Forjamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor – LUIZ ROGÉRIO
Advertisements

FORJAMENTO Prof.º Lincoln Brum Leite Gusmão Pinheiro
Seleção dos Processos de Fabricação Primários
CONFORMAÇÃO MECÂNICA PARTE 1
Matrizes para forjamento
PUC-GO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
DEFORMAÇÃO PLÁSTICA DOS METAIS
Forjamento O que é: Forjamento é o nome dado às operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil entre duas.
FUNDIÇÃO.
Processos de conformação FORJAMENTO
CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
Universidade Salgado de Oliveira Material de Produção Industrial
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
Processos de conformação
Extrusão.
Conformação Mecânica.
FLEXIBILIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO PLÁSTICA
Aula 11 - Forjamento Para ter acesso a esse material acesse:
FUNDIÇÃO Fundição é o processo para obter-se objetos vazando metal fundido em um molde preparado com o formato da peça, deixando -se o material solidificar-se.
Aula 09 - Processo de Conformação Mecânica
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
Alunos :Douglas Gomes Guilherme Rodrigues João Leandro Freitas Luis Felipe do Nascimento.
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Conformação Mecânica As operações de conformação mecânica são processos de trabalho dentro da fase plástica do metal Os processos de conformação são comumente.
UNIDADE III PILARES.
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Topografia de Superfícies e Superfícies de Contato Prof. Reinaldo Maia Contribuição Prof. Diego Corradi.
Cálculo III Professor Michell Thompson. Objetivos da Disciplina: Estudar integrais de funções de duas e três variáveis, aplicações e interpretações na.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA MECÂNICA Prof. Franklin Delano.
EXTRUSÃO O que é: Extrusão é o processo de conformação plástica que consiste em fazer passar um tarugo ou lingote, colocado dentro de um recipiente, pela.
Por Coni, Gipiela, D’Oliveira e Marcondes
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Soldagem por Fricção Hélio Padilha.
Máquinas Térmicas Turbinas.
INFLUÊNCIA DO DESIGN DO PUNÇÃO NA ESTAMPABILIDADE
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
TERMFORMAGEM O processo de transformação plástica através da termoformagem consiste em aquecer chapas de plástico de diversos tipos de materiais e espessuras;
Conformação Mecânica.
Máquina De Crepe No Palito 6 Elétrica
Máquina De Crepe No Palito Elétrica
Máquina De Crepe No Palito a Gás
calibradores e blocos padrão Professora Fernanda maura
Laminação.
Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR
Conformação:  É o processo de transformação dos materiais (metálicos), através da ação de tensões mecânicas sem que haja remoção de material;  A modificação.
Estampagem ou Conformação de chapas. O que é:  Processo de transformação mecânica que consiste em conformar um disco plano ("blank") à forma de uma matriz,
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
Extrusão.
Teste aula 01 Questão 01) Qual o efeito da temperatura nas operações de conformação mecânica? Questão 02) A que se deve o surgimento de tensões residuais.
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
Máquina De Crepe No Palito 12 Elétrica
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Forjamento Conformação Mecânica 1. Componentes o Bruno Rayan o Caio César o Felipe Bandeira 2.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR
Características físicas e mecânicas
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
Conformação Mecânica.
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO. Sumário: Introdução Tipos ELEMENTOS DE FIXAÇÃO Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças. Qualquer construção, por.
REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Processos de Fabricação Prof. Anselmo. Processos de Fabricação Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos.
Transcrição da apresentação:

Forjamento

Definição Processo no qual modifica-se a geometria e as dimensões de um corpo metálico pela ação de tensões compressivas diretas. Ação das matrizes por meio de golpes (martelos) ou por ação contínua (prensas hidráulicas, excêntricas e de parafuso)

FORJAMENTO A QUENTE FORJAMENTO A FRIO recristalização mais comum para formas complexas oxidação e contração térmica: sobremetais FORJAMENTO A FRIO Encruamento para peças de geometrias mais simples tolerâncias mais fechadas

Tipos de forjamento Forjamento em matriz aberta ou forjamento livre: as matrizes têm geometria ou formatos bastante simples. Esse tipo de forjamento é usado quando o número de peças que se deseja produzir é pequeno e seu tamanho é grande. É o caso de eixos de navios, turbinas, virabrequins e anéis de grande porte. Forjamento em matriz fechada

Tipos de forjamento livre Reclaque.

Estiramento.

Furação Cunhagem

Fendilhamento

Características forjamento livre Formas regulares Peças de grandes dimensões Baixa produtividade Normalmente realizado em martelos

Forjamento em matriz fechada: O metal adquire o formato da cavidade esculpida na matriz e, por causa disso, há forte restrição ao escoamento do material para as laterais. Essa matriz é construída em duas metades: a metade de baixo fica presa à mesa e nela é colocado o metal aquecido. A outra metade está presa ao martelo (ou à parte superior da prensa) que cai sobre a metade inferior, fazendo o material escoar e preencher a cavidade da matriz.

Uma peça forjada acabada geralmente não é conformada em um só golpe, porque tanto a direção quanto a extensão na qual o metal pode escoar são pequenas. Por isso, para a confecção de uma única peça são necessárias várias matrizes com cavidades correspondentes aos formatos intermediários que o produto vai adquirindo durante o processo de fabricação.

Características forja em matriz fechada Para peças de geometrias complexas Alta produtividade Maior homogeneidade estrutural Melhor qualidade dimensional Normalmente realizado em prensas.

Forjamento a quente Etapas do processo: Esboçadora, formadora e calibradora Sequencia de processamento: Corte, aquecimento Limpeza, etapas de forjamento Rebarbação, normalização limpeza

Forjamento a quente A rebarba é a região do forjado que sofre deformação mais intensa, tem por objetivo: Garantir o preenchimento correto das matrizes Escoar excesso de material do tarugo Acomodar defeitos de forjamento.

Esforços no forjamento

Dificuldade de forjamento

Dificuldade de forjamento

Dificuldade de forjamento

Variáveis do projeto de matrizes

Temperatura na superfície da matriz

Defeitos em matrizes de forjamento

Comparação forjamento convencional e de precisão Controle da temperatura de aquecimento Controle do corte e das dimensões do tarugo Precisão dimensional e geométrica das matrizes e insertos

Forjamento a frio Processos basicos: recalque e extrusão Sequencia do processamento: Corte Lubrificação Etapas de forjamento Recozimentos intermediarios

Custos em forjamento