Desenvolvimento Local & Territórios Juarez de Paula Gerente da Unidade de Desenvolvimento Local SEBRAE
Um olhar que se desloca Do empreendedor para o ambiente Da empresa para o território Do global para o local
Empreendedor / Ambiente Capacitação Cultura empreendedora Iniciação empresarial Gestão empresarial Ambiente favorável Cooperação Legislação / Tributos Inovação Crédito Logística Mercados
Empreendedor / Ambiente Objetivo Construir um ambiente favorável para a competitividade e a sustentabilidade das MPEs
Empresa / Território Competitividade da empresa Escala Inovação Gestão Lobby Competitividade do território Distrito industrial Cluster Sistema produtivo local Sistema local de inovação
Empresa / Território Objetivos Densidade empresarial Dinamismo sócio-econômico Especialização produtiva do território
Global / Local Globalização Expansão econômica Integração competitiva e soberana Integração subordinada Exclusão
Global / Local Globalização Revolução científico-tecnológica Tecnologias da informação Fluxo de capitais Padrões de produção (flexibilização) Hábitos de consumo Mudanças culturais
Global / Local Desenvolvimento local Afirmação de identidade Elementos distintivos, reputação, singularidades Ativos locais Potencialidades, oportunidades Vantagens comparativas e competitivas
O SEBRAE na promoção do Desenvolvimento Local Fortalecer as MPEs existentes Facilitar a criação de novas MPEs Gerar oportunidades de emprego e renda Criar um ambiente favorável às MPEs
O SEBRAE na promoção do Desenvolvimento Local Promover a inclusão social pela via do empreendedorismo Promover a competitividade e a sustentabilidade das MPEs
Todo desenvolvimento é local Porque ocorre em algum território O “local” não é igual a um município O “local” é qualquer porção territorial que se distingue a partir de certos elementos de identidade Pode ser uma rua, um bairro, um aglomerado de cidades, uma região etc.
Todo desenvolvimento é local Os elementos de identidade podem ser: Físico-territoriais Étnico-culturais Sócio-econômicos Político-institucionais
Todo território é uma construção subjetiva A “invenção” do território depende da ação de um “sujeito” que o institua A “invenção” ou “instituição” do território pode ser: Endógena (autonomia) Exógena (heteronomia)
Todo território é singular Redes de atores locais Dotações naturais Infra-estrutura existente Cultura empreendedora Capital humano Capital social Ativos locais
Todo desenvolvimento local exige protagonismo local Identidade (pertencimento) Cultura empreendedora (auto-estima, auto-confiança, iniciativa) Capital humano (conhecimentos, habilidades, competências) Capital social (confiança, cooperação, organização, participação) Empoderamento
Todo desenvolvimento local exige mudança Alterar as condições de concentração do conhecimento, do poder e da riqueza Promover mudanças culturais, sociais, políticas e econômicas Ampliar a esfera pública Transformar as relações entre Estado – Mercado - Sociedade
Todo desenvolvimento local depende das redes Redes técnicas (informação, conhecimento, inovação) Redes empresariais (conhecimentos tácitos, relações transacionais, cooperação) Redes político-institucionais (representação de interesses, vocalidade política, lobby) Redes de atores locais (cidadãos, protagonistas, líderes)
Todo desenvolvimento local depende de recursos Identificação, mobilização e aproveitamento dos recursos endógenos Atração, negociação e captação de recursos exógenos
A Metodologia Organização dos atores locais Identificação dos ativos locais Planejamento e pactuação do desenvolvimento local Apoio ao empreendedorismo local
Ações - UDL Organização das redes de atores locais e desenvolvimento de instrumentos de governança compartilhada tais como fóruns, conselhos, consórcios, comitês, pactos, agências ou correlatos.
Ações - UDL Identificação das potencialidades e ativos locais, ou seja, dos negócios com melhores condições para geração de ocupação e renda, fortalecimento da economia local, conquista da competitividade e sustentabilidade; através de diagnósticos, estudos, levantamentos, pesquisas ou correlatos.
Ações - UDL Construção de acordos ou pactos entre os atores locais quanto ao processo de desenvolvimento do território, através de planos, projetos, agendas ou correlatos. Negociação de parcerias
Ações - UDL Apoio ao empreendedorismo local, facilitando o acesso a serviços de consultoria em gestão empresarial, inovação tecnológica, comercialização, acesso ao crédito etc.
Erros e soluções Municípios (pequenos) isolados ou Municípios agrupados por micro-região Áreas de regiões metropolitanas
Erros e soluções Abordagem difusa dirigida a toda a sociedade ou Abordagem focada nos empreendedores locais das atividades mais capazes de gerar ocupação e renda, competitividade e sustentabilidade
Erros e soluções Agenda local focada nos investimentos estatais ou Agenda local focada nos investimentos privados, combinados com a captação de novos recursos
Instrumentos importantes Microcrédito Comércio Justo e Solidário Protagonismo Juvenil Inclusão Digital (Telecentros) Experiências de economia solidária
Ação do SEBRAE Nos territórios com baixa densidade empresarial e especialização produtiva: promoção do empreendedorismo Nos territórios com alta densidade empresarial e especialização produtiva: promoção da competitividade
Ação do Sebrae nos territórios Identificação, sensibilização, mobilização e organização dos atores locais Fortalecimento do capital humano Fortalecimento do capital social Promoção da cultura de cooperação Promoção da cultura empreendedora
Ação do Sebrae nos territórios Capacitação de lideranças Identificação dos ativos locais Construção de uma visão de futuro compartilhada Capacitação em planejamento participativo e gestão compartilhada
Ação do Sebrae nos territórios Capacitação em elaboração, negociação e gestão de projetos Capacitação em atração de investimentos e captação de recursos Apoio ao empreendedorismo local (iniciação empresarial, gestão empresarial e acesso ao crédito)
Ação do Sebrae nos territórios Identificação dos empreendimentos mais capazes de gerar ocupação e renda e promover a competitividade do território Melhoria dos níveis de cooperação e parceria entre as empresas Melhoria das formas de governança
Ação do Sebrae nos territórios Melhoria de acesso aos serviços de capacitação Melhoria de acesso aos serviços de crédito Melhoria de acesso aos serviços de inovação tecnológica Melhoria da logística
Ação do Sebrae nos territórios Apoio à criação de marcas próprias Apoio à adoção de processos de certificação Apoio à abertura de novos canais de comercialização