Escolha de Ferramentas de Metal Duro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESGASTE E VIDA DA FERRAMENTA Capítulo 7
Advertisements

Prof.: M.Sc. Antonio Fernando de Carvalho Mota
Seleção de Máquina Deve-se considerar: tamanho físico; potência;
Aula 7 – Parâmetros de Usinagem Ferramentas de corte
BROCHAMENTO 1. Introdução
PM564 - PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAL
Introdução Basicamente, o torneamento gera formas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta, e, na maioria dos casos, a ferramenta.
Prof. Ricardo Adriano dos Santos
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
Barragem de Terra Tipos de barragens de terra Adequabilidade do Local
Antropometria Layanne Lobo.
Micrômetro A precisão de medição que se obtém com o paquímetro, às vezes, não é suficiente. Para medições mais rigorosas, utiliza- se o micrômetro, que.
Processos de Fabricação I
REPRESENTAÇÃO DE PILAREs DE concreto armado
Prazer, somos a Steelmax A Steelmax foi criada em 2003 e hoje é uma marca mundial vendida através de Distribuidores Industriais.

AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Processos de Fabricação
Elementos de fixação e de apoio Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Usinagem Prof. Me. Eng. Gianpaulo Medeiros Aula 2 Curso técnico em Mecânica - Usinagem Classificação dos processos de Usinagem.
UNIDADE III PILARES.
Alinhamento geométrico e nivelamento de máquinas e equipamentos
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Sistemas CAx e Programação CNC Lista de Exercicios – 1º Bimestre Março/2015.
Cálculo III Professor Michell Thompson. Objetivos da Disciplina: Estudar integrais de funções de duas e três variáveis, aplicações e interpretações na.
Desenho Técnico para Mecânica
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
Elementos de máquinas II
Base de pilares - Placas de Base - Tipos de bases
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS Prof. Alisson Ferreira.
Desenho Mecânico I Sistema de Cotas
Prof. Me. Eng. Gianpaulo A. Medeiros
Usinagem por ultrassom
Colégio Maria Imaculada Disciplina de Matemática
Desenho Técnico Aula 02 Geometria Descritiva, Figuras Geométricas
Lastro, bitola e pneus de tratores agrícolas
calibradores e blocos padrão Professora Fernanda maura
MATEMÁTICA – GEOMETRIA I
Geometria Plana: Estudo de Área de Figuras Planas
USINAGEM POR TORNEAMENTO
Avaliação numérica e experimental de tensão verdadeira na conformação de chapas usando malha livre versus malha mapeada Adriano Martins de Oliveira.
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Desenho Técnico.
FRESADORA Prof. Elton Ricardo.
Desenho Técnico Moderno
Classificação e Nomenclatura dos Processos de Usinagem
Usinagem Prof. Me. Eng. Gianpaulo Medeiros Aula 8 Curso técnico em Mecânica - Usinagem Fundamentos da Usinagem com Ferramentas de Geometria Definida.
Manufatura Mecânica: Usinagem Diego Andrade de Oliveira Henrique Carlos de Almeida Marcio Araújo Caetano Poliane Oliveira Samuel Ferreira da Silva Sávio.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM INFORMÁTICA
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
ORGANOGRAMA TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Processo de Conformação e Usinagem Engº Esp. Prof. Christian Eduardo Moreira de Souza Universidade Paulista UNIP – Araçatuba - SP.
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
GEOMETRIA PLANA AULA I.
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
USINAGEM 1Prof. Fernando Penteado.. USINAGEM Usinagem é um processo onde a peça é obtida através da retirada de cavacos (aparas de metal) de uma peça.
Automação da Produção Comando Numérico CAD/CAM
Geometria: parte da matemática que estuda as propriedades do espaço. Em sua forma mais elementar, a geometria trata de problemas métricos, como o cálculo.
Gráfico 1: Nome do gráfico
Corte e dobra de aço Equipamentos
Transcrição da apresentação:

Escolha de Ferramentas de Metal Duro Processos de Fabricação Escolha de Ferramentas de Metal Duro Prof. Romulo Gonçalves Lins, Dr. Eng E-mail: romulo.lins@ufabc.edu.br

Recomendações para escolha da geometria da pastilha Determine o tipo de material, que deseja usinar: - Classe P: para aços em geral; - Classe M: para aços inoxidáveis; - Classe K: para ferros fundidos.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha Estabeleça uma área de trabalho: trata-se de orientação Tipo Avanço [mm/rot] Prof. de corte (ap) [mm] Acabamento fino 0,05 – 0,15 0,25 – 2,0 Acabamento 0,1 – 0,3 Usinagem média 0,2 – 0,5 1,5 – 4,0 Desbaste leve 0,4 – 1,0 3,0 – 10,0 Desbaste 0,5 – 1,5 6,0 – 15,0 Desbaste pesado ≥ 0,7 8,0 – 20,0

Recomendações para escolha da geometria da pastilha Encontre a pastilha mais adequada ao porta-ferramenta selecionado. Deve ser levado em conta na escolha final da pastilha, se a operação é afetada por usinagem intermitente, vibrações ou potência limitada da máquina. Observação: Se aparecerem dificuldades para encontrar uma pastilha adequada para o porta-ferramenta selecionado, é melhor escolher primeiro a pastilha e depois o porta-ferramenta, ou ainda um sistema diferente de porta-ferramentas.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha Cada quadrícula trata de uma definição de forma.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha Exemplo de pedido ao fabricante Significado 1) Formato; 2) Ângulo de folga; 3) Tolerância da pastilha; 4) Tipo da pastilha; 5) Tamanho da pastilha; 6) Espessura da pastilha; 7) Raio da ponta; 8) Condições da aresta de corte; 9) Versão da ferramenta; 10) Largura do chanfro e 11) Ângulo do chanfro. 12) Opção do fabricante

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 1) Formato da Pastilha Tabela ISO: É responsável por: Resistência da ferramenta; Alcance no detalhes da peça

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 2) Ângulo de folga α: Tabela Apresenta todas as características já estudadas no uso do aço rápido

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 3) Tolerâncias Tabela Extremamente responsável pela produtividade da linha de produção.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 4) Tipo da pastilha Tabela Mostra a face de saída de cavacos, com ou sem quebra-cavaco e seu sistema de fixação no porta-ferramenta.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 5) Tamanho da pastilha Tabela Também responsável pela resistência da ferramenta e marca o tamanho das arestas laterais para cada formato.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 6) Espessura da pastilha Tabela Outra característica de resistência da ferramenta, deve-se levar em consideração a altura da cama da pastilha no porta ferramenta.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 7) Raio da ponta Tabela Responsável pelos avanços e acabamento da peça a ser usinada.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 8) Condições da aresta de corte Tabela Indica sobre o ângulo de saída de cavaco, somente ao lado da aresta de corte.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 9) Versão da ferramenta Tabela Indica o lado de corte Esquerda Direita ou Nulo

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 10) Largura do chanfro Tabela Indica a largura em que o chanfro da aresta está definido.

Recomendações para escolha da geometria da pastilha 12) Opção do Fabricante Tabela No caso utilizado utiliza as quadrícula para definir se trata-se de desbaste ou acabamento.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 1- Haste da ferramenta; 7- Altura da haste; 2- Sistema de fixação; 8- Largura da haste; 3- Formato da pastilha; 9- Dimensão; 4– Tipos da ferramenta; 10- Comprimento da ferramenta; 5- Ângulo de folga; 11- Comprimento da aresta de corte; 6- Versão da ferramenta; 12- Opção do fabricante e 13- Fixação das cerâmicas.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa Haste da ferramenta Significado e influência Usado somente para ferramentas que tenham a ponta intercambiável.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 2- Sistema de fixação; Forma de prender a ferramenta, todas as opções são válidas. Lembre-se que os grampos e cunhas servem também de quebra cavaco.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 3- Formato da pastilha Significado e influência Importante ressaltar que os portas ferramentas são compatíveis apenas com um formato de pastilha.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 4– Tipos da ferramenta Esta grandeza informa qual ou quais as arestas da ferramenta que entram em contato com a peça. Ou ainda, quais as arestas da ferramenta que cortarão material.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 5- Ângulo de folga Significado e influência Esta característica mostra a forma como a pastilha de metal duro, acompanhada do porta ferramenta incide sobre a peça. Ou melhor, qual o ângulo de incidência do conjunto.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 6- Versão da ferramenta Significado e influência Mostra para que lado a ferramenta corta, à direita, à esquerda ou neutra. A exemplo da pastilha devemos pensar em estar atrás do torno.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 7- Altura da haste Significado e influência Este critério influência na definição do tamanho do sistema de fixação da ferramenta na máquina operatriz.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 8- Largura da haste Significado e influência A exemplo do item anterior também nos informa sobra a fixação da máquina operatriz.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 9- Dimensão Significado e influência Determina a distância entre a aresta de corte e a linha de centro da ferramenta

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 10- Comprimento da ferramenta Significado e influência. Para ferramentas fixas é diferente de quando temos pontas removíveis.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 11- Comprimento da aresta de corte Significado e influência Identifica o tamanho da pastilha com o tamanho da cama da pastilha no porta ferramenta.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 12- Opção do fabricante Significado e influência A exemplo de um campo existente para as pastilhas, também no caso das porta ferramentas, o fabricante tenha esta opção diferente para o consumidor.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta externa 13- Fixação das cerâmicas. Significado e influência. As ferramentas de cerâmica exigem alguns cuidados a mais que as ferramentas de metal duro, devido a sua fragilidade, assim os portas ferramentas apresentam fixações distintas.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 1- Tamanho do acoplamento; 7- Tipo de barra; 2- Tipo de barra; 8- Ângulo de folga da pastilha; 3- Diâmetro da barra; 9- Versão da ferramenta; 4– Comprimento da ferramenta; 10- Comprimento da aresta de corte; 5- Sistema de fixação; 11- Opção do fabricante ; 6- Formato da pastilha; 12- Fixação das cerâmicas e 13- Tamanho da unidade de corte

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 1- Tamanho do acoplamento Significado e influência Trata-se da informação que informa o diâmetro de encosto da ponta removível (cápsula).

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 2- Tipo de barra Significado e influência Informa sobre algumas propriedades das barras de torneamento interno, como sendo sólidas, ou antivibratórias ou ainda apresentando canais de refrigeração.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 3- Diâmetro da barra Significado e influência Além de garantir as dimensões para uma boa fixação, ainda apresenta todo um momento de inércia resistente para evitar flexões e trepidações.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 4– Comprimento da ferramenta Significado e influência Este característica precisa garantir comprimentos tais que permitam que a operação interna seja realizada.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna Significado e influência 5- Sistema de fixação A exemplo do porta ferramenta para operações externas, lembre-se que os grampos e cunhas servem de ajuda aos quebra cavacos.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna Formato da pastilha Significado e influência Importante ressaltar que os portas ferramentas são compatíveis apenas com um formato de pastilha

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 7- Tipo de barra Significado e influência Esta característica informa dos ângulos de posição, salientando que permitem ou não a usinagem do fundo para furos cegos.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 8- Ângulo de folga da pastilha Significado e influência Este ângulo é de grande importância para as usinagens internas, já que a peça se fecha sobre a face de incidência.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 9- Versão da ferramenta Significado e influência A ferramenta usina pelo lado direito ou pelo lado esquerdo. Não obedece o mesmo referencial da usinagem interna. Ou seja, a figura está sendo vista da frente do torno.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 10- Comprimento da aresta de corte Significado e influência Influência sobre a rigidez da ferramenta e na quantidade de material a ser retirado.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 11- Opção do fabricante Significado e influência Espaço reservado para o fornecedor, o qual é usado para definir ferramentas especiais.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 12- Fixação das cerâmicas Significado e influência A exemplo dos porta ferramentas externos, também no internos, as ferramentas de cerâmica exigem alguns cuidados a mais que as ferramentas de metal duro, devido a sua fragilidade, assim os portas ferramentas apresentam fixações distintas.

Recomendações para escolha da geometria do porta ferramenta interna 13- Tamanho da unidade de corte Significado e influência Informa sobre o comprimento da ponta removível (cápsula).