O que você deve saber sobre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos;
Advertisements

Caule e condução de seiva elaborada
FISIOLOGIA VEGETAL.
FISIOLOGIA VEGETAL – ABSORÇÃO E TRANSPIRAÇÃO – Aula 17
FISIOLOGIA VEGETAL Hormônios vegetais; Controle dos movimentos;
Sistemas de controle nas plantas:
Trocas Gasosas.
O que você deve saber sobre
FISIOLOGIA VEGETAL.
FISIOLOGIA VEGETAL.
Aula Fisiologia Vegetal - 2º. Ano Ensino Médio - Biologia
FISIOLOGIA VEGETAL – Nutrição Vegetal
FISIOLOGIA VEGETAL PROF. MAGRÃO.
Fisiologia das Angiospermas
FISIOLOGIA VEGETAL PROF. MAGRÃO.
FISIOLOGIA VEGETAL – Condução e Transpiração
Transpiração Perda de água sob a forma de vapor, principalmente através da folhas, embora possa ocorrer em qualquer parte do vegetal que esteja exposta.
Fisiologia vegetal.
FISIOLOGIA VEGETAL Profº Antonio José.
Auxina Hormônios Vegetais Também chamados de fitormônios.
Hormônios Vegetais ou Fitormônios
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Caule e transporte no xilema Estrutura primária
Hormônios vegetais ou Fitormônios
Pré-Vestibular Frei Seráfico
CONDUÇÃO DA SEIVA BRUTA MECANISMOS DE ASCENÇÃO DA SEIVA BRUTA
Biologia Apostila 7– Parte B Prof. Rafa Botânica.
1. Hormônios Vegetais – responsáveis pelo controle da divisão celular, do crescimento celular e da diferenciação das células Auxina: Alongamento.
Fisiologia vegetal soma de todos os processos e estruturas que contribuem para a vida de uma planta A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais relacionados.
FISIOLOGIA VEGETAL Professor Edivan.
HORMÔNIOS VEGETAIS a) AUXINAS: produzida no meristema apical,
HORMÔNIOS VEGETAIS.
FERTILIDADE DO SOLO 1 - INTRODUÇÃO
Fisiologia Vegetal Funcionameto dos órgãos vegetais Profª Ayesa Aseff.
Absorção: Ocorre na Zona pilífera das raízes
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Fisiologia Vegetal Biologia Tema: Fisiologia Vegetal.
SISTEMA DE ABSORÇÃO.
TECIDOS VEGETAIS MERISTEMAS Após o desenvolvimento do embrião formação de novas células, tecidos e órgãos restritas aos MERISTEMAS tecidos embrionários,
Fisiologia Vegetal Prof: Marcos Vinicius Sistema de absorção: Raiz I Sistema de absorção: Raiz IIParacatu.
Hormônios Vegetais ou Fitormônios
A alimentação das plantas.
Características principais: pluricelulares, eucariontes, e autótrofos
Controle dos movimentos nas plantas
Fatores abióticos e plantas
HORMÔNIOS VEGETAIS Parte 2
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Histologia e morfologia das angiospermas
Fisiologia dos Estômatos
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Hormônios Vegetais.
Desenvolvimento da semente e conteúdo de água
Histologia Vegetal Marcus Ferrassoli.
Professor: Guilherme Vieira
Subtítulo, se aplicável
Reino das plantas Raiz e Caule.
Retomada do conteúdo.
TRANSPORTE NAS PLANTAS
Fisiologia de angiospermas
Fisiologia Vegetal Hormônios Vegetais
Professora: Luciana Ramalho 2018
FISIOLOGIA VEGETAL Professor Edivan.
HISTOLOGIA VEGETAL.
O que você deve saber sobre
Fisiologia vegetal Frente B – P2
FISIOLOGIA VEGETAL Prof. Marcelo Henrique. FOTOSSÍNTESE : PRODUÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA.
Histologia Vegetal Prof.ª Elaine.
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA Seres vivos x Matéria Bruta Metabolismo Material Genético Reprodução Crescimento Evolução Composição.
Botânica  Histologia Vegetal  Hormônios Vegetais.
Transcrição da apresentação:

O que você deve saber sobre Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova O que você deve saber sobre FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS A capacidade de responder a mudanças ambientais e a adaptação a diferentes situações são exemplos de processos fisiológicos vegetais.

I. Nutrição mineral vegetal Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova I. Nutrição mineral vegetal TRAJETO DA ÁGUA E DOS SAIS PELO APOPLASTO E PELO SIMPLASTO Macronutrientes: necessários às plantas em grandes quantidades (ex.: H, C, O, N, S, P, Ca, K e Mg). Micronutrientes: requeridos em quantidades relativamente pequenas (ex.: Cl, Fe, Na, Cu e Ni). A água e os sais minerais são absorvidos do solo pelas raízes. A linha rosa indica o deslocamento pelo apoplasto; a azul, o deslocamento pelo simplasto. Representação sem escala FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

III. Condução da seiva bruta Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova III. Condução da seiva bruta Seiva bruta (inorgânica): é formada essencialmente por água e sais minerais, sendo absorvida pelas raízes e transportada até as folhas pelos vasos xilemáticos (lenhosos). Teoria da coesão-tensão (Teoria de Dixon): “sucção” exercida pelas folhas quando elas perdem água pela transpiração e a coesão das moléculas de água no interior do xilema, que possibilitam a ascensão da seiva bruta. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

II. Transpiração vegetal Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova II. Transpiração vegetal A abertura dos estômatos é estimulada por: ● alta intensidade luminosa; ● baixa concentração de gás carbônico; ● grande suprimento de água. TRANSPIRAÇÃO VEGETAL FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

EFEITO DA LUMINOSIDADE SOBRE A FOTOSSÍNTESE E A RESPIRAÇÃO VEGETAL Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova IV. Nutrição orgânica vegetal EFEITO DA LUMINOSIDADE SOBRE A FOTOSSÍNTESE E A RESPIRAÇÃO VEGETAL FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

V. Condução da seiva elaborada Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova V. Condução da seiva elaborada Seiva elaborada (orgânica): é rica em matéria orgânica, como glicose e sacarose, e é transportada pelo floema. Teoria do fluxo de massa (hipótese de Münch): propõe que o deslocamento da seiva elaborada se dá por diferença de concentração osmótica: a alta concentração de matéria orgânica nas células foliares (região produtora) cria um fluxo de água para dentro dos vasos do floema, arrastando a solução para as regiões de consumo, nas quais a matéria orgânica é retirada ativamente dos vasos floemáticos. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

Fisiologia das Angiospermas Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova Fisiologia das Angiospermas Clique na imagem para ver a animação. Professor: use a animação para mostrar aos alunos a fisiologia das angiospermas. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

VI. Hormônios vegetais Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

VI. Hormônios vegetais Fototropismo: Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova VI. Hormônios vegetais Fototropismo: crescimento das plantas em resposta à luz; caules: fototropismo positivo; raízes: fototropismo negativo; iluminação unilateral: maior concentração desse hormônio no lado não iluminado, gerando diferença no crescimento de raízes e caules. Dominância apical: efeito inibitório das auxinas produzidas nas gemas apicais sobre as gemas laterais; técnica de poda: reverte o efeito dessa dominância, permitindo o desenvolvimento das gemas laterais; a diminuição da produção de auxina nas folhas velhas permite a abscisão foliar; a aplicação artificial de auxina pode gerar frutos partenocárpicos. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

VII. Fitocromos, desenvolvimento e floração vegetal Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova VII. Fitocromos, desenvolvimento e floração vegetal Fitocromos: proteínas que controlam as respostas das plantas ao estímulo luminoso. Fotoblastismos: positivo: as sementes germinam quando estimuladas pela luz; negativo: as sementes não necessitam do estímulo luminoso para germinar. Estiolamento: crescimento rápido de plântulas recém-germinadas na ausência de luz, quando ainda estão sob o solo. Fotoperiodismo: relação de horas de luminosidade e de escuridão necessárias à floração. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

VII. Fitocromos, desenvolvimento e floração vegetal Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova VII. Fitocromos, desenvolvimento e floração vegetal INFLUÊNCIA DA LUZ NA FLORAÇÃO DAS PLANTAS Plantas de dia curto (noite longa), como o crisântemo (em A), florescem se o período de escuridão for superior a determinado valor-limite. Basta um lampejo de luz durante o período de escuridão para inibir a floração. Plantas de dia longo (noite curta), como a íris (em B), florescem se a duração do período de escuridão for inferior ao valor-limite; um único lampejo de luz durante o período de escuro induz a floração da planta. (Representação sem escala) FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS

Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III, apenas. Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova 4 (UFMT) Uma dona de casa descobriu que, eliminando a gema apical de certas plantas, estas apresentavam uma ramificação lateral mais abundante. Sobre esse procedimento, analise as afirmativas. I. Elimina o meristema apical, onde ocorre a síntese da auxina. II. Promove a dominância apical causada pela auxina. III. Promove as atividades das gemas laterais. IV. Elimina a síntese do etileno. Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: C FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS – NO VESTIBULAR

Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova 8 (Vunesp) Considerando o movimento de substâncias nas plantas, foi construída a tabela: Assinale a alternativa que apresenta os termos que poderiam substituir os números I, II e III da tabela. a) I: Por difusão pelos estômatos, principalmente. II: Por difusão ou por transporte ativo pelas raízes. III: Por difusão pelos espaços intercelulares e pelas células. b) I: Por transporte ativo pelos estômatos, principalmente. II: Por osmose pelas raízes. III: Dissolvidos na seiva bruta. c) I: Por fluxo de massa através das lenticelas. II: Por difusão pelas lenticelas. III: Dissolvidos na seiva elaborada. d) I: Por transporte ativo pelas lenticelas. II: Por difusão e transporte ativo pelas raízes. III: Por difusão entre as células do parênquima. e) I: Por difusão pelos estômatos, principalmente. II: Por osmose pelas raízes. III: Dissolvidos na seiva bruta. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS – NO VESTIBULAR

Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram: Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova 16 (UFSCar-SP) Fotoperiodismo é a influência exercida pelo período de luz incidente sobre certos fenômenos fisiológicos, como a floração. Plantas de dia longo e plantas de dia curto foram submetidas a três diferentes regimes de luz, como representado no esquema. Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram: a) no regime A e as de dia longo, no regime C, apenas. b) no regime B e as de dia longo, nos regimes A e C, apenas. c) nos regimes B e C e as de dia longo, no regime A, apenas. d) nos regimes B e C e as de dia longo, no regime B, apenas. e) no regime C e as de dia longo, no regime C, apenas. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: B FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS – NO VESTIBULAR

RESPOSTA: A planta jovem, porque nela a taxa de fotossíntese Bio-cad-2-top-3 – 3 Prova 20 (Unifesp) Considere duas árvores da mesma espécie: uma jovem, que ainda não atingiu seu tamanho máximo, e uma árvore adulta, que já atingiu o tamanho máximo. Ambas ocupam o mesmo ambiente e possuem a mesma quantidade de estômatos por unidade de área foliar. a) Por unidade de massa, quem absorve CO2 mais rapidamente? Justifique. b) Considerando apenas o transporte de água no corpo da planta, qual das duas árvores deve manter os estômatos abertos por mais tempo? Justifique. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A planta jovem, porque nela a taxa de fotossíntese deve ser intensificada para promover o acúmulo de nutrientes necessários ao crescimento. RESPOSTA: A planta adulta, pois apresenta mais folhas e maior taxa de transpiração. Além disso, a água deve ser conduzida a maiores alturas e o volume transportado deve ser maior, o que também depende de maiores taxas transpiratórias e, portanto, de maior tempo de abertura estomática. FISIOLOGIA DAS PLANTAS ANGIOSPERMAS – NO VESTIBULAR