Exercícios 5.5 (a) Explique sucintamente o conceito de força motriz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios 5.5 (a) Explique sucintamente o conceito de força motriz.
Advertisements

Tratamentos Termo-químicos
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Exercício 1 1- Óleo quente com temperatura de 200ºC, h = 50W/m.k escoa através de um longo tubo ( L = 2 m ) de paredes delgadas e 30 mm de diâmetro.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
Operação Unitária de Secagem
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 14. Massas Atômicas e Moleculares.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
Hidrodinâmica Aula 11 (1 0 Sem./2016) 1. As relações de energia 2.
Exercícios 4.1 Calcule a fração Nv/N para o chumbo na sua temperatura de fusão de 327 °C. Suponha uma energia para a formação de vacâncias equivalente.
Exercícios Cap. 8 Falha Qual a tensão máxima na extremidade de uma trinca que possui um raio de curvatura de 2,5x10 -4 mm e um comprimento de trinca.
Energia é uma palavra derivada do grego, significa força ou acção. Ora como o trabalho resulta de uma aplicação de forças, podemos dizer que a energia.
Aços Ligados (Aço Inoxidável e Aço Ferramenta) Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Materiais Lauralice.
Sabia que quase um quarto das doenças ocupacionais são provocadas pela adopção de más posturas?
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
IECETEC Orgulhosamente apresenta: profº msc Etevaldo costa
Apresentado por: Patricia Diniz
Elementos de máquinas II
Forças Distribuídas: Centroides e Centros de Gravidade
Espelhos planos e esféricos
ANÁLISE DAS CAPACIDADES TERMICAMENTE ISOLANTES DE AEROGÉIS DE CELULOSE
Questões Avaliativas (trabalho de classe)
Professor: Janilson Cordeiro
Manutenção Mecânica.
CINÉTICA QUÍMICA I.
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Equilíbrio de Donnan Obtenha a razão entre as concentrações do íon de potássio e de cloro dentro e fora da célula muscular de rã. Compare essas razões.
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Difusão.
Engenharia Metalúrgica Aula 8: Difusão em Sólidos
Lista de exercicios Lic. Geo.
Difusão. Definição É o fenômeno de transporte de material através do movimento dos átomos. Muitas reações e processos que são importantes no tratamento.
Escoamento Laminar e Turbulento
Exercícios Cap. 8 Falha.
Fabricação de Aço Carbono
Capítulo: 27 Refração da Luz
Laminação.
Curvas tempo temperatura transformação-T. T. T. e curvas C. C. T
FISIOLOGIA ANIMAL.
Consumiveis.
Radiação , Condução e Convecção
Ligações químicas fracas
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
ACEROS INOXIDABLES SÚPER-DUPLEX
Abordagem à previsão de fadiga térmica de matriz (AISI H13) utilizada para fundição de alumínio em alta pressão utilizando a equação Basquin e elementos.
Sérgio Luiz Manenti Influência de parâmetros computacionais e comportamento de descarga não-linear em simulação de retorno elástico “SPRINGBACK” Professor:
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Sérgio Luiz Manenti AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL E NUMÉRICA NO COMPORTAMENTO A FRATURA DE AÇOS DE ALTA RESISTÊNCIA Professor: Paulo Victor Prestes Marcondes.
Capítulo 01: Introdução.
Difusão.
Correção da 4.ª ficha de avaliação
FLUÊNCIA EM METAIS.
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Defeitos na Estrutura Cristalina e Difusão
Dilatação dos sólidos e dos líquidos
Cinética de processos fermentativos
Exercícios 5.5 (a) Explique sucintamente o conceito de força motriz.
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
Administração de Cargos e Salários
Fundamentos de Electrónica
NO BARÔMETRO HÁ A NECESSIDADE DE CONHECER A TEMPERATURA, ISTO PARA QUE POSSAMOS TRABALHAR COM O PESO ESPECÍFICO CORRETO DO.
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Estado gasoso 10º ano [Imagem:
Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês!
O Ciclo da Água Autores: Data: __/__/_____.
CINÉTICA QUÍMICA.
Ii – INTRODUÇÃO À CONDUÇÃO DE CALOR
Transcrição da apresentação:

Exercícios 5.5 (a) Explique sucintamente o conceito de força motriz. (b) Qual é a força motriz para a difusão do carbono em um aço?

Exercícios 5.7 Uma chapa de aço com 1,5 mm de espessura e a 1200° C possui atmosferas de nitrogênio em ambos os lados, e se lhe permite atingir uma condição de difusão de estado estacionário. O coeficiente de difusão para o nitrogênio no aço a esta temperatura é de 6,0x10-11 m2/s, e se determina o fluxo de difusão de 1,2x10-7 kg/m2.s. Sabe-se ainda que a concentração do nitrogênio no aço na superfície com alta pressão é de 4 kg/m3. A que profundidade para o interior da chapa, a partir deste lado com pressão elevada, a concentração será de 2,0 kg/m3? Considere um perfil de concentração linear.

5.11 Determine o tempo de carbonetação necessário para atingir uma concentração de carbono de 0,45%p em uma posição de 2 mm em direção ao interior de uma liga ferro-carbono contendo inicialmente 0,20%p. A concentração na superfície deve ser mantida em 1,30%p, e o tratamento de ser conduzido a temperatura de 1000 °C. D1000°C Feγ = 1,93 x10-11m2/s. Utilize os dados da tabela abaixo.

5.13 O nitrogênio de uma fase gasosa deve ser difundido para o interior do ferro puro a 700 °C. Se a a concentração na superfície for mantida em 0,1 %p, qual será a concentração a 1 mm da superfície após 10 h? O coeficiente de difusão para o nitrogênio no ferro a 700 °C é de 2,5 x10-11 m2/s.

5.26 A que temperatura, aproximadamente, uma amostra de ferro g teria que ser carbonetada por 2 horas para produzir o mesmo resultado de difusão que a 900 °C por 15 h? (R = 8,31 J/mol-K)