A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA – IFSC CURSO AGRONEGÓCIO COMÉRCIO EXTERIOR ALADI -Associação Latino-Americana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA – IFSC CURSO AGRONEGÓCIO COMÉRCIO EXTERIOR ALADI -Associação Latino-Americana."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA – IFSC CURSO AGRONEGÓCIO COMÉRCIO EXTERIOR ALADI -Associação Latino-Americana de Integração MERCOSUL - Mercado Comum do Sul CCI - Câmara de Comércio Internacional Estudante: Jair José Bresolin Professor: Odivar Marcos Bonetti

2 ALADI A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi criada com a assinatura do Tratado de Montevidéu, em 12 de agosto de 1980 é um organismo intergovernamental que, continua com o processo iniciado pela Associação Latino- Americana de Livre Comércio (ALALC) em 1960.

3 ALADI Em 1960 (ALALC) alcançou-se um acordo inicial entre sete países: Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Posteriormente, aderiram ao acordo a Colômbia, o Equador, a Bolívia e a Venezuela. Em 1980, os Governos desses onze países modificam o antigo tratado, decidem reafirmar a vontade política de fortalecer o processo de integração e torná-lo mais flexível em sua aplicação, assinando o novo Tratado de Montevidéu (TM-80). Posteriormente, aderiram ao mesmo Cuba e Panamá.

4 ALADI A ALADI foi formado com o objetivo de:   Reduzir e eliminar gradativamente as barreiras ao comércio recíproco de seus países-membros; Impulsionar o desenvolvimento de vínculos de solidariedade e cooperação entre os povos latino-americanos; Promover o desenvolvimento econômico e social da região de forma harmônica e equilibrada, a fim de garantir um melhor nível de vida para seus povos; Renovar o processo de integração latino-americano e estabelecer mecanismos aplicáveis à realidade regional; Criar uma área de preferências econômicas, tendo como objetivo final o estabelecimento de um mercado comum latino-americano.

5 MERCOSUL O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai, cujo objetivo era integrar os países - na época Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela ingressou neste bloco em

6 MERCOSUL O Mercosul visa a definição de um mercado comum entre os governos pertencentes ao bloco e, para atingir esta meta, define algumas regras, como: Garantir da livre circulação de bens, serviços e produtos entre os países membros; Garantia da TEC (Tarifa Externa Comum) em negociações comerciais com Estados que não pertencem ao bloco econômico; Políticas macroeconômicas e setoriais nos Estados Partes; Compromisso em fortalecer a integração entre todos os membros efetivos da organização.

7 MERCOSUL Outros países podem fazer parte das negociações do bloco, mas são considerados apenas como membros associados do mercosul: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013). O Mercosul ainda conta com dois membros observadores: o México, desde o ano de 2006, e a Nova Zelândia, a partir de Esse último país vem se aproximando dos países da América do Sul com o objetivo da realização futura de uma eventual zona de livre comércio.

8 MERCOSUL A aproximação com outros blocos só começa a ser possível devido à suspensão da Venezuela (2016) - afastada oficialmente por não cumprir as exigências para ser parte do grupo. A Venezuela não era a favor das negociações do Mercosul com outros blocos. Existe interesse em se avançar em uma agenda interna, de facilitação de comércio, melhorias na infraestrutura e relacionamento externo com diferentes países e grupos, como o Japão e a Aliança do Pacífico.

9 MERCOSUL No ano de 2016 foi ruim do ponto de vista econômico e comercial, mas ao mesmo tempo a relação (entre os sócios do bloco) foi retomada e existe agora uma agenda comum, que inclui destravar o comércio no interior do Mercosul e uma visão comum sobre negociações comerciais (com outros países e blocos).

10 CCI Câmara de Comércio Internacional (CCI). Foi criada em 1919, é uma organização internacional que trabalha para promover e assessorar o comércio internacional e globalização. A CCI tem por objetivo encorajar as trocas e investimentos internacionais e defender a economia de mercado.

11 CCI A CCI atua em aéreas mais suscetíveis a possíveis conflitos decorrentes aos diferentes métodos adotados por cada país para tratar de seguros internacionais, transportes, práticas bancárias e comerciais, etc.

12 CCI Quando a CCI cria um procedimento dizemos que se trata de uma Publicação. Assim, para cada operação no comércio exterior é editada uma Publicação por especialistas de diversos países que se reúnem e, em comum acordo, propõem regras gerais na forma de uniformizar a comercialização de bens e produtos.

13 CCI As publicações mais usuais pelas empresas são:
Publicação 522 Regras uniformes para cobranças: Define as normas que devem ser observadas nos procedimentos de cobranças internacionais. Publicação 560 Incoterms 2011 (Termos Internacionais do Comércio): Define oficialmente cláusulas relativas a direitos e obrigações de cada parte (comprador e vendedor), nas comercializações internacionais. Publicação 600 Práticas e usos uniformes sobre créditos documentários: Define procedimentos para abertura, utilização e liquidação de cartas de créditos.

14 OBRIGADO!


Carregar ppt "INSTITUTO FEDERAL SANTA CATARINA – IFSC CURSO AGRONEGÓCIO COMÉRCIO EXTERIOR ALADI -Associação Latino-Americana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google