Especializando: Idania Yamileth Reyes Márquez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Orientador: Caroline Kroning Feijó
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Especializada: Vilma Juana Reynaldo Fernandez
Alana Maria Vasconcelos Parente
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA  Atenção ao Pré Natal e Puerpério em uma Unidade.
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Carolina Aquino Alves Faria
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Especialização em Saúde da Família UNASUS – UFPel
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
Orientadora: Elenir Anversa
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Orientadora: Luciana Valadão Alves Kebian
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Vanessa Rivero Kindelan
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
Especializado: Yoanis Gonzalez Carmona
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
Transcrição da apresentação:

Especializando: Idania Yamileth Reyes Márquez Melhora na atenção ao programa de saúde da criança (0-72 meses) na UBS Belo Horizonte, Caxias do Sul, RS Especializando: Idania Yamileth Reyes Márquez Orientador: Glebson Moura Silva. Pelotas, Julho de 2015

Importância da atenção ao programa saúde da criança na faixa de 0-72 meses A importância da diretriz de atenção a saúde da criança busca ter um olhar voltado a promoção da saúde da criança, a prevenção de agravos e assistência adequados com o fim de manter o vínculo permanente para acompanhamento destas crianças no processo de crescimento e desenvolvimento para ter cidadãos capazes e aptos, física, intelectual e emocionalmente preparada para se capacitar profissionalmente e laboral mente na construção de uma nação forte.

Caracterização do município caxias do sul, rs. Localização: extremidade este da encosta superior do nordeste do estado do Rio Grande do Sul. População Total: 435.564 mil habitantes. Serviços de Saúde no Município: - 6 hospitais - 46 UBS - 19 ESF e 18 PACS - Pronto Atendimento 24 horas - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) - Centro Especializado de Saúde (CES) - Saúde mental - Serviço de assistência domiciliar (SAD); - Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); - Serviço de avaliação, controle e auditoria (SACA); - Central de Regulação de leitos; - Vigilância à saúde -Central de exames complementares; - Hemocentro de Caxias do Sul (HEMOCS) - Ouvidoria.

Caracterização da ubs belo horizonte Localiza-se na zona norte de Caxias do Sul, em um bairro na periferia da cidade, com grande vulnerabilidade social. População atendida: 7000 usuários, 10 microáreas adscritas 2 Equipes ESF: dois enfermeiros, dois médicos, quatro técnicos de enfermagem, cinco agentes comunitárias de saúde, uma odontológa e uma auxiliar de saúde bucal. Equipe de apoio: Uma ginecologista, uma assistente social, um técnico de enfermagem.

Situação do programa atenção a saúde da criança na ubs antes da intervenção. Perfil demográfico das crianças segundo as equipes e áreas de abrangência da UBS Cobertura de puericultura Déficit nos registros Sem controle em alguns dos indicadores de qualidade no programa. Dificuldades serias na área de saúde bucal. Atividades educativas coletivas neste programa

Objetivo geral Melhoria da atenção a saúde da criança da UBS Belo Horizonte, Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul.

Metodologia A intervenção do programa atenção a saúde da criança esteve baseada segundo o protocolo de saúde da criança: crescimento e desenvolvimento do Ministério da saúde, 2012 O registro do acompanhamento das crianças foi feito mediante a ficha espelho disponibilizada pelo curso e a criação dos livros “acolhe bebê” e o livro de “puericultura”. As informações coletadas do prontuário clínico e dos livros foram consolidadas na planilha eletrônica do programa Excel disponibilizada pelo curso.

AÇOES Cadastramento de tudas as crianças na faixa de 0 a 72 meses pertencentes a área de abrangência. Visitas domiciliares. Buscas ativas das crianças faltosas. Atendimento clínico, programado (consultas de puericultura) e a demanda espontânea. Atividades educativas coletivas, grupos de puericultura. Qualificação da pratica clínica com a equipe. Atividades de intersectorialidade com a nutricionista da UBS vizinha, escola. Engajamento público: participação da comunidade .

COBERTURA Objetivo: Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança. Meta: Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 60% das crianças entre 0-72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde Antes: 12% Depois: 62%

QUALIDADE Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Realizar a primeira consulta na primeira semana de vida para 100% das crianças cadastradas. Antes:0% Depois:98,2%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Monitorar o crescimento em 100% das crianças. Antes:0% Depois100%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Monitorar 100% das crianças com déficit de peso. Antes:0% Depois:100%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Monitorar 100% das crianças com excesso de peso. Antes:0% Depois:85,7%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças. Antes:0% Depois: 100%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Antes:80% Depois: 99,5%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses. Antes:0% Depois: 100%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Realizar triagem auditiva em 100% das crianças. Antes:0% Depois: 100%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até 7 dias de vida. Antes:0% Depois:95.9%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 e 72 meses. Antes:0% Depois: 100%

qualidade Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento à criança. Meta: Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses de idade moradoras da área de abrangência, cadastradas na unidade de saúde. Antes:0% Depois: 41,6%

Adesão Objetivo: Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança. Meta: : Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas. Antes:0% Depois:100%

registro Objetivo: Melhorar o registro das informações. Meta: Manter registro na ficha espelho de saúde da criança/ vacinação de 100% das crianças que consultam no serviço. Antes:0% Depois:99,5%

Avaliação de risco Objetivo: Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência Meta: Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. Antes:0% Depois: 100%

Promoção da saúde Objetivo: Promover a saúde das crianças. Meta: Dar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de saúde da criança. Antes:0% Depois:100%

Promoção da saúde Objetivo: Promover a saúde das crianças. Meta: Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta. Antes:0% Depois: 94,9%

Promoção da saúde Objetivo: Promover a saúde das crianças. Meta: Fornecer orientações nutricionais de acordo com a faixa etária para 100% das crianças. Antes: 0% Depois: 100%

Promoção da saúde Objetivo: Promover a saúde das crianças. Meta: Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% das crianças de acordo com a faixa etária. Antes:0% Depois:100%

Discussão A equipe: fortaleceu o vínculo para o trabalho em conjunto, permitiu a qualificação da pratica clinica, reviu as atribuições da equipe viabilizando a atenção a um maior numero de crianças. O serviço: reorganização da metodologia na rotina do trabalho na UBS com as demais ações programáticas, a criação e melhora dos registros facilitou as buscas ativas, e monitoramento das vacinas, das consultas odontológicas. A comunidade: com a chegada da pediatra ao serviço houve mais valorização pela comunidade das consultas de acompanhamento no crescimento das crianças a fim de fazer detecção e diagnostico precoce de problemas de saúde nas crianças.

Discussão A intervenção está totalmente incorporada à rotina do serviço e a equipe deverá manter e intensificar as orientações à comunidade quanto à importância de realizar o acompanhamento das crianças por meio das consultas de puericultura e as facilidades de realizá-lo na unidade. As mudanças para viabilizar a continuidade após o término do curso serão: Ampliar a cobertura da consulta odontológica. Retomar e fortalecer as atividades educativas coletivas.

Reflexão critica Foi gratificante para o meu crescimento profissional a experiência de ter desenvolvido um curso pela internet na modalidade de ensino a distancia. A participação nos fóruns de saúde coletiva, e dúvida clínica, permitiu a troca das ideias e inquietudes com os colegas e serviu de base para enriquecer e aperfeiçoar as tarefas de cada unidade. Os TQC, casos clínicos, e estudos da prática clínica permitiu que se cria-se um habito de estudo para qualificação clínica.

Obrigada!