Trabalho de Geografia 8ªB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIÃO EUROPÉIA.
Advertisements

Associação e integração entre países
Prof. Jeferson C. de Souza
UNIÃO EUROPEIA.
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
UNIÃO EUROPEIA.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Européia.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
A formação da União Europeia
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Professor: Wilson Forti. Integrantes: Enzo Peretti Paschoalin n 6. Victor Karoauk de Farias n 17.
As Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Ana Catarina Helena Nunes Marta Pelado.
O MUNDO PÓS GUERRA-FRIA A nova ordem mundial Prof. Gerson Diniz Lima 2ª Série EM.
INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA. Instituições da UE Parlamento Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia Tribunal de Justiça Tribunal de Contas.
ATUALIDADES Aula Especial 2. Fatos relevantes - Março 13/3 – grandes manifestações contra a permanência da presidente Dilma no governo 14/3 - governo.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Profº Ricardo Balistiero TAXA DE INVESTIMENTO E PARTICIPAÇÃO NO PIB MUNDIAL – PAÍSES SELECIONADOS PaísInvest/PIBParticip. - PIB Mundial China39,97 %7,1%
MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGs NO BRASIL
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
Comércio Exterior - conceitos Balança Comercial = exportações – importações Superávit: saldo positivo (EXP > IMP) Déficit: saldo negativo (EXP
ECONOMIA BRASILEIRA E O MERCADO GLOBAL
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
A afirmação da Europa.
OMC – O INÍCIO Grande Depressão
Processo de Integração da Europa Ocidental
Europa – Espaço econômico
Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Lages Curso: Técnico em Agronegócio Matéria: Comercio Exterior Prof: Odivar Aluna: Flavia Saybot 1.
INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA – IFSC CURSO AGRONEGÓCIO COMÉRCIO EXTERIOR ALADI -Associação Latino-Americana.
Nova Ordem Mundial.
Disciplina: Economia Internacional
UNIÃO EUROPÉIA.
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
Comércio Exterior - conceitos
Blocos Econômicos  Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas.
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
Módulos 75/76/77 Blocos econômicos I, II, III
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
O papel do Brasil no G-20 e no BRICS
GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais
G-20.
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Blocos REGIONAIS ou Blocos Econômicos
A formação da globalização econômica.
A NOVA ORDEM MUNDIAL.
Características econômicas e sociais
Fundamentos de Comércio Exterior
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Teoria da Integração Econômica
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Quiz – Globalização e blocos econômicos
GATT, OMC, Acordos Bilaterais e Acordos Multilaterais
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
A UNIÃO EUROPEIA.
Cronologia da economia no Brasil
Índice  Integração económica Formas de integração económica Mercado comum do Sul (MERCOSUL) União Europeia (UE) Acordos comerciais Vantagens e desvantagens.
Blocos Econômicos.
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Geografia Os processos históricos e econômicos que levaram a unificação europeia e a formação de blocos econômicos.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Geografia 8ªB Daniel Junior Felipe Plaza Gabriel Salvati Gabriel de Barros Vitor Thiago Borba Diego mariano

Benelux O Benelux tornou-se o principal modelo dos blocos econômicos que atualmente predominam no contexto econômico mundial. O Benelux foi um grupo econômico formado pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo, em 1944. Inicialmente, esse bloco funcionava como uma União Aduaneira, isto é, com reduções nas tarifas de importações e exportações entre os estados-membros e a adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC).

Comunidade do carvão e do Aço CECA Em 1952, juntaram-se ao Benelux: França, Alemanha e Itália, totalizando seis países-membros e dando origem à CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), criada no sentido de estabelecer um mercado siderúrgico em comum para integrar a produção industrial e o fornecimento de matérias-primas em todo o Bloco.

Tratado de Roma e a CEE Posteriormente, a fim de ampliar os acordos referentes à CECA, os seis países-membros reuniram-se no dia 25 de março de 1957 para assinarem o Tratado de Roma, que deu origem à CEE (Comunidade Econômica Europeia), também conhecida por MCE (Mercado Comum Europeu). A partir daí, os acordos econômicos foram ampliados, deixando de se limitarem a questões referentes à siderurgia.  A intenção inicial era incentivar a cooperação económica, se os países tivessem relações comerciais entre si se tornariam economicamente dependentes uns dos outros, reduzindo assim os riscos de conflitos.

Integração dos Países membros Essa possibilidade finalmente concretizou-se em 7 de fevereiro de 1992, com a assinatura do Tratado de Maastricht, que entrou em vigor no mês de Novembro do ano seguinte, fazendo a União Europeia o primeiro bloco econômico a atingir uma integração total entre seus países- membros. A CEE foi a primeira proposta existente de livre circulação de mercadorias e principalmente de pessoas, uma integração que seria concretizada com o passar dos anos à medida que as economias dos respectivos países-membros se fortalecessem.

União Europeia A União Europeia (UE) é uma União Monetária que tem características únicas e é constituída por 28 países europeus. Sua sede encontra-se na Bélgica, na cidade de Bruxelas. Sede da União Europeia

Características e Objetivos Principais características Livre comércio entre os países-membros. Livre circulação de bens, serviços e pessoas entre os países-membros. Adoção de uma moeda única, o euro. Principal objetivo Promover a unidade política (ainda não alcançado) e econômica do Bloco e proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa, evitando futuras guerras

União Europeia (UE)

Croácia ingressou na UE em 2013

Zona do euro No Tratado de Maastricht também foi criado o euro, uma moeda única que seria inicialmente adotada pelo bloco para instrumentalizar os acordos comerciais e cambiais entre os países. Em 2002, o euro entrou em circulação, tornando-se a moeda oficial da maioria dos membros da UE.

Grécia pode deixar a zona do Euro A Grécia enfrenta "uma queda de braço" com os credores de sua dívida (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu). O impasse tem gerado o temor de que o país deixe a zona do euro e até mesmo o bloco da União Europeia. Na última década, a Grécia gastou bem mais do que podia e pediu empréstimos volumosos para financiar suas despesas. O resultado é que o país ficou refém da crescente dívida. Nesse período, os gastos públicos dispararam, com os salários do funcionalismo praticamente dobrando. A arrecadação do governo não acompanhou o ritmo, com evasão de impostos. Atualmente, a dívida grega supera, em muito, o limite de 60% do PIB estabelecido pelo pacto assinado pelo país para fazer parte do euro. Atualmente, a Grécia deve um total de € 271 bilhões, segundo a BBC.