Diocese de Viseu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 - O ESPAÇO SAGRADO 2 - O TEMPO SAGRADO PARA ISRAEL ( AT ): Sábado
Advertisements

ENCONTRO DAS EQUIPES DE CELEBRAÇÃO
O ANO LITÚRGICO..
Formação de Ministros Extraordinário da Eucaristia
Vestes Litúrgicas.
DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia
CATEQUESE COM ADULTO.
Antes de 1970 o Missal Romano Depois da reforma litúrgica o Missal do Concílio Vaticano II o Leccionário Breve introdução histórica: Orações Leituras.
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
» Tema do 4º Domingo da Quaresma A liturgia de hoje convida-nos à descoberta do Deus do amor, empenhado em conduzir-nos a uma vida de comunhão com.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO.
Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – Salvação – 3ª aula Escola Bíblica Dominical Crianças.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual celebraremos a História da Salvação.
A PALAVRA DE DEUS NA LITURGIA “A Igreja sempre venerou as Escrituras divinas, como venera o próprio Corpo do Senhor, porque, de fato, principalmente na.
A Liturgia de hoje lembra-nos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1.ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo.
DOIS LIVROS… “O Papa João Paulo II deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé secular se explica sinteticamente: o «Catecismo da Igreja Católica».
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Quinta-feira / cor verde
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
AMIGOS DE MISSÕES.
A CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
Bíblia na Catequese.
A teologia da celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero
PREPARAR A CATEQUESE.
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
A unidade dos livros sagrados
I Formação Ministerial
Panorama do Antigo Testamento Jó a Malaquias Aula 02
HISTÓRIA DOS CATECISMOS
Achar a Salvação.
Pastoral Litúrgica Ministérios de canto, ministros extraordinários da comunhão, acólitos, leitores, equipe de acolhida e coleta,
Vigília Pascal.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
Orientações ao professor
GÊNERO ENTREVISTA.
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
A Trindade de Deus O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23 Pr. Wellinghton.
Mística do Canto Litúrgico
ENCONTRO PAROQUIAL DE CATEQUISTAS Deus nos chamou por isso nos reunimos aqui para rezarmos e meditarmos sobre nossa vocação. Cada um vai se apresentar.
QUARESMA.
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
LIÇÃO 1 - NA BÍBLIA, A BÚSSOLA DA VIDA
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
2 º Encontro. A igreja é a família de Deus Igreja é a reunião do povo de Deus. A palavra IGREJA significa: CHAMAR.
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
Orientações ao professor
Prof. Ev. Luiz Cezar de Souza – Agosto 2005
encontro pessoal e comunitário com Jesus
1º DOMINGO DO ADVENTO.
«Recebei o Espírito Santo ».
DOMINGO DE RAMOS – ANO B.
I- LEITURA – At 2,1-1 Salmo 103 (104) II-LEITURA II – 1 Cor 12,3b EVANGELHO – Jo 20,19-23.
Orientações ao professor
TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!
* Devemos estar abertos a servir fora da nossa área de dons.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DE CAMPINAS Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA.
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
3° Domingo do Tempo Comum.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Encontro pessoal e comunitário com Jesus. Entrada e saudação Ato Penitencial e Ato Penitencial e Glória LITURGIA DA PALAVRA Profissão de Fé Oração dos.
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
“Eu nunca encontrei uma pessoa amarga que estivesse grata; ou uma pessoa grata que fosse amarga”. Nick Vujicic.
Transcrição da apresentação:

Diocese de Viseu

Breve introdução histórica: Antes de 1970 o Missal Romano Depois da reforma litúrgica o Missal do Concílio Vaticano II o Leccionário Em Latim: cânticos, leituras, orações. Orações Leituras Do Leccionário servem-se os ministros que proclamam a Palavra de Deus.

1. A história do Leccionário da Missa No princípio: a Bíblia judaica ~ o Antigo Testamento; Anos 50 e 90: os Evangelhos e as Cartas dos Apóstolos ~ o Novo Testamento; As notas nas margens da Bíblia ~ para indicar onde começava e terminava cada leitura, assim como o dia destinado (a primeira organização das leituras); Anotações marginais copiadas para listas ~ as primeiras e últimas palavras do texto para facilitar a procura ~ fazer ler o mesmo texto todos os anos; Por fim, a partir de 700: livros com o texto completo das leituras, dispostas pela ordem do calendário. Nasce, assim, o Leccionário.

2. Leitura abundante, variada e adaptada da Palavra de Deus “Prepare-se para os fiéis, com maior abundância, a mesa da palavra de Deus: abram-se mais largamente os tesouros da Bíblia, de modo que, dentro de um período de tempo estabelecido, sejam lidas ao povo as partes mais importantes da Sagrada Escritura.” Sacrosanctum Concílium, n. 51

3. Tesouros bíblicos dispostos por ordem Três objectivos: Leccionário dominical Leccionário ferial Distinguir os domingos dos dias da semana Ler a melhor parte da palavra revelada num determinado número de anos As festas dos santos e as festas especiais no decurso de cada ano Anos A,B e C – ciclo dominical Anos pares e ímpares – ciclo ferial Leccionário Santoral Leccionário para as diversas circunstâncias

4. Finalidade pastoral do Leccionário Nos domingos e dias festivos ~ as passagens mais importantes da palavra revelada; Nos dias durante a semana (dias feriais) ~ uma segunda série de textos com os quais de certo modo se completa o anúncio da salvação; Nos domingos e dias feriais da Páscoa e do Natal, da Quaresma e do Advento ~ uma escolha e distribuição que pretende levar os fiéis a conhecer mais profundamente a fé que professam e a história da salvação; A conveniência de todos os fiéis, em qualquer assembleia litúrgica, poderem escutar as mesmas leituras, em determinados dias e tempos, meditando-as e aplicando-as às circunstâncias concretas…

5. Características do Leccionário actual Leccionário dominical e festivo: Três leituras; Ciclo de três anos; A escolha das leituras. Leccionário ferial: Duas leituras; Nas férias do Advento, Natal, Quaresma e Páscoa as leituras nunca variam; Nos dias feriais do Tempo Comum muda a primeira leitura cada dois anos (pares e ímpares), excepto o Evangelho que nunca varia; A harmonização por temas nas férias dos tempos especiais e a leitura semi-contínua nas férias do Tempo Comum.

5. Características do Leccionário actual (cont.) 3. Leccionário santoral: O Próprio ~ para as solenidades, festas e memórias dos santos; Comum dos santos para os mártires, os pastores, as virgens e outros… Leccionário para as missas rituais, votivas, defuntos e para as diversas circunstâncias 5. Leccionário para as Missas da Virgem Santa Maria

Outros Livros O Evangeliário A Oração Universal para os Domingos e dias festivos

Domingos e Solenidades Feriais (Dias da semana) ANQP Pares e Ímpares

6. Critérios seguidos na selecção e ordenamento das leituras Livros reservados para determinados tempos litúrgicos: Actos dos Apóstolos »»»»»»» Tempo Pascal Evangelho de São João »»»»»» Últimas semanas da Quaresma e Tempo Pascal Profeta Isaías »»»»»»»»»»»»» Tempo do Advento A extensão dos textos é média; as narrações mais longas; os textos doutrinais mais breves; para os textos demasiado longos existem também forma breve. Aos domingos e solenidades, sempre que possível, evitam-se os textos demasiado difíceis.

7. Faculdade de escolher algumas leituras Só o presidente da assembleia tem a faculdade de escolher entre os textos propostos conforme lhe for permitido; os leitores não têm essa faculdade. Nas Missas com duas leituras antes do Evangelho, devem fazer-se ambas, a não ser que a Conferência Episcopal decida outra coisa. À semana, as leituras lêem-se do Leccionário indicado para cada dia, a não ser que coincida uma solenidade, uma festa ou uma memória com leituras próprias. Quando as celebrações dos Santos tem leituras próprias devem ler-se em vez das leituras feriais, mesmo que sejam só memórias.

8. Familiarizar o leitor com o Leccionário

9. O Salmo responsorial e o outro cântico

Texto propriamente dito 10. A apresentação gráfica das leituras Texto que não se lê Título Texto propriamente dito Aclamação

11. A preparação das leituras pelo leitor PREPARAÇÃO TÉCNICA Conjunto de conhecimentos e orientações que tornam o leitor cada vez mais apto para a arte de ler diante de uma assembleia. Descobrir a riqueza dum texto: 1.1. As palavras 1.2. A frase 1.3. As pausas breves ou longas e pontos de apoio

11. A preparação das leituras pelo leitor (cont.) 1. As palavras 2. A frase 3. As pausas breves / ou longas // e pontos de apoio ///

12. A preparação próxima da leitura 12.1. Uma equipa de leitores: O dom; A rotatividade; Organização (saber antecipadamente…). 12.2. Compreender o texto e prepará-lo: Saber que leitura vai fazer; Ler o texto pela primeira vez; A consulta do dicionário (da língua e bíblico); Análise e divisão do texto; Descobrir as ideias mestras da leitura para transmissão.

12. A preparação próxima da leitura (cont.) 12.3. O género literário do texto: Os textos não são iguais: Deus falou de muitas maneiras e serviu-se de homens com temperamentos diferentes…; Descobrir o género do texto; Não proclamar tudo do mesmo modo. A título de sugestão: Com entusiasmo »»»»»»» Esperança »»»»»» Advento Com Alegria »»»»»»» Natal, Epifania e Páscoa Mais devagar e simplicidade »»»»»»» Verdades fundamentais da fé Mais grave e solene »»»»»»»»»»»»» Na Paixão do Senhor Tom de encorajamento fraterno »»»»»»»» Textos exortativos

12. A preparação próxima da leitura (cont.) 12.4. O tom da leitura: Tom neutro = monotonia; Tom declamatório = da dramatização; Tom natural = conversação.

O Leccionário não é a Bíblia toda, mas a fina flor da Palavra que ela contém.