CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciclo do Nitrogênio 3ª série B
Advertisements

Ciclos Biogeoquímicos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos Biogeoquímicos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
TRANSFERÊNCIA DE MATÉRIA E ENERGIA
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos Biogeoquímicos
Colégio Ari de Sá Biologia II CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Na atmosfera: Gás nitrogênio N 2 Na terra: Amônio (NH 4 ) ⁺ ;Nitritos (NO 2 ) ⁻ ; Nitratos(NO 3 ) ⁻. No corpo dos seres vivos: Em aminoácidos proteínas.
Ciclo do Nitrogênio Ciclos Biogeoquímicos.
1 Ano Ensino Médio 2º Bimestre Professor: Hugo Vieira
CICLOS BIOGEOQUIMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Prof. Lourenço
COMBUSTÃO, EFEITO ESTUFA E ENERGIA ALTERNATIVA Prof.MSc. Arthur M.A.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Ciclos Biogeoquímicos. Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Estudo de ciências no 7º ano!!! Biodiversidade : você sabe o que é? É a variedade de espécies de seres vivos que existe em nosso planeta, assim como a.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Módulo 5 apostila 1. CICLO DO CARBONO Fotossíntese Respiração Combustão Decomposição liberação de carbono fixação do carbono.
Capítulo 11 A ATMOSFERA. Gases da atmosfera 1% inclui gás carbônico, argônio e outros gases.
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
A alimentação das plantas.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Ciclos Biogeoquímicos
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
Diversidade na Biosfera
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Ecologia Isadora Gondim. Ecologia Isadora Gondim.
Professor: Guilherme Vieira
Transformações do Carbono e do Nitrogênio no Solo
Simbiose.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
GASES RESPIRATÓRIOS Página 115.
A VIDA NO SOLO Página 111.
Energia eólica.
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Simulado diagnóstico de Biologia. (UMC-SP) Indispensável ao trabalho celular é a liberação de energia que se processa no(s)/na(s): a) mitocôndrias. b)
Ciclos Biogeoquímicos Carlota Ribeiro; Carlota Fernandes; Inês Rocha; Joana Sousa 8ºA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ciclos Biogeoquímicos
Ar.
O ar.
TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – intervenção humana –
Ciclos Biogeoquímicos
Origem da vida.
Transformações do Nitrogênio no Solo
Ciclo do Carbono e a Intensificação do Efeito Estufa
Ciências Naturais – 8.º ano
Professor Marcus Magarinho
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
Prof: Marcus Ferrassoli
Transcrição da apresentação:

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Prof. Regis Romero

Ciclos biogeoquímicos Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais ciclos: Água Carbono Oxigênio Nitrogênio Fósforo

. Mais abundante componente dos seres vivos. Ciclo da água Ciclo da água . Mais abundante componente dos seres vivos. . 75% da superfície da Terra é coberta por água. . Menos de 1% da água está disponível para o consumo. . Reservatório: Oceanos, rios e lagos. . Atuação do homem – Desmatamento e eutrofização

Ciclo do Carbono Ciclo do Carbono . Reservatório: Atmosfera – CO2. . Presente na estrutura de todas as substâncias orgânicas. . Reservatório: Atmosfera – CO2. . Sai: Respiração, decomposição e combustão. . Retorno: Fotossíntese . Atuação do homem: . Combustíveis fósseis. . Atuação do homem: Efeito estufa – Sempre existiu, outros gases, e aquecimento global.

DERRETIMENTO DAS GELEIRAS

ELEVAÇÃO DO NÍVEL DOS OCEANOS

CATÁSTROFES

DESERTIFICAÇÃO

EXTINÇÃO

Ciclo do oxigênio . Reservatório: Atmosfera – 21%. . Entra: Fotossíntese . Sai: Respiração aeróbica, decomposição e combustão. . Atuação do homem: Camada de ozônio

Ciclo do Oxigênio OXIGÊNIO

Ciclo do nitrogênio Reservatório: Atmosfera – 78%. Indispensável na formação de ácidos nucléicos e proteínas. Fixação:Descargas elétricas (raios), bactérias e cianofícias NO2-- NH3 ou NO3- Retorno: Decomposição

Reservatório: Atmosfera N2 ----------------------> 78,00% O2 ----------------------> 21,00% G.N obres---------------> 0,97% CO2 ----------------------> 0,03% CICLO DO NITROGÊNIO O nitrogênio é um elemento de extrema importância, pois é componente obrigatório dos aminoácidos (formadores de proteínas) e dos nucleotídeos (que constituem os ácidos nucléicos – DNA e RNA) Apesar de existir em abundância na atmosfera (78%), os organismos vivos são incapazes de utilizá-lo na forma molecular (N2). - O Ciclo do Nitrogênio pode ser dividido em 4 fases: • Fixação Atmosférica • Fixação Biológica • Nitrificação • Desnitrificação

FIXAÇÃO ATMOSFÉRICA Nesse caso, o N2 atmosférico, se houver fornecimento de grande quantidade de energia, o que ocorre em tempestades com aparecimento de relâmpagos, é fixado, transformando-se em óxidos de nitrogênio. Estes, ao serem hidratados pelo vapor- d’- água, transformam-se em nitratos, que são levados para a terra pela chuva. N2 + 02 ------ > NO3 (Nitrato) •

FIXAÇÃO BIOLÓGICA É a principal forma de fixação. - Algumas espécies de cianobactérias e de bactérias são capazes de transformar o gás nitrogênio (N2) em amônia (NH3), sendo por isso chamadas fixadoras de nitrogênio. - As plantas da família das leguminosas (soja, feijão...) apresentam em suas raízes nódulos de bactérias do gênero Rhizobium, que são capazes de realizar a fixação biológica, o que as permitem realizar técnicas de reposição de nutrientes, através de rotação de culturas e plantio simultâneo.

NÓDULOS DE BACTÉRIAS EM LEGUMINOSAS

NITRIFICAÇÃO Processo que resulta em nitrato (NO3), forma absorvível pelos produtores. Pode ser dividido em duas fases: a) Nitrosação fase em que a amônia (NH3), proveniente da fixação , excreção animal ou decomposição é convertida em nitrito (NO2) por bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrosococcus. b) Nitratação Nesta fase, o nitrito obtido na nitrosação é convertido em nitrato, por outro grupo de bactérias nitrificantes, as Nitrobacter.

Ciclo do Fósforo