Projeto Orientada a Objetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem de Estados.
Advertisements

Diagrama de Máquina de Estados
UML Visões – Parte 2.
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
DIAGRAMA DE ESTADOS DIAGRAMA ESTADO TRANSIÇÃO ENTRE ESTADOS.
Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense
Projeto de Software Orientado a Objetos
UML - Unified Modeling Language
Diagrama de Estados.
UML - Unified Modeling Language
Diagramas de Atividade
UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL
Modelagem de Sistemas Orientado a Objetos com UML
Marcio de Carvalho Victorino
Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
Diagramas de Estado.
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Análise e Conceção de Sistemas
CIn-UFPE1 Diagramas de Atividades UML. CIn-UFPE2 Diagramas de Atividades n Os Diagramas de Atividades mostram o fluxo entre atividades (ações não-atômicas);
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
PESC/COPPE/UFRJ - Toacy C. Oliveira Modelagem Dinâmica – Diagrama de Sequência Toacy. Oliveira - PESC/COPPE/UFRJ.
Programação Orientada a Objetos com C++ Descrição do Trabalho Final.
EA976 – Engenharia de Software AULA 17 Diagramas de Interação.
EA976 – Engenharia de Software AULA 19 Pré-Projeto e Modelagem de Negócios.
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
DIAGRAMA DE SEQUENCIA Sandro Carvalho. OBJETIVO DO DIAGRAMA Apresentar as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem.
FLUXOGRAMA AULA 2 Prof. Anderson Hirata 2º sem de 2016.
Diagramas Dinâmicos Diagramas de Interação Diagramas de Sequência Diagramas de Colaboração Diagramas de Estado (Statechart) Diagramas de Atividade.
Projetar Caso de Uso. Arquiteto de Informação Análise e Projeto OO com UML e Padrões| 2 Analisar Casos de Uso Revisar Projeto Projetar Arquitetura Projetista.
O MÉTODO PERT-CPM. Em 1958 foi desenvolvido o método do PERT – Program Evaluation and Review Technique. Esse método permitiu instituir uma linguagem de.
Operadores lógicos Em ocasiões que consideramos mais de uma expressão, podemos usar os operadores lógicos para unir essas expressões. Determinados casos,
UML - Diagramas de Sequência
Diagrama de Sequencia Prof. Thales Castro.
Valéria Maria Lauande Março/2010
Análise e Projeto de Sistemas II
Diagrama de estado Higo Vale Kleber Baingo
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Introdução OO.
UML : Unified Modeling Language
Análise e Projeto de Sistemas II
Sistemas de Controle III N8SC3
Especificação de Caso de Uso
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Tema 4 - Modelagem ER: Técnicas e Ferramentas
Estruturas de Repetição
Diagrama de Estado Prof. Thales Castro.
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Diagrama de Atividade Prof. Thales Castro.
UML - Diagramas de Sequência
Máquina de Estados Uma máquina de estados finitos ou autômato finito é uma modelagem de um comportamento composto por estados, transições e ações Um estado.
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
Modelagem Orientada a Objetos com UML
Diagramas de Sequência
Aula 3:Conceitos de Lógica digital
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
Revisão Requisitos e Casos de Uso
Engenharia de Software II
Modelagem de Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 09
Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
DIAGRAMA DE CASOS DE USO
Prof. Luís Fernando Garcia
UML : Unified Modeling Language
Aula 11- Rafaela Bosse Schroeder
Diagramas de Seqüência
Diagrama de Atividades
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Paradigma de Orientação a Objetos
Teoria da produção PROF: RICARDO CHAVEIRO ALVES. A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO PARA UM PRODUTO OU SERVIÇO  A função de produção é uma relação puramente técnica.
Transcrição da apresentação:

Projeto Orientada a Objetos Diagrama de Estado Projeto Orientada a Objetos

Diagramas da UML Instalação Casos de Uso Scenario Diagrams Sequência UML 1.x Casos de Uso Scenario Diagrams Sequência State Estados Component Componentes Modelos Objetos Colaboração Atividades Classes Timing UML 2.0 Interações Visão Geral Composite Structure Pacotes Modelo Comportamental Modelo Estrutural

Introdução

Introdução

Introdução Estado: vermelho Identidade: semáforo da rua x no cruzamento x e y Comportamento:

Objetivos da Modelagem de Estado Prover todas as possíveis operações realizadas em função de eventos ocorridos; Descrever o ciclo de vida de objetos de uma classe, os eventos que causam a transição de um estado para outro e a realização de operações resultantes.

Estado É uma situação no ciclo de vida de um objeto durante a qual ele satisfaz alguma condição ou realiza alguma atividade. Normalmente determinado pelos valores dos seus atributos.

Estado Exemplo: O atributo reservado do objeto livro tem valor verdadeiro ou falso. Objeto Livro

Notação UML Estado Estado Inicial Estado Final

Exemplo =>

Transições Os estados estão associados a outros pelas transições. Uma transição pode ser rotulada com uma expressão. evento (lista-parâmetros) [guarda] / ação (lista-parâmetros)

Evento Um evento é algo que acontece em algum ponto no tempo de vida do objeto e que pode modificar o seu estado. Em sistemas de Software Em processos de negócio Mouse pressionado Leu em código de barras Pedido realizado Fatura paga Cheque devolvido

Evento Relevantes Evento de chamada: recebimento de uma mensagem de outro objeto (chamada de método) Evento de mudança: Quando uma condição se torna verdadeira (when()) Evento temporal: passagem de um intervalo de tempo predefinido. Usa-se a cláusula after (depois/após).

Exemplo => Evento Temporal

Evento Relevantes Evento de mudança: Quando uma condição se torna verdadeira. É representada por uma condição de valor lógico (verdade ou falso) utilizando-se a clausula when (quando). Exemplo: when(horário = 00:00h) significa que a transição e disparada quando o valor do atributo horário for verdadeiro.

Exemplo => Evento de Mudança

Condição de guarda Uma condição de guarda é uma expressão de valor lógico. Uma transição na qual foi definida uma condição de guarda é disparada somente se o evento associado ocorre e a condição de guarda é verdadeira. A expressão condicional de uma condição de guarda é sempre apresentada entre colchetes. evento (lista-parâmetros) [guarda] / ação (lista-parâmetros)

Exemplo => Evento com condição de guarda

Ação Uma ação normalmente corresponde à execução de uma operação (método), é representada na linha da transição e deve ser precedida por uma barra ( / ). evento (lista-parâmetros) [guarda] / ação (lista-parâmetros)

Exemplo =>

Utilização do Diagrama de Estados A utilização do diagrama de gráfico de estado é propicia para classes que tenham algum comportamento dinâmico. Se houver um atributo que define um “Status” isso deve ser um indicador de vários estados. Relacionamentos que tenham zero entre os múltiplos.

Exercício 1 Construa um diagrama de estado para uma classe mensagem, que representa uma mensagem de correio eletrônico. Considere os estados apresentados a seguir: Recebida: este é o estado inicial. A mensagem acabou de entrar na caixa de correio e permanece nesse estado até ser lida. Lida: a mensagem é lida pelo usuário. Respondida: o usuário responde à mensagem. Na lixeira: usuário remove a mensagem da caixa de correio

Exercício 2