Maria Aparecida Donangelo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Advertisements

 Histologia Histos (Tecido) + logos (Estudo)  E o que é Tecido?  Conjunto de células que apresentam a mesma forma, função e origem embrionária. Ao.
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
Citologia Prof. Marcelo.
ESCOLA EDUCANDÁRIO GOIÁS PROFESSORA: EMMANUELLA RODRIGUES 8º ANO - BIOLOGIA.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
José Luís Alves Biologia e Geologia 10º Ano A Célula.
A CÉLULA EUCARIÓTICA.
Sistema Muscular.
Sistema circulatório.
Prof. Edi A célula.
Sistema Cardiovascular
Professor: Guilherme Vieira
SISTEMA TEGUMENTAR Profa. Thâmara Alves.
Sistema Muscular.
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Defesas do organismo no combate aos micróbios
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Tecido Epitelial. Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam a superfície de contato com as substâncias Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam.
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
Tecido nervoso.
Ciências Naturais – 9.o ano
HISTOLOGIA Página 111.
CÉLULAS.
Histologia Animal.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
Sistema Muscular.
Diversidade na Biodiversidade – célula
Tecido Epitelial e Conjuntivo
Tecidos Muscular e Nervoso
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Estudo dos tecidos.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
Músculos Características do Tecido Muscular:
BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
Corpo Humano Aula: 01 Professor: Oldair José Tavares Pereira.
AS.4 How a human body is built – The skin
Os tecidos.
Organelas – 3º ano Professor Vitor.
TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Transporte de nutrientes e oxigénio até às células
Características gerais dos seres vivos
Professora: Luciana Ramalho 2018
Tecido Muscular.
EMBRIOLOGIA.
Sangue Vera Andrade, 2017.
SISTEMA LOCOMOTOR OSSO-MÚSCULO-NEURÔNIO
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Tecido Adiposo Unilocular (Adulto) Multilocular (Fetal)
BIOLOGIA Professor João
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Diferenciação  Expressão diferencial de genes, onde grupos de células que passaram por uma ativação de determinados genes ou de conjuntos de genes começam.
Ciências Níveis de organização
Hemocitopoiese 1.
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO CONJUNTIVO Classificação Denso Frouxo Modelado Não-modelado
Sistema Hematopoiético
Unidade Funcional dos Seres Vivos – A Célula
Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos
Estudo dos tecidos.
Citoplasma.
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
1. É função do tecido epitelial:
Revisão para o teste de Ciências
SISTEMA CARDIOVASCULAR
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Transcrição da apresentação:

Maria Aparecida Donangelo Recuperação Contínua 8º anos- 1º PERÍODO – 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo

Microscopia

Campo microscópico

Visualização AT = valor da objetiva X valor ocular

Características de uma célula humana Pluricelular  ser formado por várias células com funções especializadas Eucarionte  ser formado por células que possuem o núcleo delimitado por uma membrana chamada CARIOTECA.

CÉLULAS Menor porção funcional do ser vivo Nº de células _ seres unicelulares - seres pluricelulares Forma – diversas – dependerá da função que exercem no organismo. Estrutura celular – procariontes – sem carioteca/ eucariontes – com carioteca

Partes básicas e suas funções Membrana Plasmática Delimita as células Protege as células Permeabilidade seletiva – permite a troca de substância com o meio externo

Partes básicas e suas funções Citoplasma - meio aquoso onde fica as organelas celulares – micro-sistemas das células

Organelas celulares Mitocôndria  respiração celular Lisossomos  digestão celular Retículo endoplasmático liso  sem ribossomos  transporta de substâncias Retículo endoplasmático rugoso  com ribossomos  transporte de proteínas Ribossomos  produção de proteínas Complexo golgiense  armazenamento de proteínas e outras substâncias

Organelas celulares

Partes básicas e suas funções Núcleo  coordena as funções das células.  responsável pela multiplicação celular  presença de cromossomos – estruturas que carregam o DNA – código genético - com as informações genéticas herdadas.

Divisões celulares - núcleo Meiose  a célula mãe se multiplica e depois sofre 2 sucessivas divisões com a formação de quatro células filhas, com a metade do número de cromossomos da célula mãe. Importância  formação das células sexuais – gametas: feminino – óvulos masculino -espermatozóides

Divisões celulares - núcleo Mitose  a célula mãe se divide em duas células filhas com o mesmo número de cromossomos da mãe. Importância  regeneração de células , crescimento de células e reposição de células mortas.

Níveis de organização - CTOSO

Homeostase –Corpo equilibrado Situações exemplo de Homeostase: Regulagem da taxa da glicose Regulagem da temperatura interna Regulagem da quantidade de CO2 Regulagem da quantidade de água Como conseguimos este equilíbrio? Obtendo energia dos nutrientes Digestão e transporte desses nutrientes para todas as células Eliminação de resíduos Percepção de estímulos externos

METABOLISMO É o conjunto de transformações que ocorrem dentro dos organismos vivos que permite a sua sobrevivência, o seu crescimento, e a sua reprodução com gasto de energia.

TECIDOS

TECIDOS EXISTEM 4 TIPOS FUNDAMENTAIS DE TECIDOS NO CORPO HUMANO E CADA UM DELES EXERCE FUNÇÕES BEM DETERMINADAS. EPITELIAL  REVESTIMENTO CONJUNTIVO  PREENCHIMENTO MUSCULAR  MOVIMENTO NERVOSO TRANSMITIR INFORMAÇÕES

TECIDO EPITELIAL TIPOS DE CÉLULAS: Bem unidas com pouco espaço entre ad células

Outras funções Proteção Absorção (mucosa do Intestino Delgado) Secreção (glândulas) Percepção dos estímulos externos ( tato – dor, calor, frio, pressão, sabor – papilas)

PELE A pele é o maior órgão do corpo humano É o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal Exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).

Camadas da pele Parte externa  EPIDERME E constituída por células epiteliais (queratinócitos) com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme e sofrem processo de queratinização que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras. Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica

Anexos cutâneos A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. As unhas são formadas por células com queratina que formam lâminas de consistência endurecida que dá proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés.

Anexos cutâneos Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos.

Glândulas As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilo-sebáceo.

Camadas da pele A derme, camada localizada entre a epiderme e a hipoderme, é responsável pela resistência e elasticidade da pele. É constituida por tecido conjuntivo - fibras colágenas (colágeno) e elásticas (elastina) , por vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas.

Camadas da pela Hipoderme É a porção mais profunda da pele. É composta por feixes de tecido conjuntivo que envolvem células gordurosas (adipócitos) e formam lobos de gordura. Sua estrutura fornece proteção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias.

CAMADAS DA PELE

TECIDO CONJUNTIVO Função principal  juntar órgãos ou outros tecidos entre si Células  espaçadas uma das outras com grande material intercelular Presente na derme,hipoderme, sangue, osso e cartilagens.

TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS ADIPOSO  as células ricas em gordura são denominadas células adiposas. Ocorre principalmente sob a pele, exercendo funções de reserva de energia, proteção contra choques mecânicos e isolamento térmico. Ocorre também ao redor de alguns órgãos como os rins e o coração.

TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS SANGUÍNEO –Formado pelas seguintes células: glóbulos vermelhos (as hemácias ou eritrócitos – transporte de gases); glóbulos brancos (leucócitos - defesa). O plasma é composto principalmente de água com diversas substâncias dissolvidas, que são transportadas através dos vasos do corpo. Plaquetas – fragmento celular - coagulação

TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS CARTILAGINOSO – Condrócitos - Oferece sustentação. Não contêm cálcio, por isso, são mais flexiveis do que os ossos Cartilagens= orelhas, nariz, traqueia

TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS ÓSSEO - é altamente rígido e resistente e suas funções estão relacionadas à sustentação e proteção de órgãos.

TECIDO MUSCULAR As células miócitos, têm a capacidade de se contrair produzindo movimentos. São células alongadas.

Tipos de tecidos muscular Tecido muscular liso  É constituído por fibras fusiformes dotadas de um núcleo alongado e central. Essas fibras, de contração lenta e involuntária, ocorrem na musculatura de órgãos internos - do tubo digestivo (esôfago , estômago e intestino) e dos vasos sanguíneos.

Tipos de tecidos muscular Tecido muscular estriado esquelético  Fibras cilíndricas, com centenas de núcleos periféricos, que são assim denominados por se acharem ligados ao esqueleto através dos tendões. A contração desse tipo de tecido é rápida e voluntária, como acontece com o bíceps e o tríceps, músculos do braço.

Tipos de tecidos muscular Está presente no coração. Ao microscópio, apresenta estrias transversal. Suas células são uninucleadas e têm contração involuntária.

TECIDO NERVOSO Transmite informações dos órgãos dos sentidos ao sistema nervoso, ou então do sistema nervoso até os músculos e glândulas. Células – um dos tipos é o neurônio

Responda: