CAPACIDADE F R 4ºA Olá! Eu sou o F R e hoje, todos juntos, vamos aprender qual é a relação que existe entre as medidas de volume e as medidas de capacidade.

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Transcrição da apresentação:

CAPACIDADE F R 4ºA Olá! Eu sou o F R e hoje, todos juntos, vamos aprender qual é a relação que existe entre as medidas de volume e as medidas de capacidade. Espero que gostem!

MEDIDAS ▪ IMAGINA UMA GARRAFA DE ÁGUA ▪ A CAPACIDADE DE UM OBJECTO RELACIONA-SE COM O SEU ESPAÇO INTERIOR ▪ OU SEJA A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE PODE CONTER NO SEU INTERIOR.

VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS: ▪ EXEMPLO 1: ▪ Para encher uma garrafa de 1 l, quantos copos iguais ao da imagem serão necessários? ▪ Quem sabe dizer ? 1l 2dl

▪ Sabemos que 1l são 10dl. ▪ Assim precisamos saber quantos copos com 2 dl precisamos até chegar aos 10 dl que é a quantidade de água de uma garrafa. 1l 2dl 5copos 2dl 4dl 6dl 8dl 10dl RESPOSTA:

EXEMPLO 2: ▪ Uma embalagem leva 12 latas de sumo cada uma com 33 c l de capacidade. Quantos litros de sumo leva a embalagem? ▪ RESPOSTA ▪ 33cl×12 latas = 396cl ▪ Sabemos que 1l correspondem 100 cl ▪ Assim: ▪ 396cl÷100cl=3,96l ▪ 396cl= 3,96l 33cl 3,96 l

EXEMPLO 3 ▪ Para encher um tanque são necessários 100 baldes como o da imagem. Qual é, em litros, a capacidade do tanque? ▪ RESPOSTA: ▪ 20l×100 baldes=2000l 20l 2000 l

EXEMPLO 4 ▪ : Um frasco leva 200 ml de xarope. Quantas colheres de xarope, como a figura, podem ser tomadas? ▪ RESPOSTA: ▪ Sabemos que cada colher tem a capacidade de 5ml ▪ Então se um frasco possui 200ml para sabermos quantas colheres conseguimos encher teremos que somar o número de colheres com 5 ml até chegar aos 200ml. ▪ Existe outra forma, alguém sabe fazer? Colher de xarope 5ml 200 ml

▪ Ou de uma forma mais simples dividir 200ml, a capacidade do frasco, por 5 ml a capacidade da colher ▪ Assim iremos obter o número de colheres que podem ser tomadas. ▪ 200ml÷5ml= 40ml 40 colheres de xarope com 5 m l

RELAÇÃO ENTRE MEDIDAS DE VOLUME E MEDIDAS DE CAPACIDADE ▪ IMAGINA UM CUBO COM 1 dm DE MEDIDA DE ARESTA ▪ Ao verter 1l de agua para o cubo conseguimos perceber que fica cheio. ▪ Assim 1l ocupa 1dm 3 de volume ▪.▪. 1dm 1l 1dm 3

▪ Se 1 l ocupa 1 dm 3 ▪ Então 1000 l ocupam 1 m 3 de volume ▪ 1 m 3 =1000 × 1 dm 3 =1000 × 1 l = 1000 l 1dm 1l 1dm 3 MÚLTIPLOSUNIDADESUBMÚLTIPLOS QuilolitroHectolitroDecalitroLitroDecilitroCentilitroMililitro klhldalldlclml 1000 l 100 l 10 l 1l1l 0,1 l 0,01 l 0,001 l 1m31m3 1 dm 3 1 cm 3 Podemos concluir que:

OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO!