Pré-História e História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A identidade do homem americano
Advertisements

Revisão para a Prova O surgimento das cidades
E.E. Braz Sinigáglia Bataiporã-MS.
QUEM ERAM OS PALEOÍNDIOS DA AMÉRICA
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
ARQUEOLOGIA.
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História do Brasil
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
Descrever as características de cada período da pré-história.
Pré-História “Antes da escrita”:.
Pré-História da América
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O POVOAMENTO NO BRASIL Cenário do Brasil encontrado pelos primeiros povoadores: Clima seco e frio. Vegetação rasteira, cerrado e caatinga, na sua maioria.
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O INÍCIO DE UMA HISTÓRIA.
HISTÓRIA DA ARTE BRASIL
As primeira civilizações. Civilização do Egito.
A PRÉ - HISTÓRIA.
Revolução Agrícola. Durante muito tempo nossos ancestrais viveram da caça, pesca, coleta de frutas e raízes. A agricultura modificou os hábitos do ser.
O Surgimento dos Seres Humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros seres vivos surgiram provavelmente.
Surgimento dos seres humanos Nosso planeta existe há mais de 4 bilhões de anos e nele não havia nenhum ser vivo. Estudos de fósseis mostram que os primeiros.
Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º Ano - ano letivo 2011/12 Autora: Francisca Fernandes Professora:
1. COMO PODEMOS DEFINIR O TERMO PRÉ- HISTÓRIA E COMO SÃO DENOMINADOS OS PERÍODOS AS QUAIS SE DIVIDE? Pré-história: Período anterior ao advento da escrita;
Professor : Guilherme Matéria :História.  Para a elaboração deste trabalho nós Ithalo, João Vitor Pessoa, João Vitor Oliveira, Henry, Sammyr e Pedro.
A história humana anterior à escrita
PRÉ-HISTÓRIA (4,5 milhões a.C)
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
PRÉ-HISTÓRIA Resumo desenvolvido por: Prof_Michel
Evolução humana (capítulo 11)
Pré-História: Arte Rupestre
A "origem" do Universo e do homem
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
HISTÓRIA Professora Marta Cibele
Pré História Introdução.
CAPÍTULO 2 (continuação): AS PRIMIERAS SOCIEDADES
PRIMEIROS HUMANOS º ANO.
Evolução.
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO INFERIOR
PRIMEIROS GRUPOS HUMANOS
SÍTIO ARQUEOLOGICO LAGOA SANTA
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
Os primeiros hominídeos. Os primeiros Hominídeos. nome dados para classificar os primeiros seres humanos Com a evolução chegou-se a uma única espécie.
A Pré-História no Brasil
Pré-História: Arte Rupestre
ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO INFERIOR
O homem chega à América A teoria mais famosa para a chegada do Homem à América é a da transposição do Estreito de Bering (entre Alaska e Rússia) durante.
As primeiras sociedades
Pré-História.
Pré-História IIi.
A PRÉ-HISTÓRIA.
Os grupos humanos da Pré-História
PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS
A ESPÉCIE HUMANA E O MEIO AMBIENTE PROF. CAMILA MUNIZ.
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE
O Processo de Hominização
HISTÓRIA 2018 África, Mãe terra
A Pré-História Profª Maiara Alves.
RITUAIS E ARTE DO PALEOLÍTICO
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS
Unidade 1 A História antes da Escrita
A Pré-História.
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.
Transcrição da apresentação:

Pré-História e História

Origem do planeta Terra Formação do planeta Terra. Surgimento dos primeiros organismos (micróbios e bactérias). Surgimento de formas mais complexas de vida. Era dos dinossauros. Extinção dos dinossauros – os mamíferos se espalham pelo planeta. Surgimento dos seres humanos. 5 bilhões de anos 3,5 bilhões 550 milhões 250 milhões 65 milhões 100 mil anos

O desenvolvimento dos seres humanos Peso: 65kg Altura: 1,7m Peso: 65kg Altura: 1,7m A+ COMUNICAÇÃO Peso: 58kg Altura: 1,6m Peso: 50kg Altura: 1,4m Homo habilis Homo erectus Homo sapiens Homo sapiens sapiens 2 milhões de anos 1,8 milhões de anos 200 mil anos 100 mil anos Alimentação: carne, frutas e raízes. Tecnologia: pedra Lascada. Alimentação: carne, frutas e raízes. Tecnologia: pedra lascada. Produção de machados e ferramentas para a caça, que se tornou uma atividade regular. Alimentação: carne, frutas e raízes. Tecnologia: pedra lascada. Produção de ferramentas mais elaboradas (pedra, madeira, resina, fibras). Uso do fogo. Alimentação: carne, frutas e raízes. Tecnologia: pedra lascada. Produção de ferramentas ainda mais elaboradas com o passar do tempo (arpões, agulhas, arcos e flechas). Uso do fogo. Pinturas rupestres, uso de adornos e realização de sepultamentos.

Datas e períodos da Pré-História e História Idade da Pedra Idade dos Metais Pré-História 2,5 milhões a.C. Paleolítico 12000 a.C. Neolítico 6000 a.C. Idade do Cobre 3500 a.C. Idade do Bronze 2500 a.C. Idade do Ferro Do surgimento do ser humano até o desenvolvimento da linguagem escrita (4000 a.C.) 4000 a.C. Desenvolvimento da escrita Idade Antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea História 4000 a.C. 476 d.C. 1453 d.C. 1789 a.C.

Idade da Pedra - Paleolítico Paleolítico (idade da pedra lascada) Início: 2,5 milhões a.C. (surgimento do Homo habilis) Fim: 12000 a.C. (início da prática da agricultura e da domesticação de animais) Características: Viviam em pequenos grupos; Eram nômades; Abrigavam-se principalmente em cavernas; Alimentação: caça, pesca, coleta de frutos, grãos e raízes; Tecnologia – desenvolveram a técnica da pedra lascada (lascamento batendo uma pedra contra a outra) Instrumento cortante (servia para cortar alimentos, perfurar e como arma) Tecnologia: desenvolvimento da técnica da pedra lascada, que basicamente se resumia em esculpir a pedra batendo uma contra a outra até virar um instrumento afiado e pontiagudo (servia para cortar alimentos, perfurar materiais espessos e como arma); Domesticação do fogo. IMAGENS: CORBIS Exemplos de pedras lascadas e utensílios cortantes do Paleolítico.

Idade da Pedra Polida - Neolítico Neolítico (idade da pedra polida) Início: 12000 a.C. (início da prática da agricultura e da domesticação de animais) Fim: 6000 a.C. (desenvolvimento das primeiras técnicas de fundição de metais) Características: Início da prática da agricultura e da domesticação de animais; Sedentarização; Grupos mais numerosos (aldeamentos); Alimentação: caça, pesca, coleta de frutos, grãos e raízes; Tecnologia – desenvolveram a técnica da pedra polida (esfregavam a pedra no chão e na areia até ficarem bem afiada) Tecnologia: desenvolvimento da técnica da pedra polida – afiamento da pedra esfregando-a no chão e na areia; Criação da cerâmica – para armazenar os alimentos produzidos; Uso do fogo.

Idade da Pedra (2,5 milhões a.C. – 6000 a.C.) Domesticação do fogo (500 mil a.C.) 1ª fase – o fogo produzido por combustão espontânea ou pela descarga de um raio era mantido em pequenas fogueiras; 2ª fase – desenvolvimento de técnicas para produzir o fogo. Mudanças Possibilidade de adaptação a regiões de temperaturas mais baixas, o que gerou maior mobilidade pelo planeta; Proteção contra o frio; Desenvolvimento da técnica de cozinhar os alimentos; Utilização do fogo como arma contra grupos rivais; Início da fundição de metais.

Arte rupestre (40 mil a.C.) Arte rupestre (40 mil a.C.) Usada para: registrar a vida cotidiana; comunicação. Principais representações: animais, cenas de caçadas, rituais, cenas do dia a dia. Técnicas: tinta produzida com ferro, carvão, ossos queimados e gordura, além de sangue de animais para dar liga; Geralmente usavam o dedo como pincel.

Idade dos Metais (6000 a.C. – 4000 a.C.) - O maior controle do fogo permitiu a alguns grupos humanos desenvolverem o conhecimento das técnicas de fundição de metais: Idade do Cobre (6000 a.C.) Idade do Bronze (3500 a.C.) – Cobre + Estanho = Bronze Idade do Ferro (2500 a.C.) As novas técnicas possibilitaram a produção de ferramentas mais eficientes do que aquelas feitas de pedra. Além dos coletores, agricultores e pastores, surgia a figura do artesão, que fabricava lanças, espadas, escudos, capacetes e uma infinidade de objetos de metal.

Arqueologia Arqueologia É o estudos das sociedades antigas por meio da análise da cultura material, ou seja, do conjunto de vestígios deixados pelas populações do passado, como ferramentas, adornos, utensílios, armas, estruturas de figueiras, pinturas rupestres e até restos de ossos de animais e esqueletos humanos. Arqueólogo É o profissional que estuda as sociedades do passado. Ele procura e identifica os sítios arqueológicos, faz escavações, guarda e identifica os materiais encontrados. Depois, faz estudos no laboratório e tira conclusões sobre a população estudada. Sítio arqueológico É o lugar onde se encontra um conjunto de vestígios dos povos do passado. É por meio do estudo da arqueologia que conseguimos conhecer um pouco da história do ser humano e o modo de vida das sociedades antigas.

A história do ser humano começa na África Allmaps Os primeiros hominídeos surgiram na África. É provável que o Homo erectus e o Homo sapiens seguiram a rota do rio Nilo e se espalharam por outros continentes.

O povoamento da América A presença humana na América teria se iniciado entre 14 e 12 mil anos atrás. Pesquisadores consideram duas principais rotas de migração: Partindo da Ásia e atravessando o Estreito de Bering; Partindo das Ilhas da Polinésia e atravessando o Oceano Pacífico em pequenas embarcações.

Os povos que viviam Brasil Os sítios arqueológicos brasileiros Os homens de Lagoa Santa Localização: município de Pedro Leopoldo – MG - Sítio arqueológico onde foi encontrado o crânio mais antigo do Brasil, conhecido como Luzia. Ele tem 11 mil anos. Características: Eram nômades, caçadores e coletores; Viviam em locais abertos, próximos a nascentes e riachos; Construíram utensílios com a técnica da pedra lascada (pontas de lanças e lâmina); Dominavam o fogo; Realizavam cerimônias e rituais religiosos: colocavam seus mortos em abrigos de pedras. REUTERS / CORBIS Luzia. Reconstituição artística realizada com base no crânio encontrado, 1999.

- Em Tupi: Sambaqui = amontoado de conchas Os sambaquis Localização: litoral brasileiro (especialmente do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo) - Em Tupi: Sambaqui = amontoado de conchas AGÊNCIA RBS/ULISSES JOB Sambaquis. Balneário de Camacho, Jaguaruna (SC), 2003; Características: Acampavam perto de mangues; Caçavam animais pequenos e coletavam frutos silvestres; A alimentação básica era constituída de moluscos e peixes; Construíam utensílios de pedra lascada e polida e de ossos de animais; As conchas eram sempre depositadas em um mesmo local, formando uma elevação. Ali erguiam habitações, sepultavam os mortos e faziam fogueiras.

Sítios de Arte Rupestre Localização: A arte rupestre está registrada em rochas, grutas e em lajes de pedra ao ar livre em diversas regiões do Brasil. São mais de 780 sítios arqueológicos espalhados pelo país. Representação: Desenhos de animais, pessoas, plantas e objetos, cenas da vida cotidiana ou cenas de rituais. As pinturas rupestres mais antigas datam de 12000 anos atrás e foram encontradas na região de São Raimundo Nonato, no Piauí. Homens e animais. Pintura rupestre, Parque Nacional da Serra da Capivara, São Raimundo Nonato (PI), c. 12000 a.C. Imagens: Museu Paraense Emílio Goeldi, Pará. Brasil Pintura rupestre. Sítio arqueológico da caverna da Pedra Pintada, Monte Alegre (PA), c. 10000-9000 a.C.