FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Advertisements

8.2 – Transmissão de Calor Site:
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
Aula 2: Revisão Denise Weiss. Termodinâmica É uma ciência que estabelece os conceitos para explicar os fenômenos físicos de transferência de energia térmica,
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
Dilatação Prof. Ademir Amaral. Quando a temperatura aumenta as moléculas aumentam sua agitação acarretando um aumento da distância média das moléculas.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
Site: UNIDADE 4 Capítulo 21 Site: 21 – Transmissão de Calor.
1.2.3 Grandezas elétricas: resistência elétrica de um condutor
RESUMO DE FÍSICA 2016 Tópico I - Conhecimentos Básicos e o Movimento Tópico II - Leis Físicas Tópico III - Gravitação Universal Tópico IV - Hidrostática.
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
ONDULATÓRIA Professor: Kingnaldo.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Vulcanismo Secundário
Ciências da Natureza e suas O CONGELAMENTO DOS LAGOS
Professor: Janilson Cordeiro
Energia e Tipos de energia
DILATAÇÃO.
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
FÍSICA ÓPTICA AULA 9 – ACÚSTICA – Parte 2.
TERMOQUÍMICA.
TERMODINÂMICA.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
OS EFEITOS DO CALOR E SUAS APLICAÇÕES
DILATAÇÃO TÉRMICA Página 102.
Capítulo: 27 Refração da Luz
ONDULATÓRIA.
1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura.
Margie Basso Física.
Prof. Klecius Celestino
FO.09 – ESCALAS DE TEMPERATURA FO.10 – TROCAS DE CALOR
Radiação , Condução e Convecção
AULA 6– FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Ondas.
Termodinâmica.
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Capítulo 01: Introdução.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA.
Convecção 10º ano [Imagem: Live Science].
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Termodinâmica e Estrutura da Matéria A 1ª Lei da Termodinâmica - Parte 2 J. Seixas.
ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Professor Caio Gomes – Aula 2
Temperatura e dilatação
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Termodinâmica e Estrutura da Matéria A 1ª Lei da Termodinâmica - Parte 2 J. Seixas.
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
Bases Acústicas da Audição e da Fala
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Dilatação dos sólidos e dos líquidos
Introdução à Termologia Calor Sensível Trocas de Calor.
TERMOLOGIA.
Fundamentos da termodinâmica
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
O ensino de física de maneira prática
Condutividade térmica
TERMODINÂMICA.
Reflexão, transmissão e absorção
Onda: Perturbação em determinado meio
Professor: Diones Charles
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
CINÉTICA QUÍMICA.
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA FÍSICA ÓPTICA FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA

TRANSFERÊNCIA DE CALOR A transferência de energia térmica (Calor), pode se evidenciar por: Condução Convecção Irradiação

TRANSFERÊNCIA DE CALOR (Condução) Condução: Transmissão de calor onde este passa de partícula para partícula sem que haja transporte de matéria de uma região para outra

FLUXO DE CALOR Ф = Q / ∆t = K . A . ∆θ / l Em um corpo metálico (bom condutor de calor) cujos estremos tem temperaturas diferentes, surgirá um fluxo de calor através dele, da região mais quente para a região mais fria. Esse fluxo de calor pode ser medido pela expressão: Ф = Q / ∆t = K . A . ∆θ / l

FLUXO DE CALOR Ф = Fluxo de calor; Q = Quantidade de calor; ∆t = Variação do tempo para transferir o calor; l = Comprimento pelo qual o fluxo de calor deverá passar; A = Área da superfície; K = Constante de Condutividade térmica; ∆θ = Diferença de temperatura entre as faces quente e fria.

CONDUTIVIDADE TÉRMICA (K) Capacidade de condução térmica de uma determinada substância. Quanto maior o valor da condutividade térmica , melhor condutora de calor é a substância. K prata = 0,99 cal/s.cm.ºC K alumínio = 0,5 cal/s.cm.ºC K prata > K alumínio Prata é melhor condutora de calor.

TRANSFERÊNCIA DE CALOR (Convecção) Convecção: Processo de transmissão do calor que ocorre nos fluídos (líquidos e gases). Nesse processo o calor é transmitido junto com a matéria. Exemplo: Panela com água!

TRANSFERÊNCIA DE CALOR (Convecção) Na convecção, como existe um aquecimento na parte inferior de um fluído, este sofre uma expansão em seu volume, diminuindo assim sua densidade, dessa forma a parte do fluído que sofre aumento na temperatura tende a subir e trocar de lugar com a parte de menor temperatura.

TRANSFERÊNCIA DE CALOR (Irradiação) Irradiação: Processo de transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas. É a única forma ade transmissão que pode ocorrer no vácuo.

DILATAÇÃO TÉRMICA Dilatação: A temperatura está associada ao grau de vibração das moléculas, por tanto, quando ocorre um aquecimento do corpo existe um aumento da vibração das partículas que o compõe, fazendo com que elas ocupem um espaço maior. Dessa forma o corpo sofre dilatação.

DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS Dilatação linear: Quando o comprimento de um corpo é muito maior que a sua área da secção transversal. “Todas as dimensões sofrem dilatação, porém nesse caso a dilatação da área da secção transversal é desprezada”.

DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS A dilatação linear nos sólidos é dada pela relação: ∆l = l0 . α . ∆θ Onde: ∆l = Dilatação linear. (Variação do comprimento); l0 = Comprimento inicial; α = Coeficiente de dilatação linear; ∆θ = Variação da temperatura.

DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS Dilatação Superficial: Quando a área do sólido é maior que a sua espessura. “Numa chapa por exemplo, a dilatação da espessura é desprezível.”

DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS A expressão para dilatação superficial é: ∆A = A0 . β . ∆θ Onde: ∆A = Dilatação superficial; A0 = Área inicial; β = coeficiente de dilatação superficial ( β = 2α); ∆θ = Variação da temperatura;

DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS Dilatação Volumétrica: Consiste no aumento de todas as dimensões do corpo.

DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS A dilatação volumétrica é dada pela expressão: ∆V = V0 . γ . ∆θ Onde: ∆V = Dilatação Volumétrica; V0 = Volume Inicial; γ = Coeficiente de dilatação volumétrica (3α); ∆θ = Variação da temperatura.

DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS A forma de um líquido é igual ao do recipiente que o contém; A dilatação dos líquidos é sempre volumétrica; A dilatação sofrida pelo líquido é a soma da dilatação sofrida pelo recipiente mais a dilatação aparente. ∆Vl = ∆Vr + ∆Vapar

DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS

EXERCÍCIOS 1) (UFES) Um ventilador de teto, fixado acima de uma lâmpada incandescente, apesar de desligado, gira lentamente algum tempo após a lâmpada estar acesa. Esse fenômeno é devido à: a) convecção do ar aquecido b) condução do calor c) irradiação da luz e do calor d) reflexão da luz e) polarização da luz. Resposta: A

EXERCÍCIOS 2) (MACK-SP) Uma placa de aço sofre uma dilatação de 2,4 cm2, quando aquecida de 100 °C. Sabendo que o coeficiente de dilatação linear médio do aço, no intervalo considerado, é 1,2 x 10-6 °C-1, podemos afirmar que a área da placa, antes desse aquecimento, era: a) 200,0 m2 b) 1,0 m2 c) 100,0 m2 d) 0,010 m2 e) 2,0 m2 Resposta: B

EXERCÍCIOS 3) (Unifor-CE) Fazendo-se passar vapor d’água por um tubo metálico oco, verifica-se que a sua temperatura sobe de 25 °C para 98 °C. Verifica-se também que o comprimento do tubo passa de 800 mm para 801 mm. Pode-se concluir daí que o coeficiente de dilatação linear do metal vale, em °C-1: 1,2 x 10-5 2,5 x 10-5 1,7 x 10-5 2,9 x 10-5 2,1 x 10-5 Resposta: C