DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AINEL: QUESTÕES AMBIENTAIS DE IVORÁ. Meio Ambiente e Uso dos Recursos Naturais Aspectos da nossa região.
Advertisements

Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
A vegetação aparece na natureza de diferentes formas:
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
Biologia da Conservação (2015-2) Prof. Alexandre R. T. Palma Impactos antrópicos 2: Processos globais ...
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
6° ano - Geografia. Ilhas de Calor Colégio Senhora de Fátima.
Problemas de Esgoto. Tipos de Esgoto: Domésticos Domésticos Industriais Industriais Agropecuários Agropecuários Hospitalares Hospitalares Obs.: não estão.
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
Problemas Ambientais Professor : Jeferson Barros Melo.
Professor: Hélcio Júnior Biólogo
Clima frio e Aquecimento global
Colégio Jesus Maria José
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
PANTANAL GEOGRAFIA ERIKA nº 7 INGRID n° 9 PROF ° WILSON F . FORTI.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo
POLUIÇãO DA ÁGUA.
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Climas e formações vegetais no mundo Trabalho de geografia.
Formação e uso do solo.
Miguel Rosa(nº13) e Diogo Ribeiro(nº6) 8ºF
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
Região Nordestina Cap. 9.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Hidrografia GG.06- p.36.
Formação vegetal 6º Ano.
Climas 6º Ano.
Problemas Ambientais Urbanos
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
A distribuição da população a nível mundial
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
NÃO QUEIME A VIDA Irene Alvina Não deixe de ligar o som
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
G1 Meios habitados por animais CienTIC 5 Ciências Naturais – 5. o ano.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ecologia: Poluição Biologia Tema: Ecologia - Poluição.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Camada de Ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
Ar.
Nomes: Justin, Jordan, Vinicius e Vitor Rodrigues Turma: 991
O ar.
Distribuição de organismos na Biosfera I
TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS
Poluição da água.
Biologia da Conservação
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
A distribuição da população a nível mundial
Climas 6º Ano.
SERES VIVOS.
POLUIÇÃO DA ÁGUA TIPOS: Por excesso de matéria orgânica - ESGOTO
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
Ciências Naturais – 8.º ano
Prof: Marcus Ferrassoli
Prof: Marcus Ferrassoli
ALUNOS: RIVELINO MARIA VITORIA ALISSON. Vegetação e Flora Mata de terra firme: Localiza- se em áreas mais elevadas, não atingidas por inundações periódicas.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
Transcrição da apresentação:

DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente entre as populações pobres da África, Ásia e América latina. O baixo acesso à água e a falta de saneamento básico contribuem para a disseminação dessas doenças.

Lei do Saneamento Básico completa 10 anos em Acesso à coleta de esgoto passou de 42% para 50,3%; já o de abastecimento de água passou de 80,9% para 83,3%.

Poluição Hídrica Eutrofização Esgoto doméstico ↑níveis de Nitrogênio, Potássio e fósforo na água. Crescimento populacional de algas, que produzem oxigênio na fotossíntese. Proliferação de bactérias aeróbicas. Proliferação de bactérias aeróbicas. Redução da concentração de oxigênio da água. Morte de vários animais aquáticos (peixes) Proliferação de bactérias anaeróbicas Produção de gases mal- cheirosos Poluição do rio/lago/mar Poluição Orgânica das Águas

Poluição Hídrica por esgoto Eutrofização das algas Lagoa da PampulhaRio Tietê Poluição hídrica

DESMATAMENTO

Consequências do Desmatamento Perda de biodiversidade: Os seres vivos que hoje estão nas vegetações nativas foram originados por um lento processo evolutivo, que levou bilhares de anos. A perda da diversidade de seres, além da perda de variedade genética, é um processo irreversível. Degradação dos mananciais: A retirada da mata que protege as nascentes causa sérios problemas ao bem que está cada vez mais escasso em todo o mundo: a água. Isso ocorre principalmente devido à impermeabilização do solo em torno da água. Aterramento de rios e lagos: Com o solo sem cobertura vegetal abundante, a erosão ocorre em intensidade e freqüência espantosas, sendo o solo levado diretamente aos rios e lagos. Lembrando que a erosão é a perda de solo causada por água e vento. Esse processo faz com que o volume dos lagos seja limitado, e a vazão dos rios seja comprometida.

Redução do regime de chuvas: Pode não parecer, mas a maior parte da água das chuvas continentais vem das próprias áreas continentais, e não do mar. A derrubada de grandes áreas com matas altera o clima das regiões, causando normalmente períodos estendidos de estiagem. Redução da umidade relativa do ar: A evapotranspiração das folhas é um dos principais reguladores da umidade do ar, além de promover a regulação da temperatura nos ambientes em que estão. A derrubada de matas deixa o ar mais seco e a temperatura mais elevada e instável. Aumento do efeito-estufa: As florestas são grandes reservas de carbono, que guardam o carbono em sua estrutura orgânica. Ao queimarmos essas florestas, quase todo o carbono absorvido pelas plantas volta à atmosfera, causando considerável aumento no efeito-estufa, tornando o planeta ainda mais quente. Comprometimento da qualidade da água: A maior erosão e lixiviação causada pelo desmatamento fazem com que a qualidade da água seja comprometida, tornando-a sempre turva e muitas vezes imprópria para ao consumo.

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE estima km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2017