Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
Advertisements

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
Primeira Guerra Mundial. Antecedentes final de séc. XIX e início séc. XX: Imperialismo europeu e desenvolvimento capitalista europeu causando rivalidades.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Ordem da Guerra Fria Aula 5 Geografia Geral 1. II Guerra Mundial: EIXO ALIADOS -Alemanha - Reino Unido -Itália - França -Japão - EUA (ajuda à URSS) *
A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL.
ANOS 40/50: GUERRA FRIA “CLÁSSICA” BLOQUEIO DE BERLIM(1948/1949)
Ordem da Guerra Fria Aula 6 Geografia Geral 1. Guerra Fria Socialização da Europa: Bulgária e Romênia Polônia e Hungria Tchecoslováquia.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
Datas das aulas: e 16/09 - Apresentação - A crise de 1893 e a era do imperialismo e 23/09 - A guerra imperialista ( ) e as revoluções.
9.O ANO – LICEU ALBERT SABIN A Guerra Fria e o mundo bipolar.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair GUERRA FRIA (1945 – 1989) Definição: Conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências.
GUERRA FRIA Prof° Davi Ruschel. FINAL DA SEGUNDA GUERRA: - enfraquecimento das grandes potências européias - emergência de duas grandes potências (Bipolaridade):
O que é uma ordem internacional (mundial)?
CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO
Guerra Fria.
"Esta guerra, de fato, é uma confirmação da anterior”.
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Industrialização.
Venha fazer uma viajem no séc.XX
A primeira guerra mundial
Guerra Fria.
GUERRA FRIA.
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
Grande guerra
I Guerra mundial.
O Antagonismo dos Blocos
História Econômica Geral
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Conflito político-ideologico entre as duas potências hegêmonicas.
Os Extremismos Na Europa
A Segunda Guerra Mundial
Prof: Rafael Dall’Agnol
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
A Grande Guerra Ap. 3 – F2 – M18/19 – Págs. 296 à 305.
MUNDO DO PÓS GUERRA AULA 7.
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
Guerra Fria.
Geografia 8º ano Do mundo Bipolar ao Multipolar.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
A Segunda Guerra Mundial Antecedentes: Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com.
A Primeira Guerra Mundial teve início no dia 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de O estopim foi o assassinato do herdeiro do trono.
A Grande Guerra Ap. 3 – F2 – M18/19 – Págs. 296 à 305.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO
QUIZ GUERRA FRIA.
O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
GEOGRAFIA INDUSTRIAL 1.
O socialismo científico e seus desdobramentos
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
1ª Guerra Mundial ( ) Causas Profundas Conflitos Imperialistas:
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Mundo Bipolar Mundo Bipolarizado- Disputa de poder entre os EUA e a URSS Disputa geopolítica e ideológica; Corrida Armamentista - Paridade Bélica; Premissa.
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 3.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
IMPERIALISMO n DEFINIÇÃO : Imperialismo é o processo de ocupação da África e da Ásia pelas potências industriais européias no século XIX.
I Guerra mundial.
Da Guerra Fria à Coexistência Pacífica
Reconstrução e política de blocos
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Geografia Homem & Espaço Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. A Guerra Fria e o fim da URSS ( ) 9º ano Unidade I.
Transcrição da apresentação:

Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar Nomes: Marina Ito, Marina Costa e Tayná

Glossário Primeira Guerra Mundial: guerra entre a Tríplice Entente (Reino Unido, França e Rússia) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro), com a vitória Tríplice Entente. Resultou de um conjunto de acontecimentos relacionados à disputa por mercados entre potências industriais que buscaram defender seus interesses econômicos e ampliar sua influência política, cultural e militar no mundo. A Rússia abandonou a guerra após a revolução socialista e, no mesmo ano, os EUA entraram na guerra do lado da Tríplice Entente. Segunda guerra Mundial: guerra entre os Aliados (EUA, Reino Unido, França e US) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), com a vitória dos Aliados. Com a crise de 1929, os investimentos estadunidenses na Alemanha e na Itália cessaram, prejudicando a economia desses países e facilitando a ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália. Esses fatores somados a questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial, fizeram com que eclodissem a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, a Alemanha ficou dividida em quatro partes (entre os Aliados).

Nazismo: movimento imperialista e belicista que baseava-se na ideia de que a raça ariana (da qual se afirmava descenderem os alemães) era superior, justificando a perseguição a grupos e etnias considerados inferiores. Fascismo: sistema político nacionalista e antidemocrático liderado por Benito Mussolini (Itália). Mundo multipolar: presença de polos ou centros de poder distintos no cenário internacional. Mundo bipolar: situação em que as relações internacionais entre os países passaram a ser influenciadas pelas disputas por poder entre os EUA e a União Soviética. Socialismo: sistema político e econômico baseado na coletivização dos meios de produção, no fim da propriedade privada e das classes sociais e no planejamento estatal da economia.

Cortina de ferro: linha imaginária criada durante a Guerra Fria que separava os países capitalistas da Europa Ocidental dos países socialistas da Europa Oriental, servindo de “barreira” e protegendo a União Soviética de ameaças dos países capitalistas ao desenvolvimento do socialismo soviético. Alemanha Ocidental (ou República Federal Alemã): porção capitalista da Alemanha ocupada por EUA, Reino Unido e França. Alemanha Oriental (ou República Democrática Alemã): porção socialista da Alemanha ocupada pela Rússia. Muro de Berlim: muro que dividia o lado ocidental e o lado oriental de Berlim construído pelo governo da Alemanha Oriental sob o pretexto de impedir a fuga de mão de obra especializada para o lado ocidental. Guerra Fria: confronto indireto pós 2ªGM entre os EUA e a União Soviética em que, apesar dos investimentos militares, não houve confronto direto envolvendo armamentos.

Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte): aliança militar liderada pelos EUA destinada a garantir a existência do sistema capitalista na Europa Ocidental e a defesa das liberdades democráticas com a colaboração dos países- membros. Pacto de Varsóvia (Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental): aliança militar liderada pela União Soviética e formada pelos países do bloco socialista destinada a defender seus países-membros. Foi criada em resposta à criação da Otan. Corrida armamentista e espacial: disputa entre EUA e União Soviética ocorrida durante a Guerra Fria pela hegemonia no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial e militar para demonstrar a eficiência e a superioridade dos modelos de sociedade que defendiam. Socialismo real: nome dado aos regimes dos países socialistas por oposição ao socialismo teórico. Esse conceito refere-se a certas práticas socialistas que existiram na ex-União Soviética e nos países do Leste Europeu, como o monopólio de poder exercido pelo Partido Comunista.