Diagrama de Atividades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagrama de Atividades
Advertisements

Planejamento Viviane Torres da Silva
Modelagem de Estados.
Diagrama de Máquina de Estados
Engenharia de Software
Concepção e Elaboração Exercícios Concepção e Elaboração Exercícios.
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
Diagrama de Atividades
Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa
Professor Sandro Carvalho
Modelagem Orientada a Objetos
Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense
Estruturas de Controle
Diagrama de Atividades
Curso UML Diagramas de Atividade
Máquina de Estados Uma máquina de estados finitos ou autômato finito é uma modelagem de um comportamento composto por estados, transições e ações Um estado.
Máquina de Estados Uma máquina de estados finitos ou autômato finito é uma modelagem de um comportamento composto por estados, transições e ações Um estado.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7.3 Diagrama de transição de.
Objetivo: compreender a notação do diagrama de atividades
UML - Unified Modeling Language
Diagrama de Estados.
O Portal do Estudante de Computação
Diagramas de Sequência e Comunicação
Tópicos em Sistemas Distribuídos
UML - Unified Modeling Language
Índice SUMÁRIO Introdução ao projeto de lógica seqüencial.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
A modelagem de Negócio com UML
Diagramas de Sequência e Comunicação
Uma introdução ao seu funcionamento
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Professor Mário Dantas
Diagrama de Atividades
Professores: Artulanez Juccelino Silas
Diagramas de Atividade
Silas Juccelino Artulanez.  O que é?  Notação  Estado  Mudança de estado  Condições e ações  Diagramas subdivididos  Passos na construção  Verificação.
Feira de empreendedorismo
Especificação, Modelação e Projecto de Sistemas Embutidos / 2009.
Estrutura de Decisão Multipla
Marcio de Carvalho Victorino
Diagrama de Atividades
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Análise Orientada Objeto
SFC (Sequential Flow Chart) Diagrama Funcional Seqüencial
Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
Diagramas de Estado.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Algoritmo.
Trabalho de Engenharia de Software II
Linguagens de Programação
Fundamentos de linguagens de programação
Fórmula Visual RM.
Expansão dos Casos de Uso
UML Statechart CIn-UFPE.
Diagrama de atividade Lílian Simão Oliveira.
Análise e Projeto de Sistemas
Algoritmo É uma descrição seqüencial ordenada dos passos que devem ser executados de forma lógica e clara, com a finalidade de facilitar a resolução de.
Projetar Cápsulas Parte 1. Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Projetar cápsulas | 2 Objetivos deste módulo.
Memória de Aula 07: Desenvolvimento de Sistemas Diagramas de Sequência
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
1 Estruturas de Controle Algoritmos Algoritmos –Série de ações em uma ordem específica As ações executadas Ordem na qual as ações são executadas.
Diagrama de atividade.
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Análise e Conceção de Sistemas
Prof. Thales Castro. Depósito de dados Entidade externa Processo Fluxo de dados.
CIn-UFPE1 Diagramas de Atividades UML. CIn-UFPE2 Diagramas de Atividades n Os Diagramas de Atividades mostram o fluxo entre atividades (ações não-atômicas);
Diagrama de Atividade Prof. Thales Castro.
Diagrama de Atividades
Transcrição da apresentação:

Diagrama de Atividades

Introdução Tipo de fluxograma estendido Permite representar ações concorrentes e sua sincronização. Pode-se especificar: Processos de negócios Comportamento interno de um objeto Comportamento de casos de uso Algoritmos

Elementos de diagrama de atividades Elementos podem ser divididos em dois grupos: controle seqüencial e controle paralelo . Elementos utilizados em fluxos seqüenciais: Ação Atividade Estados inicial e final, e condição de guarda Transição de término Pontos de ramificação e de união Elementos utilizados em fluxos paralelos: Barras de sincronização Barra de bifurcação (fork) Barra de junção (join)

Elementos

Fluxo de controle sequencial Um estado em um diagrama de atividade pode ser: um estado atividade leva um certo tempo para ser finalizado. um estado ação: realizado instantaneamente. Deve haver um estado inicial e podem haver vários estados finais e guardas associadas a transições.

Fluxo de controle sequencial Um ponto de ramificação possui uma única transição de entrada e várias transições de saída. Para cada transição de saída, há uma condição de guarda associada. Quando o fluxo de controle chega a um ponto de ramificação, uma e somente uma das condições de guarda deve ser verdadeira. Pode haver uma transição com [else]. Um ponto de união reúne diversas transições que, direta ou indiretamente, têm um ponto de ramificação em comum.

Fluxo de controle paralelo Uma barra de bifurcação recebe uma transição de entrada, e cria dois ou mais fluxos de controle paralelos. cada fluxo é executado independentemente e em paralelo com os demais. Uma barra de junção recebe duas ou mais transições de entrada e une os fluxos de controle em um único fluxo. A transição de saída da barra de junção somente é disparada quando todas as transições de entrada tiverem sido disparadas.

Diagrama de Atividades – formato geral

Swimlanes Algumas vezes, as atividades de um processo podem ser distribuídas por vários agentes que o executarão. Ex. processos de negócio de uma organização. Isso pode ser representado através de swim lanes. As raias de natação dividem o diagrama de atividade em compartimentos . Cada compartimento contém atividades que são realizadas por uma entidade.

Exemplo de swimlanes

Modelagem de processo de negócios

Modelagem da lógica de casos de uso A realização de um caso de uso requer que alguma computação seja realizada. Esta computação pode ser dividida em atividades. “Passo P ocorre até que a C seja verdadeira” “Se ocorre C, vai para o passo P”. Nessas situações, é interessante complementar a descrição do caso de uso com um diagrama de atividade.

Modelagem da lógica de casos de uso Os fluxos principal, alternativos e de exceção podem ser representados em um único diagrama de atividade. Identificação de atividades através do exame dos fluxos do caso de uso.

Modelagem de Casos de Uso

Modelagem de Algoritmos Nível de abstração mais baixo Possibilidades de modularização

Exercícios Faça um diagrama de atividades para representar o algoritmo para o cálculo do fatorial de um número.

Locação de DVDs O sócio deve se dirigir ao atendente e apresentar seu código de registro. O atendente pesquisará o sócio para verificar se este realmente se encontra registrado. Se a pessoa em questão não estiver registrada, a locação deve ser recusada. Caso o sócio esteja cadastrado, o sistema deve verificar se este possui alguma pendência, ou seja, se possui alguma locação ainda não devolvida. Se houver alguma pendência a locação deverá ser recusada. Se o sócio não possuir pendências, então o atendente irá registrar a locação, bem como cada uma das cópias locadas.