADE 2009 portarias do INEP provas anteriores as últimas de Administração foram em 2006 e 2003 (Provão) gabaritos e Padrões de resposta
8
Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009
11
Das Responsabilidades dos Estudantes Manual do ENADE 2009 (Item V, p. 17 a 20)
12
Responsabilidades dos estudantes Item contém informações sobre: conteúdo do cartão do estudante; procedimentos para estudantes com mais de um curso superior; como proceder caso não receba o cartão do estudante; preenchimento do questionário socioeconômico; acesso ao boletim de desempenho; atendimento especial. Leitura obrigatória !!!!!!!!
13
Responsabilidades dos estudantes No dia da prova : Chegar pelo menos 45 minutos antes: localizar sala; assinar lista de presença; Importante: levar documento de identificação; Importantíssimo: Quem chegar atrasado não faz prova. Se houver pendência com a prova o aluno não recebe o diploma !!!
14
Responsabilidades dos estudantes Durante a prova : ler as orientações gerais da prova antes de iniciar a leitura das questões; ler com atenção os enunciados das questões; Em muitas questões, a resposta pode estar no enunciado!!! cuidado com a qualidade de sua letra nas questões discursivas; resolver primeiro as questões de múltipla escolha que considerar mais fáceis; revisar a prova antes de entregar.
15
A Prova de 2006
16
Prova de 2006 Orientações gerais da primeira página
17
Alguns exemplos de questões de múltipla escolha cujas respostas dependiam mais de leitura atenta e raciocínio lógico
19
Alternativa A: sem correspondência
20
Alternativa B: sem correspondência
21
Alternativa C: sem correspondência
22
Alternativa D: sem correspondência
23
Alternativa E = correta
24
todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; As habilidades requeridas para responder a questão são: atenção (ao conteúdo dos quadros); conhecimento dos diversos tipos de sinais de pontuação (interrogação, exclamação, ponto final); leitura e entendimento do texto;
26
Não !!
30
Alternativa B = correta
31
todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão (a figura faz parte do enunciado); as habilidades requeridas para responder a questão são: atenção (na visualização da figura); leitura e entendimento do texto.
33
Eliminação – 6 hs Absorção – 1 h Falso !
34
verdadeiro !
36
todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; As habilidades requeridas para responder a questão são: leitura e entendimento do texto entender a representação em dois eixos
38
Afirmação falsa ! Os equipamentos da MC são mais novos
39
Afirmação falsa ! O concorrente vem diminuindo o percentual de participação no mercado
40
Afirmação falsa. Existe estabilidade na rentabilidade do setor Esta parte é verdadeira. Mas a frase toda é falsa !!
41
Afirmação falsa. Se fosse verdadeiro, a margem da MC seria maior que a do concorrente Conceito utilizado: Preço de venda = custo variável + margem de contribuição
42
Afirmação verdadeira Alternativa C é a correta
43
todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; as habilidades requeridas para responder a questão são: entender termos (produção, finanças e marketing) como: -% de participação do mercado; -margem de contribuição (Preço de venda = custo variável + margem de contribuição); -idade média de equipamentos; -custo de produção; conceitos de lucratividade; leitura de tabelas com duas entradas.
45
1.200 – 200 = 1000 Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada
46
1.200 – 200 = 1000 1000 – 500 = 500 extensões 500 x 20 = 10.000 fios Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada
47
1.200 – 200 = 1000 1000 – 100 = 900 tomadas 900 x 3 = 2.700 fios Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada
48
1.200 – 200 = 1000 Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada 1000 – 500 = 500 extensões 500 x 20 = 10.000 fios 1000 – 100 = 900 tomadas 900 x 3 = 2.700 fios = 12.700 fios 12.700 – 2000 = 10.700 fios
49
necessário conhecer a representação de árvore de estrutura de componentes; necessário entendimento lógico da questão; necessário entender conceitos de estoque e saldo em estoque; as operações para calcular a resposta correta são simples (adição, subtração e multiplicação).
50
Alguns exemplos de questões de múltipla escolha cujas respostas dependiam de conhecimento teórico
52
Comentário: A resposta exige conhecimento de teorias da administração contemporânea
53
Comentário: A resposta exige conhecimento das teorias básicas de administração de Recursos Humanos
54
Comentário: A resposta exige conhecimento das teorias básicas sobre marketing e comportamento do consumidor
55
Exemplo de questão dissertativa
57
Atenção ao limite de linhas para escrever a resposta
58
Padrão de resposta esperado Comentário: A resposta exige conhecimento das características e funcionalidades de um sistema ERP (disciplinas de Sistemas de Informações e Inteligência de Negócios)
59
Finalmente, não falte no dia de prova; em caso de dúvida, procure a Coordenação do curso; lembre-se: Uma boa nota no ENADE valoriza seu diploma. Faça a prova com muito cuidado e atenção.
60
Uma excelente prova a todos!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.