CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações subordinadas adverbiais
Advertisements

Português Professora Pollyanna Mattos.
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
Orações subordinadas adverbiais
Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
NOÇÕES SEMÂNTICAS TRADUZIDAS POR CONJUNÇÕES
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais MORFOSSINTAXE
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
CONJUNÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
Conjunção.
Classificação das orações
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
PROFESSOR GILMAR COSTA
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
Período Composto por Subordinação
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Orações Subordinadas Adverbiais
Oração subordinada adverbial - os tipos - 1ª Oração subordinada adverbial temporal I - Começamos a aula de manhã. indica tempo Tem função sintática de.
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 24. As Orações Subordinadas Substantivas AULA DIGITAL.
- DEPENDEM DE UMA ORAÇÃO PRINCIPAL; - VÊM INICIADAS POR UMA CONJUNÇÃO OU LOCUÇÃO CONJUNTIVA SUBORDINATIVA; - INDICAM UMA CIRCUNSTÂNCIA. Orações Subordinadas.
Período Simples e Período Composto. Os períodos são formados através das orações. Orações são frases que apresentam verbo ou locução verbal.
As orações subordinadas adverbiais. As orações subordinadas adverbiais têm valor de adjunto adverbial. Adjunto adverbial: termo que se relaciona essencialmente.
Oração subordinada adverbial é aquela tem valor de advérbio; exerce a função de adjunto adverbial; por isso expressa uma circunstância.
Conjunções Coordenativas, Subordinativas e locuções conjuntivas.
Professora Ana Paula. Se o regulamento do campeonato for bem elaborado, certamente o melhor time será campeão. CONDICIONAL.
A frase complexa As conjunções.
Professora Raysa Ferreira
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Conjunções Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
Sintaxe II – coordenação e subordinação
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
Análise Sintática do Código Penal de Portugal e do Brasil
Conjunção e Interjeição
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
“Conjunções Coordenativas”
Conjunções.
A articulação sintática no texto “Estatuto da Família
Subordinação (manual, pp. 330, 331)
Gramática Frase complexa Outras Expressões, 10.º ano.
Orações subordinadas adverbiais
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Coordenação e subordinação
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Conjunção.
FRASE TEXTO NÃO VERBAL VERBAL NOMINAL VERBAL PERÍODO SIMPLES COMPOSTO
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
Período Composto Mais de uma oração;
Orações Subordinadas Adverbiais Jair Nascimento
 Professoras Rosana Conjunção Pessoal, antes de vermos conjunção, vamos relembrar Frase, Oração e Período.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Coordenação e Subordinação
Coordenação e subordinação
Conjunção Vestibular1 – É a palavra invariável que liga orações ou palavras da mesma oração, estabelecendo relações entre elas.
Transcrição da apresentação:

CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação. Alguns exemplos de conjunções: portanto, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora/ora, que, porém, todavia, quer/quer, contudo, seja, conforme.

O estudo das conjunções é bastante amplo e é, portanto, dividido de acordo com a sua classificação formal. A seguir, a lista das conjunções e suas respectivas classificações. Uma conjunção é, na maioria das vezes, precedida ou sucedida por uma vírgula (“,”) e muito raramente é sucedida por um ponto (“.”).

Conjunção Subordinativa Liga orações dependentes sintática e semanticamente a uma oração cujo sentido é incompleto.

Conjunção Integrante Serve para introduzir uma oração que funciona como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. São elas: QUE ........... SE

Conjunção Causal Porque, pois, porquanto, como [=porque], pois que, por isso que, já que, uma vez que, visto que, como etc. Inicia uma oração subordinada denotadora de causa: “Como choveu, o chão está molhado.”

Conjunção Concessiva embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que, que, e etc. Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação principal. Mas incapaz de impedi-la. “Ainda que chova, iremos à praia.”

Conjunção Condicional se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem quem, dado que, desde que, a menos que, a não ser que etc. Inicia uma oração subordinada em que se indica uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizado ou não o fato principal. “Caso chova, ninguém irá à praia.”

Conjunção Conformativa conforme, como [=conforme)], segundo, consoante etc. Inicia uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. “Segundo o secretário de saúde, doses da vacina contra gripe serão distribuídas aos idosos em todo o estado.”

Conjunção comparativa que, (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto)quanto, como, assim, como, bem como, como se, que nem. Inicia uma oração que contém o segundo membro de uma comparação. “Marina é tão alta quanto Juliana.” “Marina é mais alta que Juliana.”

Conjunção Consecutiva que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes ou latentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que. Inicia uma oração na qual se indica a conseqüência do que foi declarado na anterior. “Choveu tanto que as ruas ficaram inundadas.”

Conjunção final para que, a fim de que, porque [para que], que Inicia uma oração subordinada que indica a finalidade da oração principal. “Telefonei para Márcia a fim de avisá-la sobre a festa de meu aniversário.”

Conjunção Proporcional à medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... (mais), quanto mais (tanto mais), quanto mais... (menos), quanto mais... (tanto menos), quanto menos... (menos), quanto menos... (tanto menos), quanto menos...(mais), quanto menos... (tanto mais). Inicia uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal. “À medida que o tempo passa, mais o meu amor por você aumenta de intensidade.”

Conjunção Temporal quanto, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [desde que] etc. Inicia uma oraçãosubordinada indicadora de circunstância de tempo. “Vou beijá-la, antes que diga algo.”

Conjunções Material preparado por: Professora Rosangela Bastos 2008