Modelo de referência OSI.  No início da evolução das redes de comunicação cada fabricante tinha as suas próprias tecnologias.  Necessidade do utilizadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

Protocolos de Comunicação
Redes de computadores I
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Endereçamento ARP MAC Nível de Rede Nível de Enlace CEL Placa de Rede
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Protocolos e o Modelo OSI
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Redes de Computadores.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Conectividade Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 05 – Modelo OSI.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Trabalho realizado por: Tiago Freitas Nº7
Senac RN Alunos: Mikaelson dos Santos Adrielly Silvestre Pedro caio
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Modelo OSI.
O QUE FOI OSI ? OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. A sua arquitectura é chamada OSI.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
PROTOCOLOS Um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
Camada de Apresentação. Qual sua Funcionalidade? Ela é responsável pela formatação dos dados, e responsavel em fazer com que duas redes diferentes se.
Protocolo TCP/IP Secção Objectivos Reconhecer os protocolos mais comuns Definir o protocolo TCP/IP Entender o sistema de endereçamento IP e a utilização.
Tipos de Redes Trabalho de : - Ruben Guerra. Definição e Objectivos  Uma rede de computadores é uma forma de ligar entre si vários computadores, partilhando.
Arquiteturas de Redes de Computadores Prof. Dr. José Luís Zem Faculdade de Tecnologia de Americana Centro Paula Souza.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
CTRA – CURSO TECNOLÓGICO em EMBIENTES DE REDES E SISTEMAS OPERACIONAIS
Meios Físicos de Transmissão
Empresa de Aviação Kai - Kai.
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
Interconexão
Arquitetura de Redes: TCP/IP
Interconexão de Redes Locais
Modelo OSI e TCP Professor: Marcos.
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Componentes de Redes de Computadores
Modelos de Referência em Camadas
Técnico em informática 2017
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Aula 07 Camada Física.
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
Camada de Enlace de dados
responsabilidades dessas camadas?
Padrão ethernet (802.3) aula 12
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 3 Protocolos e Comunicações em Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 6: Camada de Rede.
Técnicas de Transmissão
O HUB é o centro da topologia em estrela
TCP/IP CRD Filipe Pacheco.
REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
AULA 2 – PARTE 1 – CAMADA FÍSICA (1-51)
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Redes de computadores I
REdes de comunicação Aula 02 - Topologias de Rede
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Euler Moreira Igor Rezende Janderson Oliveira Rafael Corbelli
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
Questionário Cada questão valerá 0,1 décimo a mais na nota de umas das provas anteriores; Ordem de respostas: lista de chamada. Caso o aluno chamado não.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Turma Técnico em Informática. - Módulo: Redes de Computadores. Prof. Arthur Gonçalves - Bacharel em Sistemas de Informação. ESAMAZ TEC CURSOS TÉCNICOS.
Vantagens e Restrições A tecnologia Frame Relay oferece vários benefícios, quando comparada com outras tecnologias: Custo de propriedade reduzido (equipamentos.
Transcrição da apresentação:

Modelo de referência OSI

 No início da evolução das redes de comunicação cada fabricante tinha as suas próprias tecnologias.  Necessidade do utilizadores comunicarem uns com os outros, mesmo que não tivessem máquinas do mesmo fabricante.  Necessário definir conjuntos de normas que ditam não só o funcionamento das redes como o tipo de equipamento a utilizar e as regrar a que ele está sujeito.

 O modelo OSI – Open Systems Interconnect ◦ Desenvolvido pelo ISO (International Organization for Standardization). ◦ Pretende estabelecer normas comuns para todos os tipos de redes, de forma que a interligação e comunicação seja possível. ◦ Descreve como os dados são transmitidos através da rede.

 Redução de complexidade ◦ Divide a comunicação pela rede em partes mais pequenas e simples.  Padronização das interfaces ◦ Através da padronização dos componentes da rede permite o desenvolvimento e suporte por múltiplos fabricantes.  Facilita a engenharia modular ◦ Permite que diferentes tipos de hardware e software de rede comuniquem entre si.

 Assegurara a interoperabilidade ◦ Previne que as alterações numa camada afectem as restantes, permitindo o desenvolvimento rápido.  Aceleração da evolução ◦ Permite actualizações específicas e melhorias a componentes individuais sem afectar outros componentes o ter de escrever todo protocolo.  Facilita a compreensão ◦ A divisão da comunicação na rede em pequenas partes facilita a compreensão.

 7 camadas ◦ Cada uma fornece um conjunto de funções

 Camadas orientadas à aplicação: ◦ Sessão, Apresentação e Aplicação – dependem da máquina e do sistema operativo.  Camada de Interface: ◦ Transporte - fornece uma interface independente da rede para ser utilizada pelas camadas acima (camadas orientadas à aplicação).  Camadas dependentes da rede: ◦ Física, Ligação de dados e Rede – dependem do meio físico de transmissão e da topologia.

 O Director Sr. Apolinário quer enviar uma carta muito importante a um colega: A.Apolinário pega na caneta e redige a carta pessoalmente. B.O assistente corrige erros de formato e prepara a versão final. C.A secretária fornece o endereço e coloca a carta no envelope D.O estafeta transporta a carta para os correios. E.Nos correios tratam o envelope e colocam-no pronto para ser transportado. F.O envelope é colocado juntamente com outros, num recipiente adequado, no camião pelo qual vai ser transportado para o destino. G.O condutor do camião transporta os envelopes até ao posto correio destino.

 Define os aspectos mecânicos e eléctricos, procedimentais e funcionais para activação, manutenção e desactivação a ligação física  Define também a interface de hardware entre a máquina e as cablagens.  Nível do Bit (0 e 1)  Definição dos sinais eléctricos.  Tipos de conectores.  Meio (coaxial, fibra,…).  Débito binário.  Modulação.  Códigos de linha.  Sincronização.

 Aparelhos que operam nesta camada: Repetidores e concentradores (Hubs)

 Define como os dados são formatados e como é controlado o acesso à rede.  Estruturação das mensagens em tramas (frames) usando padrões de bits especiais no início e no fim.  Fornece mecanismos de detecção de erros.  Delimitação ou estrutura de pacotes em tramas.  Preparação da sequência das tramas.  Retransmissão das tramas em caso de erros  Controlo de fluxo ou congestionamento.

 Aparelhos que operam nesta camada: ◦ Switch. ◦ Bridges (liga duas redes que utilizam o mesmo protocolo). ◦ VLAN (redes virtuais, controlo através de software). Normalmente utilizam para endereçamento o MAC Address

 Conectividade e encaminhamento de pacotes.  Escolhe o melhor caminho entre o transmissor e o receptor.  Fornece endereçamento lógico (por exemplo, IP).  Encaminhamento de pacotes.  Preparação da sequência dos pacotes.  Controlo de fluxo ou congestionamento dos pacotes.

 Aparelhos que operam nesta camada: Routers

 Assegura que todos os dados são enviados correctamente para o receptor.  Segmenta ficheiros (mensagens) grandes em segmentos mais pequenos para facilitar a transmissão e faz a reconstrução.  Estabelece comunicação extremo a extremo.  Nesta camada opera o protocolo TCP.  Monitorização de tráfego entre terminais.  Recuperação de erros da camada de rede.  Controlo de fluxo dos dados

 Gere o correcto funcionamento da sessão estabelecida entre duas máquinas.  Identifica as ligações atribuindo-lhes um ID.  Coordena a ligações e os processos de retransmissão  Liberta a ligação no final da transmissão  Restabelece a ligação em caso de falha.

 Define o formato dos dados (texto, imagens), compressão e encriptação.  Faz a tradução entre o formato no computador e o formato na rede.  Fornece conversões de formatação ou códigos, preservando o conteúdo da informação  soluciona problemas de sintaxe que possam existir entre o transmissor e o receptor.

 É a camada mais alta do modelo OSI  Fornece serviços directamente às aplicações do utilizador  Actuando como uma passagem por onde as informações entram e saem do ambiente OSI.

1.Explique porque surgiu o modelo OSI. 2.Em que consiste o modelo OSI? 3.Identifique as 7 camadas do modelo OSI. 4.O que define a camada física? 5.Quais os aparelhos que operam na camada Física? 6.Qual o principal objectivo da camada de Rede? 7.Que aparelhos operam na camada de rede? 8.Qual a camada responsável por colocar os dados num formato adequado para a rede? 9.Qual a camada responsável por definir as regras de comunicação? 10.Qual o objectivo da camada 7?