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A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

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1 A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO PLNO DE AÇÕES ARTICULADAS COORDENAÇÃO DE AÇÕES ESPECIAIS PROJETO DE PESQUISA Buriticupu-MA 2018

2 A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS COORDENAÇÃO DE AÇÕES ESPECIAIS Buriticupu-MA 2018 Projeto de pesquisa apresentado ao programa de formação de professores para a educação do plano de ações articuladas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como pré-requisito para elaboração da monografia. Orientador: Marco Antônio Nogueira Gomes

3 SUMÁRIO 1. IDENTIFICAÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1. Objetivo geral 3.2. Objetivos específicos 4. PROBLEMA DE PESQUISA 5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6. METODOLOGIA 7. CRONOGRAMA 8. REFERÊNCIAS

4 FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO TEMA – A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL TITULO: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM. Orientador: Antônio Nogueira Gomes Dr° em Informática na Educação Depart. De Educação E-mail: marcoargomes@Hotmail.commarcoargomes@Hotmail.com Tel.: (98) 98102-6289 Instituição: Universidade Federal do Maranhão Finalidade do Projeto: Para elaboração da monografia Março/2018

5 JUSTIFICATIVA A literatura infantil tem sua importância não somente quando a criança se torna leitora, mas a partir do contato oral com ela, uma vez que ouvir histórias além de proporcionar prazer auxilia na construção da oralidade, da linguagem, na aquisição de valores que contribuirão para a formação do indivíduo. Desta forma o presente projeto de pesquisa visa demonstrar a relevância da literatura na educação infantil, conhecer suas finalidades, objetivos e as variadas possibilidades de ser trabalhada, além de conscientizar os professores através das falas dos autores estudados, pois a Literatura Infantil, é uma fonte que produz conhecimento para a sua forma pessoal.

6 A pesquisa em estudo também identifica a importância da leitura, com ênfase na Educação Infantil, de forma que esta contribua no diálogo entre a teoria e a prática, com visto nisso é detalhado de forma crítica como se dá o desenvolvimento da prática de leitura e contação de histórias infantis na sala de aula das creches municipais de Buriticupu-MA.

7 OBJETIVOS Analisar os principais aspectos e contribuições da literatura no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Geral Específicos Compreender a importância da literatura infantil; Verificar quais as contribuições da literatura infantil no processo de aquisição da linguagem oral e escrita; Analisar as metodologias utilizadas pelos professores das creches no momento da leitura e contação de histórias.

8 QUESTÃO NORTEADORA Quais são os principais aspectos da literatura na educação infantil? Como se dá a inserção da literatura nas creches municipais de Buriticupu-MA?

9 REFERENCIAL TEÓRICO 2. A EDUCAÇÃO INFANTIL; 2.1 Legislação Brasileira acerca da Educação Infantil; 4. A Contação de história como prática pedagógica ; 3. LITERATURA INFANTIL LÚDICA: uma importante ferramenta para a formação de leitores.

10 CRONOGRAMA ATIVIDADES / MESESMARÇOABRILMAIO JUNHO JULHO Escolha do tema e Pesquisa Bibliográfica X Estruturação do Projeto X Coleta de dados XXX Tratamento dos dados X Relatório final XX Revisão / correção do texto X Entrega do Projeto de Pesquisa X

11 REFERÊNCIAS BARRETO, Ângela Rabelo. Salto para o futuro – Edição especial Matrícula na Educação Infantil: Desafios e encaminhamentos. Ano XXII – Boletim 8, Novembro de2012. Disponível em:. Acesso em: 02 Mar. 2017. _________. Presidência da República – Casa Civil. Legislação – Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em. Acesso em: 02 Mar. 2017. FERRERO, Emília e TEBEROSKY, ANA. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre; Artmed, 1999. FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 17- 48. ZILBERMAN, R.A Literatura infantil na escola. 6. ed. São Paulo: Global, 1987.


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