VISITA A CONCESSIONÁRIA BS ENERGY CIDADE DE BRAUNSCHWEIG ALEMANHA Missão Internacional Inmetro/RBMLQ-I Período 28/09/09 a 03/10/09.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Encontro Técnico Dqual e Dimel com a RBMLQ-I
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
“A DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE SUPLEMENTAR” Polyanna Carlos da Silva
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
Criação da COGEN RJ FECOMERCIO – 22/03/2003 Eng. Osório de Brito
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
“Uma Ferramenta Estratégica
Soluções Postais para Órgãos Públicos Fórum SPOA – 23/05/2013.
de Óleos Vegetais Usados
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA UMA VISÃO DE SISTEMA José Mario Moraes e Silva
Iluminação Pública MSc. Eng° José Francisco Resende da Silva.
Conceitos Básicos de Medição
Energia Útil Calor e Frio Paradigmas e Desafios
Disciplina: Sistema de Água
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Energia Elétrica para o Século XXI
O Boticário.
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Uma visão da água e do esgoto para as cidades sustentáveis do futuro
Soluções Avançadas em Gerenciamento de Energia
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Divisão de Instrumentos de Medição de Comprimento e Força
WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de 2009.
ESPAÇO DIMEL Conceitos Metrológicos Reestruturação da Dimel
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Os desafios legais/regulatórios para a adoção da medição inteligente de energia no Brasil Painel Setorial Inmetro – Medição Inteligente de Energia no Brasil:
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Reunião Plenária RBMLQ-I – 1º Ciclo – Maio 2011 André Vinicius Fofano Coordenador do GT Regulamento de Oficinas de Reparo e Manutenção de Instrumentos.
Marca do evento André Vinicius Fofano Chefe Substituto da Divisão de Serviços Metrológicos SUPERVISÃO METROLÓGICA DISEM/RBMLQ-I.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
Utilização eficiente de Grupos Geradores na Indústria
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA CO-GERAÇÃO
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
Coordenação Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Índice de Produtividade - IP dos Órgãos Delegados da RBMLQ-I, 2012 Salvador-BA, 03.
Marcelo Castilho de Freitas
Marca do evento Janara Maria Veiga Silva Membro de GT SGI Qualidade GT SGI – QUALIDADE Enquadramentos e relatórios.
Medidor Eletrônico de Insumos
MISSÃO INTERNACIONAL PORTUGAL Anilson Conteratto, Marcelo Monteiro
CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
Reunião Regional Nordeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal Dimel/Disme.
Necessidades Relativas a Metrologia
Visita ao PTB Physikalisch Technische Bundesanstalt Caráter: Nacional Natureza: Pública Fundado em 1887 (PTR)
GERAÇÃO DIESEL NO HORÁRIO DE PONTA
Estrutura INMETRO/CORED e Relacionamento com a RBMLQ-I
Medição de energia elétrica: Verificação x Perícia metrológica
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
CORED – COORDENAÇÃO GERAL DA RBMLQ-I Levantamento da Distribuição da Força de Trabalho da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (FT_RBMLQ-I/2013)
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
Relatório elaborado por Alexandre Nixon Soratto, André Fofano, José Lobo Filho, Maurício Evangelista da Silva, Wilibaldo de Souza Junior.  1.
Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
Reunião Regional Sul/Sudeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal.
Seminário de Disseminação e Multiplicação Nova Abordagem Global para as atividades de Normalização, Metrologia Legal, Avaliação da Conformidade e Acompanhamento.
VISITA AO MEN - Medição e Verificação da Baixa Saxônia CIDADE DE HANNOVER ALEMANHA Missão Internacional Inmetro/RBMLQ-I Período 28/09/09 a 03/10/09.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
Marco Antonio Nabuco de Araujo Chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador NR 7 e NR 15.
MEN - BRAUNSCHWEIG Braunschweig, 01 de outubro de Participantes: Adriane Lacerda Barbato – IPEM/MG Adriano Araujo Cardoso – IPEM/AM Maurício Evangelista.
Marca do evento Grupo C J a ir José Dorigon, João Batista Jordan,Luiz Carlos Gomes dos Santos,Marco Antônio Lima Berberi e Miguel Ângelo Seixas Missão.
Eficiência Energética
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
VIII Conferência Anual da RELOP
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
O Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição é uma inciativa da Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, alinhada aos Objetivos.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
II Conferência RELOP Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa AES SUL - Concessionária de Distribuição de Energia.
Transcrição da apresentação:

VISITA A CONCESSIONÁRIA BS ENERGY CIDADE DE BRAUNSCHWEIG ALEMANHA Missão Internacional Inmetro/RBMLQ-I Período 28/09/09 a 03/10/09

Estrutura da apresentação  Atividade principal da concessionária  Dados da empresa  Atividades desenvolvidas  Aspectos positivos percebidos  Aspectos negativos ou principais problemas percebidos  Desafios apresentados na visão da organização  Estratégias, soluções ou caminhos para solucionar ou contornar os aspectos negativos  Reflexões

Endereço: Braunschweiger Versorgungs – AG & Co. KG Taubenstraße – Braunschweing Internet: certificadas com a ISO 9001 e ISO Medidores de Energia elétrica; Medidores de gás natural; Medidores de calor; Medidores de água fria (hidrômetros).

A concessionária é responsável por serviços públicos nas áreas de energia (eletricidade, gás, calor), água (água potável e drenagem urbana) e iluminação (cidade e semáforos) e para a rede. Atende cerca de cidadãos. Organização Mista com 25,1% do Estado e 74,9% Privado (Veolia/França) para geração, distribuição de energia elétrica e tratamento de esgoto e realização de verificação de instrumentos nas áreas de calor, água, gás e energia elétrica.

funcionários distribuídos entre diretoria, administrativos e operacionais. Orçamento Anual: € ,00 ao ano. Ramo de Atuação: Geração e distribuição de energia elétrica e tratamento de esgotos. Verificação de medidores de energia elétrica, hidrômetros (água fria), calor e gás.

A empresa é acreditada desde 1.902, porém teve que transformar sua estrutura criando um organismo independente para verificação e ensaios de instrumentos de medição em função das novas diretivas européias.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA BS ENERGY

Laboratório de Medidor de Energia Elétrica

Laboratório de Hidrômetro

Laboratório de Medidor de Gás

Laboratório de Calor

Aspectos positivos percebidos: Uma única empresa para a realização de verificações em 4 áreas distintas como energia elétrica, água fria, calor (água quente e temperatura) e gás natural; Não manutenção dos instrumentos defeituosos. Os mesmos são substituídos por novos pela análise de custo x benefício da operação; Compromisso com a acreditação de seus laboratórios de ensaios e serviços prestados.

Aspectos negativos, principais problemas, dificuldades ou desafios apresentados na visão da organização.

Desafios Substituição do parque dos medidores de energia elétrica eletromecânico para eletrônico; Implantação de novos medidores “smart metering”;

Adaptação ao atendimento das novas demandas dos consumidores em função das novas opções ofertados por esse tipo de instrumento (smart metering): cobrança da energia reativa, tarifas variáveis em função de horários e faixa de consumo, de contas que poderão ser apuradas em período diferente do atual (anual).

Estratégias, soluções ou caminhos para solucionar ou contornar os aspectos negativos reflexões

Com relação ao atendimento das novas demandas disponíveis aos consumidores em função da instalação dos medidores “smart metering”entendemos que muitas dessas opções atualmente já existem no Brasil podendo portanto estabelecer uma estratégia de cooperação mútua entre Brasil e Alemanha para facilitar a implantação.

REFLEXÕES

Constatou-se que a organização realiza importante serviço para a comunidade local, uma vez que possui padrões de calibração constantemente rastreados pelo PTB e verificados pelo MEN, trazendo assim confiabilidade em suas verificações. Possui moderno sistema de gestão da qualidade e bancadas providas de padrões que permitem uma verificação segura dos instrumentos de medição.

A exigência de que os técnicos da organização devem realizar provas de proficiência para realizar as atividades de verificação metrológica contribui para uma ótima qualidade na realização dos serviços. A substituição de medidores defeituosos por novos implica em ganho de custo e tempo para as concessionárias.

Contato: Responsável: Ralf Richter – Messmanagement Telefone: +49(05 31) Fax: +49(05 31) Celular: (0170)

Este material foi resultado do trabalhos realizado por quatro participantes da Missão Internacional RBMLQ-I, abaixo citados: Omer Pohlmann Filho - CORED Janara Maria Veiga Silva –INMETRO - RS Maria José da Silva Sousa – IMEPI- PI Sérgio Maia Miranda – AEM-MS

Obrigada a todos pela atenção!