UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Enfª Renata Ucha Teixeira
Advertisements

Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Orientador: Cristiane Quadrado da Rosa
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7   Trabalho de Conclusão de.
Gabriel Hernandez Chagime
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Marelis Pileta Labañino Orientadora: Mariaza Alves Freita
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Arlis Martinez Rodriguez Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Wolfang Stable Báez Orientador:Pablo Viana Stolz
Trabalho de conclusão de curso
Melhoria da Atenção Pré-natal e ao Puerpério na UBS Floresta, Bagé/RS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância (EaD) Turma 5. Trabalho de.
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Cajazeiras, Macaíba/RN Especializanda: Sonia Milagro Falcon Jerônimo Orientadora: Luzane Santana da Rocha Pelotas, 2015

Introdução Macaíba: população de 17.000hab, 22 unidades de saúde, um NASF de apoio, tem UPA, CEO, Hospital Municipal, Centro de Atenção às Grávidas e Crianças de Risco, CAPS, entre outras. Unidade de Saúde Cajazeiras: Tradicional com 3290 pessoas Tem Saúde Bucal Difícil acesso para usuários da zona rural Estrutura física boa e acompanhamento de todos os programas de saúde

Antes da Intervenção Baixa cobertura com 36% (12) gestantes e 42% (10) puérperas cadastradas. Alguns indicadores de qualidade se encontravam baixos com possibilidade de promover melhorias em cada um deles. Com esse relatório é possível visualizar o desenvolvimento alcançado durante um certo tempo de trabalho em uma unidade de saúde enfrentado os problemas diários e dando solução a eles.

Objetivo Geral Melhorar a Atenção ao Pré-natal e ao Puerpério na UBS Cajazeiras no município de Macaíba, Rio Grande do Norte.

Metodologia As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

Metodologia/Ações Intervenção com duração de 3 meses. População alvo: todas as gestantes e puérperas da área de abrangência Cadastro da população alvo. Atendimento individual na UBS e visita domiciliar. Qualificação/treinamento da equipe.

Monitoramento e avaliação: Organização e gestão do serviço: Metodologia/Ações Monitoramento e avaliação: Monitorar exames Buscas ativas Registros atualizados Orientações sobre higiene, cárie e nutrição. Organização e gestão do serviço: Acolhimento Organização da busca ativa Garantia de acesso Organização dos registros

Qualificação da prática clínica Metodologia/Ações Engajamento público Reunião de orientação com as gestantes e puérperas Manutenção dos registros Participação da comunidade Qualificação da prática clínica Qualificação da equipe Orientações a comunidade Registros adequados

Logística Na intervenção foram utilizadas as fichas de atendimento individual, as fichas espelho, o livro de atendimento diário, a caderneta de gestantes, planilha de coleta de dados, assim como os protocolos do Ministério da Saúde: Caderno da Atenção Básica do pré-natal, 2013.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura do pré-natal Meta 1.1: Alcançar 100% de cobertura das gestantes cadastradas no Programa de Pré- natal da Unidade de Saúde.

Resultado: 100% de Cobertura do programa de atenção às gestantes Resultado: No início da intervenção contávamos com 12 gestantes (30,8%), no segundo mês com 24 (61,5%) e no terceiro mês alcançamos 100% com um total de 39 gestantes.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade Meta 2.1: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação Resultado: no primeiro mês alcançamos 91,7% (11), no segundo mês 95,8% (23) e no terceiro mês 97,4% que corresponde a 38 gestantes que iniciaram no primeiro trimestre.

Meta 2.2: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. Meta 2.3: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes. Meta 2.4: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. Meta 2.5: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. Meta 2.6: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina antitetânica em dia.

As metas foram alcançadas em 100% nos três meses da intervenção. Meta 2.7: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina contra hepatite B em dia. Meta 2.8: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal. Meta 2.9: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas Resultado: As metas foram alcançadas em 100% nos três meses da intervenção.

Resultado: meta alcançada em 100% nos três meses da intervenção. Objetivo 3: Melhorar a adesão ao pré-natal Meta 3.1: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal. Resultado: meta alcançada em 100%. No primeiro mês uma gestante, no segundo mês duas e no terceiro mês também duas gestantes faltaram à consulta sendo que todas receberam busca ativa. Objetivo 4: Melhorar o registro do programa de pré-natal e puerpério Meta 4.1: Manter registro na ficha de acompanhamento, espelho de pré-natal em 100% das gestantes. Resultado: meta alcançada em 100% nos três meses da intervenção.

Resultado: meta alcançada em 100% nos três meses da intervenção. Objetivo 5: Realizar avaliação de risco Meta 5.1: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. Resultado: meta alcançada em 100% nos três meses da intervenção. Objetivo 6: Promover a saúde no pré-natal Meta 6.1: Garantir a 100% das gestantes orientação nutricional durante a gestação. Meta 6.2: Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes.

Resultado: metas alcançadas em 100% nos três meses da intervenção. Meta 6.3: Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido Meta 6.4: Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto Meta 6.5: Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Meta 6.6: Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal. Resultado: metas alcançadas em 100% nos três meses da intervenção.

Metas do Puerpério: Objetivo 1 - Ampliar a cobertura da atenção às puérperas. Meta 1.1: Garantir a 100% das puérperas cadastradas no programa de Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto. Resultado: Todas as puérperas (100%) receberam consulta puerperal antes dos 42 dias pós parto, sendo 10 no primeiro mês, 19 no segundo mês e terminando o terceiro mês da intervenção com 31 puérperas.

Objetivo 2 - Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na Unidade de Saúde. Meta 2.1: Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.2: Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.3: Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.4: Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa.

Meta 2.5: Avaliar intercorrências em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta 2.6: Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção. Resultados: Todas as metas do 2º objetivo foram alcançadas em 100% (31 puérperas) nos três meses.

DISCUSSÃO A intervenção na UBS proporcionou não apenas a ampliação da cobertura às gestantes e puérperas da área adstrita, mas também foi possível a equipe atuar de forma mais integrada, o médico, o enfermeiro, as técnicas de enfermagem, recepcionista, ACS e dentista A intervenção tem sido incorporada à rotina do serviço, para isso vamos ampliar o trabalho conscientizando a comunidade em relação às necessidades de priorização da atenção às gestantes e puérperas, em especial as de alto risco. Para melhorar nosso trabalho pretendemos fazer uma Inter consulta entre a obstetra do município e os médicos das Unidades de saúde assim faríamos um acompanhamento de maior qualidade.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem: O desenvolvimento de meu trabalho no curso em relação às minhas expectativas iniciais foram superados porque começamos com poucas gestantes, assim como puérperas, e foram aumentando pouco a pouco até atingir 100%. O significado do curso para minha prática profissional foi ótimo já que compartilhamos experiências tanto com a equipe como com a população.

Alguns momentos...

Obrigada.