DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Meio ambiente e desenvolvimento
Sustentabilidade Brüseke(1996) localiza os primeiros debates sobre sustentabilidade na década de 1960 e início dos anos 70. O autor cita Georgescu-Roegen.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
O que é Educação Ambiental?
Desenvolvimento Sustentável
Conservação e desenvolvimento sustentável
As questões ambientais
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Consciência Ambiental.
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
O Que é Meio Ambiente??.
Conferência do Rio de Janeiro e outras Cimeiras Internacionais
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Princípios Fundamentais Das Florestas
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
O pensamento Neomalthusiano
HISTÓRICO DO AMBIENTALISMO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Direitos das Minorias © 2013
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
RIO +20.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Política Pública Ambiental Brasileira
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Eco-92.
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Política e Meio Ambiente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Desenvolvimento sustentavel
Evolução histórica da questão ambiental
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
Ecologia e relações internacionais
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento sustentável
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Natureza e Tecnologia.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
8° ano do ensino fundamental GENSA – III TRIMESTRE 2015 Prof.: Carla Rampanelli Demari.
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba.
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Década de 60 Início das preocupação da comunidade internacional com os limites do desenvolvimento do planeta e os riscos da degradação do meio ambiente. 1968 - Conferência sobre Biosfera em Paris Década de 70 Crise do Petróleo. O mundo percebe que os recursos naturais são finitos e não renováveis. 1972 - 1a. Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo - Indira Ghandi: “A pobreza é a maior das poluições” - Costa Cavalcanti: "Um país que não alcançou o nível satisfatório mínimo para prover o essencial não está em condições de desviar recursos consideráveis para a proteção do meio ambiente Publicação do estudo “Limites do Crescimento”, “Clube de Roma”: mantidos os níveis de industrializaçào, poluição, produção de alimentos e exploração dos recursos naturais, o limite de desenvolvimento do planeta seria atingido, no máximo, em 100 anos, provocando uma repentina diminuição da população mundial e da capacidade industrial. Reações contrárias dos intelectuais da economia do Primeiro Mundo e de líderes dos países do Terceiro Mundo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1973 - canadense Maurice Strong lança o conceito de ecodesenvolvimento, cujos princípios foram formulados por Ignacy Sachs. Os caminhos do desenvolvimento seriam seis: satisfação das necessidades básicas; solidariedade com as gerações futuras; participação da população envolvida; preservação dos recursos naturais e do meio ambiente; elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas; programas de educação. - Apresentação da Declaração de Cocoyok, das Nações Unidas. - A causa da explosão demográfica era a pobreza, que também gerava a destruição desenfreada dos recursos naturais. Os países industrializados contribuíam para esse quadro com altos índices de consumo. - Não há apenas um limite mínimo de recursos para proporcionar bem-estar ao indivíduo. Há também um máximo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1975 Apresentação do relatório Dag-Hammarskjöld, preparado pela fundação de mesmo nome, com colaboração de políticos e pesquisadores de 48 países. O Relatório Dag-Hammarskjöld completa o de Cocoyok, afirmando que as potências coloniais concentraram as melhores terras das colônias nas mãos de uma minoria, forçando a população pobre a usar outros solos, promovendo a devastação ambiental. O relatório mantém a exigência de mudanças nas estruturas de propriedade do campo Completamente rejeitado pelos governos dos países industrializados.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1987 - A Comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), presidida por Gro Harlem Brundtland e Mansour Khalid, apresentou um documento chamado Our Common Future, mais conhecido por relatório Brundtland. - O relatório diz que “Desenvolvimento sustentável é desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. O relatório não apresenta as críticas à sociedade industrial que caracterizaram os documentos anteriores. Demanda crescimento tanto em países industrializados como em subdesenvolvidos, inclusive ligando a superação da pobreza nestes últimos ao crescimento contínuo dos primeiros. Assim, foi bem aceito pela comunidade internacional. Documento-base da teoria do Desenvolvimento Sustentável e sua implementação nas diversas esferas do pensamento humano.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1991 Apresentação da Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, documento preparado por representantes de empresas no âmbito da Câmara de Comércio Internacional. As organizações versáteis, dinâmicas, ágeis e lucrativas devem ser a força propulsora do desenvolvimento econômico sustentável, assim como a fonte de da capacidade de gestão e dos recursos técnicos e financeiros indispensáveis à resolução dos desafios ambientais. As organizações precisam ter consciência de que deve existir um objetivo comum, e não um conflito, entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, tanto para o presente como para o futuro.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1992 2a. Conferência das Nações Unidas, no Rio de Janeiro. Demonstração do crescimento do interesse mundial pelo futuro do planeta. Lançada a Declaração do Rio, que “estabelece acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de ecologia e desenvolvimento”. Lançada a Agenda 21, documento que tem por objetivo de preparar o mundo para os desafios que virão ainda neste século. Sua implementação depende do engajamento e responsabilidade dos governos e constitui em um plano de ação para frear o processo de degradação ambiental e transformar em realidade os princípios da Declaração do Rio. Os Estados Unidos não assinaram a Convenção de Biodiversidade e forçaram a retirada do cronograma da redução da emissão de CO2 na atmosfera terrestre.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2001 Apresentação do Protocolo de Kyoto, visando a redução da emissão de dióxido de carbono em 5% inferiores ao emitido em 1990. A implementação deve ser feita no período de 2008 a 2012. Proposta apresentada por 83 países, porém ratificada por apenas 46. Os países desenvolvidos ainda não se manifestaram. Realizada a Convenção de Bohn para discussão do Protocolo de Kyoto. A sua declaração final, assinada por 180 países, prevê um plano que visa: a) oferecer tratamento preferencial para a energia renovável limpa sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo; b) Evitar a promoção do uso da energia nuclear como fonte de energia limpa; c) Definir regras para o comércio de emissões; d) Estabelecer um regime de cumprimento ao Protocolo de Kyoto. 2002 3a. Conferência das Nações Unidas, em Joanesburgo, também chamada como “Rio+10” Pouco avanço nas negociações estabelecidas na Conferência do Rio. Manutenção da posição dos Estados Unidos. Kofi Annan: “Estamos somente no começo”.