Ectoplasma Paulo Roberto Brero de Campos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
Advertisements

TODAS AS PESSOAS RECEBEM INFLUÊNCIAS DOS ESPÍRITOS
O LIVRO DOS MÉDIUNS ALLAN KARDEC 15/01/1861.
Fenômenos de efeitos materiais, físicos ou objetivos: São os que sensibilizam os nossos sentidos físicos, podendo se apresentarem de variada forma.
Quem é o homem ?.
MORTE OU - RETORNO DA VIDA CORPORAL PARA A VIDA ESPIRITUAL
Programa V Roteiro 13.
Estudando a Fluidoterapia
Célula do corpo humano.
Departamento de Orientação Mediúnica Todos somos médiuns?
Reafirmando: Kardec em o livro A Gênese diz: O pensamento se reflete no envoltório perispirítico, como num espelho; toma nele corpo e aí, de certo modo.
Bases da Doação Energética na Irradiação e no Passe
PERISPÍRITO E SUA NATUREZA
Comunicabilidade dos Espíritos e Fenômenos Mediúnicos
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
O Que é o P E R I S P Í R I T O? Imagens da internet. Elaborado por:
ESPÍRITO MATÉRIA FLUIDOS PERISPÍRITO PRINCÍPIO VITAL FLUIDOTERAPIA ESPÍRITA – O PASSE AÇÃO FLUÍDICA DA PRECE CORPO PINEAL OU EPÍFISE ANIMISMO ONDAS.
Perispirito - Definicoes
Filosofia
FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM O GRUPO DE
COMPLEXOS E A MEDIUNIDADE
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;
Nasceu em 1849 e desencarnou em Foi médium de grande projeção, tendo servido de instrumento para as pesquisas realizadas por muitos.
LIVRO DOS ESPIRITOS Perg O que é a alma. É um espírito encarnado. Antes de vir ao corpo é espírito. Antes de se unir ao corpo a alma é um dos seres.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
O PERISPÍRITO *Conclusão *Formação e Funções *Particularidades
CARTA ÀS MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS.
Animismo e Mediunidade
ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental
RETORNO A VIDA CORPORAL UNIÃO DA ALMA E DO CORPO
TEMA: MEDIUNIDADE DE EFEITOS FÍSICOS.
Emissão e absorção de radiação
Ciclo III Mediunidade nas Diversas Situações da Vida
ROTEIRO / RESUMO DE PALESTRA Perispírito, Duplo Etérico e Corpo Mental
Processos Fluídicos na
Parte II - Carlos _ Bru.  Eu não estou passando informação para vocês serem melhores, eu estou transmitindo informações para que vocês entendam o mecanismo.
MEDIUNIDADE DE EFEITO INTELIGENTE– LIÇÃO 9
Para vocês pesquisarem.
O LIVRO DOS MÉDIUNS ALLAN KARDEC 15/01/1861.
Teoria Geral dos Fluidos Unidade Prática 06 do COEM II
IRRADIAÇÃO MENTAL E IDEOPLASTIAS
PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO ROTEIRO PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO POROSIDADE CORPOREIDADE PERENIDADE PLASTICIDADE TANGIBILIDADE.
Passes e Água Fluídica.
O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Estrutura da Alma A alma é um espírito encarnado. (LE Q.134) Atanásio Rocha – 03/07/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
O processo de DESENCARNAÇÃO
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
O Estabelecimento da Nova Luz Mashubi Rochell.
PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
Pineal e passe atuando sobre vibrações e fluidos
DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
FORMAÇÃO MEDIÚNICA I CURSO PROGRAMA DE ESTUDO SISTEMATIZADO DO CEFAK
Sustentabilidade na Terra
ROTEIRO O QUE É SER MÉDIUM IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
CURSO BÁSICO Aula 13 - Forma dos Espíritos. Envoltórios Espirituais. Perispírito e Corpo Etéreo.
POROSIDADECORPOREIDADEPERENIDADE PLASTICIDADETANGIBILIDADEMUTABILIDADE DENSIDADESENSIBILIDADE GLOBALCAPACIDADE PONDERABILIDADESENSIB. MAGNÉTICA REFLETORA.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
PERISPÍRITO.
Juventude Espírita Fabiano 15/08/2009
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
É uma onda eletromagnética
EFEITO FOTOELÉTRICO e e. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies metálicas. Capacidade da luz em ejetar elétrons de diversas superfícies.
Como acontece e seus tipos
Ao contrário do que a mente coletiva da atual civilização possa definir como sendo o Serviço, servir não é fazer coisas, não é ajudar de uma forma cega.
Fluidos Capítulo XIV - Génese.
Transcrição da apresentação:

Ectoplasma Paulo Roberto Brero de Campos Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE

O ectoplasma vem do Endoplasma. É uma substância que todos possuem. Na realidade o que se faz é um nível endoplastico. Quando o Endoplasma se expande dentro do organismo humano através dos plexos, particularmente do cerebral e do solar, ele sai do organismo do médium. Do Endoplasma passa para o Ectoplasma.

O endoplasma é eliminado por via sistêmica, não se elimina por uma só via, mas sim por todo o organismo do médium. Existem os chamados médiuns doadores universais. Eles devem sistematicamente doar o ectoplasma. Quando o endoplasma não é eliminado ele rompe as mucosas.

Quando ele sai do organismo do médium, é preciso rapidamente encontrar algumas pessoas para colocar esta energia em seu campo de ação. Cada pessoa tem um tipo de ectoplasma - alfa, beta, gama, alfa1, alfa2, beta1, beta2, etc.

Quando esta energia é colocada em seu campo de ação a pessoa recebe a parte que lhe compete. Cada um recebe apenas a parte que pode processar. A própria pessoa ao receber o ectoplasma faz um processamento e o expele.

Quando termina o trabalho os espíritos chegam com balões, recolhem o ectoplasma e levam às casas de saúdes, hospitais, pessoas que estão angustiadas. Os espíritos são de freqüência diferente dos encarnados. Eles não podem atuar no polissistema material sem esta energia.

Algumas aparições em áreas rurais estão relacionadas ao processo ectoplasmático. Aonde há vida, há ectoplasma. Então onde houver húmus, haverá ectoplasma, e nesses locais há possibilidade de materialização. Onde houver núcleos de ectoplasma as formas fluídicas se materializam.

Nomenclatura Ectoplasma  dois vocábulos gregos: EKTOS=fora, exterior e PLASMA=dar uma forma. É também conhecido como TELEPLASMA, PSCICOPLASMA, ÉTER VITALIZADO, SUBSTÂNCIA DA VITALIDADE. FLUIDO PERISPIRÍTICO (Allan Kardec)

Composição do ectoplasma Há fortes evidências de que, em parte, ele deriva materialmente falando, dos tecidos do corpo físico. Composição: como corpo fundamental existe o fósforo. Possui também os elementos H, C, N, O.

Dissolveu-se na caixa em que foi colocada, como se fosse neve, deixando umidade e algumas células que poderiam provir de um fungo. O microscópio demonstrou células epiteliais da membrana mucosa, das quais a coisa parecia originar-se.

Características do Ectoplasma Ectoplasma - desde forma tão rarefeita que o mantém invisível- porém registrável por outros métodos - até o estado sólido e organizado em estruturas complexas, tais como os espíritos materializados. Entre estes dois extremos ele pode passar por estados diversos: gasoso, palsmático, floculoso, amorfo, leitoso, filamentoso, líquido, etc.

estado não organizado, o ectoplasma é sensível à ação da luz comum, porém pode suportar bem as radiações pouco energéticas do espectro da luz visível. ele é dócil ao comando mental do médium e talvez dos espíritos e pessoas estranhas àquele que o produz.

Mostra-se altamente suscetível à ação dos campos organizadores biológicos, tomando as formas e características de um ser vivo completo ou peças anatômicas parciais, mas com o aspecto de objetos com vida.

Com a mesma facilidade com que é emitido, o ectoplasma pode reverter ao organismo do médium, sendo por este reabsorvido.

...Não só a luz lhes é destrutiva, a menos que sejam gradativamente alimentadas e especialmente preparadas com antecedência pelos guias, mas o efeito de um súbito jato de luz faz a substância recuar para o médium, com a força de um elástico.... Quando o ectoplasma se retrai sobre uma superfície mucosa, pode determinar uma forte hemorragia.

Ideoplastia e Ectoplasmia A ectoplasmia é o processo pelo qual o ectoplasma passa do estado amorfo ao estado de organização morfológica. Ao transitar do estado amorfo para o organizado, a substância ectoplasmática muda também suas propriedades físicas e químicas. Na ideoplastia - o ectoplasma configura uma imagem estática, fotográfica, sob o influxo modelador do pensamento;

Ectoplasmia – os espíritos desencarnados vem a Terra para usar o ectoplasma com um objetivo. Ideoplastia – não há espíritos desencarnados envolvidos. A força da idéias dos encarnados junto com o ectoplasma provoca o fenômeno.

O que quer dizer o vocábulo ideoplastia O que quer dizer o vocábulo ideoplastia? Quer dizer a moldagem da matéria viva, feita pela idéia.

Materialização A materialização se produz devido a características do corpo do médium, que fornece os elementos necessários. Um certo grau de desmaterialização do médium corresponde ao começo inevitável do fenômeno de materialização do espírito. O estudo dos fatos mediúnicos leva-nos a admitir três espécies de materializações:

A materialização invisível – comprovação através de movimentos de objetos. Confirmada pela fotografia A materialização visível e tangível - mas somente parcial e incompleta. A materialização completa - não difere em nada de um corpo humano vivo.

Na materialização completa duma forma humana, essa materialização apresenta indubitavelmente os traços do médium. Para explicar esta situação, foi-se obrigado a admitir que o duplo ou desdobramento do médium era o ponto de partida do fenômeno.

Toda materialização necessita duma desmaterialização correspondente do médium, a escala completa dos diversos fenômenos apresenta-se do seguinte modo: A materialização invisível primordial corresponde a uma desmaterialização mínima e invisível do médium, que se conserva visível. A materialização visível (parcial e a completa) corresponde a uma desmaterialização (parcial ou máxima) do médium.

Semelhança do médium com a forma materializada  essa forma é o desdobramento do corpo do médium, é natural que tenha todos os traços deste. OBS: Conhecem-se casos em que o espírito materializado não apresenta a menor semelhança com o médium. Há ocasiões em que o ectoplasma é retirado de dois médiuns, sem que a forma se pareça com qualquer um deles.

Transfiguração O perispírito das pessoas vivas goza das mesmas propriedades que o dos Espíritos. Ele não se acha confinado no corpo: irradia e forma em torno deste uma espécie de atmosfera fluídica. Em certos casos ele pode sofrer uma transformação: a forma real e material do corpo se desvanece sob aquela camada fluídica e toma por momentos a aparência inteiramente diversa.

Tal fenômeno que se designa pelo nome de Transfiguração. A transfiguração pode operar-se com intensidades muito diferentes, conforme o grau de depuração do perispírito. A forma material pode desparecer sob o fluido perispirítico - ele apenas oculta o corpo, tornando-o invisível para uma ou para muitas pessoas, como faria uma camada de vapor.

Exteriorização da sensibilidade. A sensibilidade da superfície da pele é transportável a uma certa distância, e pode formar uma espécie de camada sensível em volta do médium. este não sente, então, absolutamente nada, quando se lhe atua diretamente na pele, mas, ele possui uma sensibilidade a uma certa distância do corpo. Este fenômeno está batizado com o nome de EXTERIORIZAÇÃO DA SENSIBILIDADE.

O perispírito não fica confinado ao corpo físico, pode se expandir e a região de sensibilidade não será mais o corpo físico, mas uma outra região.

Fotografias de materializações Há dois tipos de materialização a) materialização visível - que é acompanhada dos efeitos físicos próprios ao corpo humano. b) materialização invisível ao olho humano - consiste na emissão de raios luminosos, que não produzem ação alguma sobre a nossa retina, porém agem sobre a placa sensível de um aparelho fotográfico; (fotografia transcendente)

As materializações não são simples “aparições luminosas”, mas de produções de uma matéria, invisível ao nosso olho e que é ou luminosa por si mesma ou reflete sobre a placa fotográfica os raios de luz a cuja ação a nossa retina é insensível. É matéria... ela é às vezes tão pouco compacta que se vêem as formas das pessoas sentadas e a mesa, e que outras vezes ela é tão densa que encobre a imagem dos assistentes;

Essa matéria é dotada de tal energia foto-química que as suas impressões aparecem antes de todas as outras imagens, antes mesmo das figuras normais, cuja revelação é preciso esperar durante um tempo mais ou menos longo.

Os espíritos não podem produzir sua própria imagem na chapa sensível; mas podem dar a forma desejada aos elementos mais sutis da matéria, e essa matéria, posto que invisível ao olho nu, pode refletir os raios químicos da luz e assim agir sobre a placa. ....”

Esses resultados não são obtidos, pelo menos em alguns casos, através das lentes da máquina. Em muitas ocasiões, em condições de testes, esses retratos têm sido conseguidos em caixas fechadas de placas fotográficas, mantidas nas mãos de um ou mais assistentes.

Também quando tentada a experiência com mais de uma máquina, quando a materialização aparece numa máquina, não aparece na outra.

Desdobramento (Bicorporeidade) O duplo de um encarnado se manifesta longe do corpo físico Podem ser simples aparições visuais ou ocorrer materialização. Ocorre devido à possibilidade do perispírito afastar-se do corpo físico.

Como o médium vê ? ...Pessoas com condições apropriadas - mais mentais e espirituais do que químicas...  ...Assim o médium clarividente - emite substância, que constrói em redor dele um atmosfera especial que possibilita que o Espírito se manifeste àqueles que têm poder de recepção. ... O espírito ao passar pela atmosfera psíquica do médium de ectoplasma, pode por momentos indicar sua presença....

O perispírito já contém em si todos os sentidos O perispírito já contém em si todos os sentidos. O corpo apenas possui os instrumentos que servem ao exercício das faculdades. Quem vê não é o olho, é o espírito.... (A Alma é imortal – Gabriel Delanne)

Referências AKSAKOF, Alexandre. Animismo e Espiritismo. 5.ed. FEB. 1990. v.1 v.2 BOZZANO, Ernesto. Pensamento e Vontade. 7. ed. FEB. 1988. DOYLE, Arthur Conan. História do Espiritismo. São Paulo: Editora Pensamento. 1985 ANDRADE, Hernani Guimarães de. Espírito Perispírito e Alma. Editora Pensamento. 1993.