A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Guilherme Vieira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Guilherme Vieira"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Guilherme Vieira
CIÊNCIAS Turma: 8º ano Professor: Guilherme Vieira

2 CAP 5: A PELE TAMBÉM COLABORA NA NOSSA RELAÇÃO COM O MEIO

3 A Pele

4 Quando olhamos para um bicho, a primeira coisa que notamos é a sua aparência externa: suas formas, suas cores.... Nesse momento, estamos observando o revestimento externo dos animais.

5

6 1- Qual a importância do revestimento externo para os animais
1- Qual a importância do revestimento externo para os animais? 2- Quais as semelhanças e as diferenças entre a nossa epiderme e a de outros animais?

7 O revestimento externo dos animais separa o meio interno de seus organismos do meio externo, a principal função é proteger o organismo da entrada de agentes estranhos, contudo, podemos citar, também, como outras funções a regulação térmica, em algumas espécies de animais, a absorção e a eliminação de substâncias.

8 (Semelhanças e diferenças)
Animais Características (Semelhanças e diferenças) Peixes cartilaginosos Pele grossa com escamas placóides de origem epidérmica aderidas a derme. Na epiderme ainda encontramos glândulas secretoras de muco que diminui o atrito com a água. Anfíbios Pele lisa sem escamas, rica em glândulas, que facilitam a difusão de gases pelo tegumento e com pouco queratina. Répteis Pele seca sem glândulas mucosas, recoberta por placas córneas (crocodilos) escamas (cobras) e carapaças (tartarugas). Ser humano Formada por diversas camadas de células com queratina (proteína impermeabilizante) presença de pelos.

9 Corresponde a cerca de 16% do peso corporal.
Sabemos que a pele é o maior órgão do corpo humano, Num adulto, sua massa é de mais ou menos 5 kg. Corresponde a cerca de 16% do peso corporal.

10 A pele ou tegumento é o manto de revestimento do organismo humano, órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.

11 As camadas da pele

12 epiderme É a camada mais superficial da pele, cuja espessura varia desde 0,04mm nas pálpebras até 1,6mm nas regiões palmo-plantares. A epiderme sofre um processo de constante renovação, que se apresenta como uma sucessão de transformações ao longo de 28 dias. Não há vasos sanguíneos nessa camada, os nutrientes e o oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme. É um epitélio multiestratificado, formado por várias camadas (estratos) de células achatadas (epitélio pavimentoso) justapostas. A camada de células mais interna, denominada estrato germinativo, é constituída por células que se multiplicam continuamente; dessa maneira, as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo.

13 À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas, e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente e impermeável, a queratina. As células mais superficiais, ao se tornarem repletas de queratina, morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável à água, denominado camada queratinizada ou córnea. Toda a superfície cutânea está provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Essas terminações nervosas ou receptores cutâneos são especializados na recepção de estímulos específicos.

14 Nas camadas inferiores da epiderme estão os melanócitos, células que produzem melanina, pigmento que determina a coloração da pele. As glândulas anexas – sudoríparas e sebáceas – encontram-se mergulhadas na derme, embora tenham origem epidérmica. O suor (composto de água, sais e um pouco de uréia) é drenado pelo duto das glândulas sudoríparas, enquanto a secreção sebácea (secreção gordurosa que lubrifica a epiderme e os pêlos) sai pelos poros de onde emergem os pêlos.

15

16

17

18 A PELE E OS RECEPTORES CUTÂNEOS
Somos capazes de experimentar, através da pele, essas e muitas outras sensações; por exemplo, a dor. Na pele existem vários tipos de receptores sensoriais. Os receptores sensoriais são estruturas encarregadas de “receber” determinados estímulos ambientais.

19 OS RECEPTORES SENSORIAIS SÃO FORMADOS POR FIBRAS NERVOSAS, QUE SE ORGANIZAM FORMANDO DIFERENTES CORPÚSCULOS SENSORIAIS. Alguns desses corpúsculos são encarregados da percepção do tato livre. Quando você, por exemplo, passa levemente os dedos sobre um objeto, são esses os corpúsculos que permitem saber a forma desses objeto ou se ele é áspero ou liso; os corpúsculos do tato são abundantes na pele da palma das mãos e da planta dos pés. Na pele existem também outros tipos de corpúsculos sensoriais. Alguns são responsáveis pela percepção do frio, outros pela percepção do calor; e há também corpúsculos que permitem a percepção da pressão.

20 A DOR É PERCEBIDA POR TERMINAÇÕES NERVOSAS LIVRES QUE CHEGAM ATÉ A PELE. PORTANTO , ESSAS TERMINAÇÕES LIVRES NÃO FORMAM CORPÚSCULOS SENSORIAIS. Os receptores sensoriais da pele recebem os estímulos ambientais que chegam até nós. Então, nervos sensoriais “informam” os centros nervosos localizados no cérebro. A mensagem é ali interpretada, produzindo as sensações de frio, calor, etc. Tudo isso acontece numa fração mínima de tempo. Por exemplo, se você tocar uma chapa quente do fogão, retirará imediatamente sua mão, pois os nervos sensoriais entram em ação e as mensagens são imediatamente executadas.

21

22

23 DERME

24 DERME Tecido de suporte da epiderme à qual está ligada no extrato basal ou membrana basal. Tecido conjuntivo, ricamente vascularizado, que contém fibras elásticas e colágenas. Espessura variável 0.6mm pálpebras 3mm dorso

25 derme É na derme que se localizam os vasos sanguíneos que nutrem a epiderme, vasos linfáticos e também os nervos e os órgãos sensoriais a eles associados. Estes incluem vários tipos de sensores:

26

27

28 ANEXOS CUTÂNEOS DA DERME
Vasos Sanguíneos; Vasos Linfáticos; Nervos e Órgãos Sensoriais; Unhas; Glândulas Sudoríparas e Sebáceas; Folículos Pilosos; Fibroblastos.

29 Fibroblastos Sintetizam as fibras colágeno e elastina, que conferem resistência e elasticidade a pele. E geração de uma substância chamada “Amorfa” ( substância gelatinosa que envolve todos os componentes da derme).

30 HIPODERME OU TELA SUBCUTÂNEA

31 HIPODERME OU TELA SUBCUTÂNEA
Hipoderme ou tecido celular subcutâneo é a camada mais profunda da pele, composta por células adiposas (células de gordura – os adipócitos), tecido fibroso, nervos e vasos sanguíneos de maior calibre. É um tecido conjuntivo frouxo ou adiposo que faz conexão entre a derme e a fáscia muscular e a camada de tecido adiposo é variável à pessoa e localização.

32 HIPODERME OU TELA SUBCUTÂNEA
FUNÇÕES: Depósito Nutritivo; Isolamento Térmico; Modela a superfície corporal; Reservatório energético; Absorção de choque Fixação dos órgãos.

33 FUNÇÕES DA PELE Função Barreira Função Sensorial Função Termoreguladora Função Imunológica Função contra a desidratação Função de melanogênese Função Hormonal - Produção de Vitamina D

34 Estados da Pele

35 Músculos do rosto

36 Estruturas anexas a pele
Pelos (QUERATINIZAÇÃO E COMPACTAÇÃO) Unhas (QUERATINIZAÇÃO E COMPACTAÇÃO) Glândulas (SEBÁCEAS E SUDORÍPARAS) Músculo eretor ( cada pelo está ligado: a este músculo que permite a movimentação, e a uma ou mais glândula sebáceas que lubrifica os pelos) Sudorese ( ou transpiração, refresca o nosso corpo quando a temperatura aumenta, ocorre em toda a extensão do corpo, porém encontra-se em áreas específicas como as axilas).

37 Cuidados com a pele A ingestão adequada de água Higienização Esfoliação Tonificação Proteção Solar Alimentação saudável Evitar o Tabagismo

38 Trabalho: A pele é um importante órgão na clínica de várias doenças ou condições benignas que a afetam principalmente ou primariamente outros órgãos: 1- Acantose nigricans 1- Acne 1- Alopécia 1- Carbúnculo 1- Celulite 2- Dermatite seborreica 2- Efélis 2- Hemangioma

39 2- Ictiose 2- Impetigo 3- Lentigo 3- Melanoma maligno
2- Ictiose 2- Impetigo 3- Lentigo 3- Melanoma maligno. 3- Melasma 3- Molusco contagioso 3- Nevo 4- Pelagra 4- Psoríase 4- Rosácea (doença) 4- Pênfigo 4- Queimadura 5- Tinha 5- Tumores da pele 5- Urticária, Eczema e Eritema multiforme 5- Verruga 5- Vitiligo

40 Dúvidas !!!!!!!

41 Atividades Pág. 67 ( 1 a 5); Pág. 71 ( 6 a 8); Pág. 71 a 73 ( 1 a 10); Pág. 74 ( leitura do texto – “O sistema Braille”).


Carregar ppt "Professor: Guilherme Vieira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google