Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.

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[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Transcrição da apresentação:

Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.

Parte I Os sons em música Parte II Ideias musicais Parte III Pensar e fazer Parte IV Modelos de tempo

Parte III Pensar e Fazer 9. Novos ouvidos 10. Unidade e variedade: 12 compassos para 12 notas 11. Começar e parar 12. Deixar ir

Projeto 9 Novos ouvidos A tradição dificulta pensar em novas formas de ver o que não é tradicional. É muito usual associar certos instrumentos a certos tipos de música, o que fortalece nossas convicções sobre o que é ou não “som musical bonito”. É fácil imaginar uma harpista tocando calmamente uma música serena, mesmo quando a música é rápida e enérgica, esse instrumento produz a mesma qualidade “bonita”. Poderia este instrumento produzir um som feio? No entanto, sem nunca ter visto ou ouvido esse instrumento sendo executado, e sem “preconceitos”, podemos descobrir muitas maneiras incomuns de tocar. Desse modo, ouviríamos com novos ouvidos .

Tarefa 1: Individual Cada instrumentista usando seu próprio instrumento. Pensar em fazer sons musicais não usuais no seu instrumento (diferentes possibilidades que normalmente não se faz no instrumento). Fazer uma peça musical usando somente esses sons não usuais.

Tarefa 2: 4 instrumentistas Ouça uma peça para quarteto de cordas do período Clássico e do Romantismo (exemplo: Haydn, Mozart, Schubert e Mendelssohn). Listar características específicas do quarteto de cordas. Que tipos de recursos poderiam ser evitados (ou seja, formas de tocar os instrumentos que podem impedir os sons convencionais)? Fazer uma peça que contém uma nova sonoridade para quarteto de cordas, ao contrário do que poderia ter sido composto no século XVIII ou XIX.

Tarefa 3 Com três instrumentos diferentes faça uma combinação improvável. Improvisar juntos (para descobrir novas possibilidades) e compor uma peça musical com sons não usuais dos instrumentos.

Tarefa 4 Faça uma melodia que não é “melodiosa”.

Tarefa 5 Fazer uma peça musical para tambores que não seja “rítmica”.

Tarefa 6 Fazer uma peça e escolher qualquer combinação instrumental: cordas, ventos e teclados. Cada instrumento será “tratado” como um instrumento de percussão.

Tarefa 7 Fazer uma peça para cantores em que a voz serão usadas ​​como instrumento de percussão - exceto em um ponto, onde produzirão tipo de som que normalmente se espera deles.

Referência PAYNTER, J. Sound & Structure. Cambridge University Press, Great Britain, 1992.