FACULDADE PITAGORAS DE IPATINGA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
Advertisements

Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Universidade e de contato do autor
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
CURSO ________________
GRUPO DE TRABALHO XXXXXXXX
Orientador: Discente: UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR
TÍTULO (Digite) INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA DISCUSSÃO RESULTADOS
Abordagens Mistas e Triangulação
Nome do aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
TÍTULO DO PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA: em caixa alta e negrito
AUTOR PRINCIPAL 01 – Instituição
MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA I
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Título do trabalho: Usar o mesmo nome do Resumo expandido
Título do Trabalho a ser apresentado
TÍTULO DA PESQUISA AUTORES
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TÍTULO COMEÇANDO BEM UMA APRESENTAÇÃO
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
TÍTULO DO ARTIGO Autor (Instituição) Co-Autor (Instituição)
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Título do Trabalho Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso
TÍTULO: subtítulo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
TÍTULO: subtítulo (Fonte 50 – negrito - centralizado) Nome Completo1; Nome Completo2 (Fonte 45 – negrito - centralizado) 1Curso, Modalidade da Bolsa, Unidade.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Fulano da Silva (Orientador)
XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS
TÍTULO xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx INTRODUÇÃO DISCUSSÃO OBJETIVOS
Verificando o Tempo de Decomposição de Hambúrgueres
Nome dos autores Instituição/ Programa que faz parte
TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO
Verificando o Tempo de Decomposição de Hambúrgueres
Título do Trabalho (até 20 palavras)
Verificando o Tempo de Decomposição de Hambúrgueres
Despertar a atividade física em crianças e adolescentes
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO: Subtítulo (se houver)
3º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES Título do Artigo
Título do trabalho Justificativa Objetivos Metodologia Resultados
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho Contemporâneo
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Título Marcos Alexandre Barros1, Isa Rocha2 (exemplo). Introdução
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Pensamento Científico na Gestão Educacional 2º Seminário de Monografia 28/10/2008 4h/a Cléa Mara Reis Félix.
TÍTULO: NO MÁXIMO 20 PALAVRAS
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
TÍTULO: Subtítulo ISSN:
TEMA GRUPO:. OBJETIVO DESCRIÇÃO DO TEMA DESENVOLVIMENTO.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA CONTRIBUIÇÕES
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS
Direitos Humanos e Fundamentais
Eduardo Henrique Silva Melo1, Durval Nolasco das Neves Neto1
IV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Transcrição da apresentação:

FACULDADE PITAGORAS DE IPATINGA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE ELABORAÇÃO DE TCC PROF. JAIDER FERNANDES REIS COMPARAÇÃO DO TAEKWONDO E DO FUTEBOL QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Autores:Adriana Cristina, Jacy Lopes e Kátia Zeferino. Orientador: Prof.ª Ms. Shirley Miranda Silva.

Esporte e desenvolvimento da criança. Tema de Pesquisa Esporte e desenvolvimento da criança.

Delimitação Artigo Original Pesquisa envolvendo cinco academias e um clube da cidade de Ipantiga-Mg, para atender aos objetivos de amostra.

Hipótese É possível afirmar que a contribuição do Taekwondo para o desenvolvimento das habilidades de membros inferiores é maior que a do futebol?

Objetivo Verificar se a contribuição do Taekwondo para o desenvolvimento das habilidades de membros inferiores é maior quando comparada ao futebol.

Justificativa Verificar qual das duas modalidades desenvolve mais as habilidades de membros inferiores. Conhecer as modalidades(futebol e taekwondo) e seu contributo para o desenvolvimento da criança sendo uma possibilidade de praticas diversificadas. Divulgação de outras modalidades pouco exploradas no Brasil.

Referencial Teórico Gallahue e Ozmun (2005) - quatro fases do desenvolvimento: sensório motor, pré-operatório, operações concretas, operações-formais. Rochefort (1998) SOUZA, 2006- O Taekwondo tem a finalidade de desenvolver as seguintes valências físicas: velocidade, agilidade, coordenação, flexibilidade, força, resistência, ritmo, equilíbrio GALLAHUE, 2002:110-definição de quais são das habilidades motoras grossas.

Metodologia Amostra:10 praticantes de futebol e 10 Taekwondo, com tempo de prática entre 1 ano a 2 anos com idade de 11 a 13 anos do sexo masculino. Procedimentos: foi utilizado um questionário socioeconômico, termo de autorização de participação e parte dos teste de TGMD e Kiphard. Instrumentos: fita métrica, giz, cronômetro, seis blocos de espuma, duas caixas de madeira, bola de futebol de campo e máquina fotográfica. Cuidados Éticos:O nome do clube, academias, assim como o dos avaliados na amostragem ,serão mantidos em sigilo.

Deslocamento sobre caixas Corrida 10m Deslocamento sobre caixas Deslize lateral Galope

Resultados Figura 2 – Distância alcançada.

Resultados Figura 3 – Saltar os blocos de espuma(Perna direita e esquerda).

Resultados e Discussão Características socioeconômicas: - Futebol (70% classe C, 30%classe B). - Taekwondo (20% classe D, 30% classe C, 50% classe B). Esta não é uma variável que vá interferir diretamente no resultado final deste estudo.

Resultados e Discussão Nos teste que envolviam distância houve uma pequena diferença entre as modalidades. Nas tarefas que exigiam maior coordenação motora grossa(salto horizontal , galope, deslocamento sobre caixas, saltar os blocos de espuma) as crianças praticantes de Taekwondo sobressaíram ás crianças praticantes de futebol.

Conclusão Crianças praticantes de Taekwondo obtiveram melhor desenvolvimento das habilidades de membros inferiores comparado as crianças praticantes de Futebol. Sugestões para próximos trabalho: Estudos comparativos de outras modalidades. Comparação do desenvolvimento das habilidades de membros superiores. trabalhos mostrando modalidades pouco popularizadas.

Referências SOUZA, Gustavo. A Contribuição da arte marcial olímpica Taekwondo no desenvolvimento da criança no Primeiro ciclo do ensino fundamental: HISTÓRIA DO TAEKWONDO. Rio de Janeiro: UNISUAM, 2006, 55p GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo. Phorte: 2005 ROCHEFORT, R.S. Voleibol: das questões pedagógicas a técnica e tática do jogo. Pelotas. Universitária. 1998.