Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves – 200803536-9.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Seminário SANTA CATARINA 2015
O estudo das Bacias Hidrográficas e a caracterização de ambientes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
PEA PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Lucas do Rio Verde Legal
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Inventário de ciclo de vida do Diesel
enquadramento de corpos de água
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais
PROGERIRH / PRODHAM.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
RECURSOS HÍDRICOS: MANEJO E ESTADO ATUAL
Pegada Ecológica para a gestão ambiental de cidades e estados
PLANO DE BACIAS 2004/2007 Audiência Pública:
HIDROLOGIA.
Ações em escala piloto para fomento de escoamento sub-superficial: Unidade de Planejamento e Gestão Hídrica dos Rios Pomba e Muriaé. Julia Santos Nunes.
Reserva Biológica do Rio Trombetas – Programa de Proteção e Manejo
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Um Banco da Amazônia.
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MURIAÉ
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Sistema Estadual de Meio Ambiente
José Alberto Ribeiro Carvalho
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
Gerhard Valkinir Cabreira
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Instituto de Florestas
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Programa de Comunicação Social para a Implantação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
O poder do marketing para o desenvolvimento
MONITORAMENTO HIDROLÓGICO PARTICIPATIVO DO RIBEIRÃO PIRACICAMIRIM
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
João Elves da Silva Santana Nayara Franzini Lopes Thuany Araújo Silva Reserva de Desenvolvimento Sustentável MAMIRAUÁ.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Viabilidade Econômica e Social das Áreas de Livre Comércio. Brasília, dezembro de 2009.
twitter.com/funasa.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
Transcrição da apresentação:

Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves – 200803536-9

A Sub-Bacia do Rio Baependi A Sub-Bacia do Rio Baependi é uma das 15 Sub-Bacias que compõem a BH do Rio Verde, que faz parte da BH do Rio Grande, uma das mais importantes do estado. A Sub-Bacia do Rio Baependi é composta por 8 municípios e possui área total de 1136,7 Km2 , onde vivem 42 mil pessoas. Grande importância no abastecimento de água para os municípios de Baependi e Caxambu. Grande potencial para o desenvolvimento de turismo e ecoturismo atrelado aos recursos hídricos (Águas Carbogasosas, cachoeiras, rios, etc)

Problemas Pastagens degradadas e fragmentação dos remanescentes florestais Estradas de terra inadequadas gerando muitos sedimentos Aterro Sanitário em local inadequado Despejo de Esgoto a montante da captação de água Fotos Ilustrativas

Proposta Desenvolver um projeto integrado, sob a lógica de microbacias como unidade de planejamento, que promova a perenização da água na Sub-Bacia, melhore sua qualidade para os diferentes usos e mitigue os impactos sofridos, além de gerar subsídios para a tomada de decisão em outras escalas.

Atividades Delimitação das Micro-Bacias e seleção de unidades demonstrativas Elaboração de proposta de manejo para cada “classe” de microbacia Promover a regularização jurídica, em acordo com a Lei nº 12.651, de 25 de Maio de 2012 principalmente no que tange as APP nessas microbacias selecionadas Seleção de áreas substitutivas para implantação de um novo aterro sanitário em Baependi e elaboração de solução técnica para o esgoto da cidade. Promover a implantação de sistemas silvi-pastoris com objetivo de demonstrar a possibilidade de trabalhar o sistema na região e reverter a degradação das pastagens.

Atividades Realização de levantamento da situação das principais estradas de terra da sub-bacia e promoção de sua regularização Levantamento da capacidade de carga turística nos 05 principais atrativos que envolvam recursos hídricos, afim de garantir que seu uso não prejudique a qualidade da água Monitoramento da qualidade das águas na Sub-bacia Fortalecer lideranças, promover boas práticas, levar conscientização ambiental e levantar demandas junto a população

Produtos Esperados (Prazos e Valores)

Resultados Esperados Gerar informações robustas que permitam a tomada de decisão em toda a sub-bacia Mitigar os principais agentes degradantes presentes na bacia Aumentar a qualidade, quantidade e tempo de permanência da água na sub-bacia Promover a conservação das funcionalidades ecológicas aliada a geração de renda e oportunidades Fortalecer lideranças e promover conscientização ambiental nas novas gerações.

Obrigado!!! Rodrigo Condé Alves rconde@gmail.com